
Reparou algo diferente no logo de Stranger Things? É assim, em verde, que uma pessoa daltônica com protanopia enxerga o símbolo da série queridinha do momento! Esse é só um dos tipos de daltonismo existente no mundo. Mas o que, exatamente, é o daltonismo?

Daltonismo é uma doença que altera a visão das pessoas, impossibilitando que elas enxerguem algumas cores - ou quase todas, dependendo do tipo. São eles:
Dicromático: a pessoa não enxerga uma das cores entre azul, vermelho e verde.
Acromático: o mais raro, em que a pessoa não enxerga nada além de branco, preto e tons de cinza.
Tricromático: a pessoa tem todos os receptores de cores, mas estes não funcionam bem, alterando também principalmente o vermelho, verde e azul.
Existem também outras combinações que são impossíveis de diferenciação por parte dos daltônicos: como amarelo e laranja, roxo e azul, rosa e azul claro.
Cada combinação tem um nome específico e, abaixo, você poderá ver como as pessoas com cada tipo enxergam:
Protanopia

Uma pessoa com protanopia (dentro da dicromacia) não enxerga o vermelho. Assim, ela enxerga um semáforo como a imagem acima mostra.
Deuteranopia

Pessoas com deuteranopia (dentro da dicromacia) não enxergam o verde. Uma floresta, para elas, fica um lugar um pouco mais sombrio...
Trinatopia

Alguém com trinatopia (dentro da dicromacia) não enxerga o azul. Por isso, o famoso logo do Facebook tem tom de verde para ele.
Protanomalia

Uma pessoa com protanomalia enxerga o vermelho com dificuldade. Por isso, por exemplo, a camisa do São Paulo, para ela, tem tom quase alaranjado.
Deuteranomalia

Pessoas com deuteranomalia enxergam o verde, mas mais fraco, quase em tom de cinza.
Tritanomalia

Quem tem tritanomalia enxerga o azul um pouco diferente, também. Perceba que a Dory fica um pouco mais opaca, por exemplo.
Monocromacia

Por fim, quem tem monocromacia enxerga o mundo em preto, branco e cinza. Ou seja, vê a série mais colorida da tv, Unbreakable Kimmy Schmidt, como se estivesse assistindo em um televisor dos anos 1950...