back to top

7 coisas importantes que toda mulher negra que está voltando para o cabelo natural deve saber

VOCÊ ARRASA!

publicado

1. Vai ser difícil!

giphy.com

A transição do cabelo alisado para o cabelo natural provavelmente será difícil, especialmente no início. Mas isso é porque você está acostumada a anos de cuidado com uma textura completamente diferente, e você terá que aprender a cuidar de uma textura que não precisou manter durante um longo tempo — ou que nunca precisou manter. Uma transição difícil não significa que "ficar natural" não é para você. Experimente diferentes produtos, estilos e métodos de cuidado nos primeiros meses. Logo você vai encontrar o seu jeito e tudo vai ficar fácil.

2. Seja paciente.

giphy.com

Se você cortou bastante, provavelmente já se perguntou: "Quanto tempo vai demorar para voltar a crescer?" Se você cuidar do seu cabelo adequadamente — usar shampoo, condicionador, hidratar, e enrolar à noite, ele vai voltar a crescer. Apenas relaxe e curta a experiência. Se você quiser, faça um um penteado de proteção como box braids ou apliques — para diminuir o impacto. Penteados de proteção também são uma ótima maneira de evitar misturar o seu cabelo natural e o alisado, se você não tiver cortado. Faça o que for, não desista, e não alise o novo cabelo com calor excessivo, pois você pode danificar o seu padrão de ondulação natural.

3. Não compare a sua transição para o natural com a de qualquer outra pessoa.

gifstorage.net

Textura, crescimento, padrão de cachos e volume podem variar de pessoa para pessoa. O que pode ter sido a jornada de transição da sua vlogger favorita do YouTube ou a da sua irmã, provavelmente não será a sua. Quanto mais rápido você abraçar o seu cabelo e o jeito como ele é, sem compará-lo constantemente com o de outra pessoa, mais tranquila você ficará. Não é uma competição para ver qual cresce mais rápido, ou qual padrão de onda é mais flexível ou mais apertado. Usar o seu cabelo natural deve ser uma escolha pessoal, e não tem nada a ver com qualquer outra pessoa.

4. Você tem "cabelo bom".

giphy.com

Você pode ouvir comentários como: "Eu não usaria o cabelo natural, se eu fosse você" ou "Você não tem a textura certa." NÃO. OUÇA. ISSO! Favorecer certas texturas naturais em detrimento de outras é o resultado de séculos de condicionamento racista, e literalmente não existe nenhum "cabelo ruim". Você também não tem que justificar a sua decisão de usar o cabelo natural ou ensinar alguém sobre a política do cabelo negro, a menos que você queira. Seu cabelo, qualquer que seja a textura, é um "cabelo bom".

5. Nem todo produto "natural" é natural

giphy.com

Não pense que só porque um produto é feito para o cabelo natural, ou tem um rótulo em que está escrito "natural", que todos os ingredientes serão bons para o cabelo. Em 12 coisas que foram ditas a mulheres negras sobre o seu cabelo que podem ser uma besteira total, Gwen Jimmere, CEO da Naturalicious, diz que os rótulos dos produtos para cabelo são basicamente ferramentas de marketing e usam palavras que estão na moda, como "natural" e "puro". Alguns destes produtos, no entanto, contêm sulfatos, parabenos, óleos minerais e petrolatos — que não são bons para o seu cabelo e podem deixá-lo muito seco. Veja o Desafio do BuzzFeed de 5 dias com o cabelo natural para ver alguns dos ingredientes saudáveis e não saudáveis que Jimmere diz para olhar nos produtos.

6. Não há regras.

giphy.com

A polícia do cabelo natural é intensa, mas eles não têm qualquer poder real e não há literalmente nenhuma consequência se você optar por ignorar as regras deles. Eles geralmente são as pessoas que dizem que o seu cabelo não será natural se você pintá-lo, ou que ele não é realmente natural se você faz escova ou usa apliques. Tudo mentira! Contanto que você não esteja alisando quimicamente o seu cabelo, ele será natural. Seu cabelo é a sua expressão, e você não tem que defender ou justificar a sua naturalidade.

7. Confiança é a chave!

giphy.com

Como sempre, a confiança é fundamental. Se você se sentir dona do seu cabelo e usá-lo corajosamente, ele vai ficar bom. É normal pensar em como você vai ficar quando a transição terminar e o seu cabelo estiver natural. Mas não deixe isso tomar conta dos seus pensamentos, e não crie quaisquer expectativas sobre como os seus cachos devem aparecer ou como a textura deve ficar. Em vez disso, sabemos que o resultado final, seja ele qual for, será o SEU cabelo. É como o seu cabelo cresce por conta própria, sem manipulação ou alteração, e isso é sempre bonito.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss