back to top

Exclusivo: episódio de Black Mirror será gravado no Brasil em abril

Uma equipe internacional planeja vir em segredo ao país.

publicado

Uma equipe internacional planeja vir em segredo ao Brasil em abril para filmar aqui um episódio da série de suspense tecnológico Black Mirror.

A trupe internacional está de passagens compradas para rodar no país um episódio da quinta temporada da série, que foi anunciada na semana passada. São Paulo e Rio de Janeiro estão nos planos de filmagem, além de lugares próximos às cidades.

O BuzzFeed News entrevistou três profissionais brasileiros que foram contratados para prestar apoio à equipe, e teve acesso aos seus contratos, todos com cláusulas de sigilo. A Netflix não respondeu aos pedidos de entrevista sobre a produção.

Por lei, qualquer filmagem feita no Brasil precisa estar sob a responsabilidade de uma produtora de vídeo cadastrada na Ancine (Agência Nacional do Cinema).

A Conspiração Filmes foi contratada para atuar junto com a equipe que produz conteúdo para canal de conteúdo sob demanda. Procurada, a Conspiração prefere não se pronunciar sobre esse trabalho.

O set será misto: enquanto haverá produtores, assistentes e a equipe do transporte brasileiros, atores e o diretor serão estrangeiros.

Os profissionais entrevistados não tiveram acesso orçamento total do capítulo brasileiro, e o roteiro do episódio ainda não chegou às mãos da maioria da equipe.

DE REYKJAVIK A ALMERIA

Como cada eṕisódio de Black Mirror conta uma história fechada, e os capítulos não têm ligação narrativa entre si, a série exige um número de locações acima da média, mesmo para um produto milionário.

As últimas temporadas rodaram o mundo. Houve filmagens em Toronto, no Canadá, Dartmoor, parque na Inglaterra, Almeria, cidade no sul da Espanha, e na capital islandesa Reykjavik.

A série também se arrisca em territórios ermos como o deserto de Nevada, ao redor da cidade de Las Vegas e Lanzarote, uma das ilhas Canárias.

O site “Family Film” afirma que uma filmagem de quatro dias, que levou uma equipe de 80 pessoas à ilha, na costa africana, teve um total de gastos de 260 mil euros, ou mais de R$ 1 milhão.

É a primeira vez que a série será gravada no Brasil. Em 2016, a Parada LGBT de São Paulo serviu como pano de fundo para cenas de Sense8.

Contact Chico Felitti at chicofelitti@gmail.com.

Got a confidential tip? Submit it here.