back to top

Agora o governo diz que vai suspender a extinção da reserva mineral na Amazônia

Depois de uma chuva de críticas, o governo diz que vai suspender os trabalhos para extinguir a Renca e debaterá com a sociedade a ideia.

publicado
BuzzFeed

O Ministério de Minas e Energia anunciou a suspensão do projeto para extinguir a Reserva Nacional de Cobre (Renca), área de 47 mil km² — área maior que a Suíça — entre o sul do Amapá e o norte do Pará, que na prática iria liberar a região para exploração.

Em nota, a pasta disse que a suspensão é uma maneira de debater o assunto com a sociedade. O prazo para definir o que será feito com a área é de 120 dias, segundo o ministério.

"Essa iniciativa se dá em respeito às legítimas manifestações da sociedade e a necessidade de esclarecer e discutir as condições que levaram à decisão de extinção da Renca", disse o governo.

VERGONHA!Estão leiloando nossa Amazônia! Não podemos destruir nossas áreas protegidas em prol de interesses privados https://t.co/WvtHdaKYYX

Esse foi mais um recuo do governo que, sem alarde, tentou primeiro emplacar a ideia via decreto. Com as críticas, um novo texto foi publicado. Essa nova versão, segundo o governo, iria garantir a proteção ambiental da região.

Mas esse discurso não colou e a solução foi suspender a ideia para, só agora, debater os impactos positivos e negativos na região.

Apesar desse recuo, a Justiça Federal em Brasília suspendeu esse decreto, por entender que essa medida tinha que ter aprovação do Congresso e não poderia ser efetivada numa canetada. Cabe recurso.




Filipe Coutinho é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Filipe Coutinho at filipe.coutinho@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.