back to top

15 fatos sobre mosquitos que vão assombrar seus sonhos

Os mosquitos são mais propensos a morderem se você beber cerveja.

publicado

Vamos aprender um pouco mais sobre nossos amigos sugadores de sangue?

O BuzzFeed falou com Leslie Vosshall, uma neurobióloga que tem estudado os mosquitos, entre outras coisas, no Laboratório de Neurogenética e Comportamento na Universidade Rockefeller, e fizemos as perguntas mais importantes sobre mosquito que pudemos imaginar. Aqui está o que aprendemos:

1. Somente mosquitos fêmeas realmente mordem e sugam sangue.

Will Varner / BuzzFeed

"Somente os mosquitos fêmeas nos mordem, e eles usam o sangue não para a sua nutrição, mas principalmente para seus ovos", disse Vosshall. "Um mosquito fêmea pode viver toda a sua vida no laboratório ou na natureza, com açúcar ou néctar de planta, respectivamente, só que ele não produzirá nenhum ovo. Assim, cada mordida dá ao mosquito fêmea o combustível para produzir outros 100 mosquitos".

Publicidade

2. E sem o nosso sangue, eles não seriam capazes de fazer mosquitos bebês.

"Sem sangue, sem novos mosquitos bebês". ¯\_(ツ)_/¯

3. A percepção de que vestir-se com roupa escura o torna mais atraente para os mosquitos é provavelmente verdade.

Will Varner / BuzzFeed

Vosshall disse que este rumor é "provavelmente" verdadeiro. "Os mosquitos podem ver, mas eles não vão a museus para olhar obras de arte. Seus olhos podem detectar movimento e contraste. Então, se você estiver usando roupas escuras, e se mover, você vai atraí-los".

4. Mas não há nenhuma evidência sugerindo que certos alimentos tornem seu sangue mais ou menos desejável para os vampiros voadores.

"Isso é um conto popular, com pouca ciência para apoiá-lo", disse Vosshall. "Não quer dizer que ele não possa ser verdade, apenas não há nenhuma evidência científica sobre isso".

5. Seus animais de estimação não estão a salvo de picadas de mosquito. 😿

Will Varner / BuzzFeed

"Os mosquitos que transmitem a dengue, febre amarela e chicungunha são chamados de Aedes aegypti — eles preferem os seres humanos a qualquer outro animal", explicou Vosshall. "Se não houver seres humanos, eles vão morder outros mamíferos. A mesma história vale para o mosquito da malária, conhecido como Anopheles gambiae. Existem outros tipos de mosquitos que picam qualquer coisa, provavelmente incluindo animais de estimação, pássaros, animais de fazenda, etc."

6. Se você acha que os mosquitos o picam pelo seu "sabor doce", você pode estar certo...

Will Varner / BuzzFeed

"Este é um dos contos mais populares sobre picadas de mosquito. Não há nenhuma evidência forte para a glicose no sangue em si, mas o conceito de que algumas pessoas são mais atraentes do que outras é 100% verdadeiro".

Publicidade

7. ...e isso poderia ser genético!

"Estamos trabalhando neste problema fascinante", disse Vosshall. "James Logan, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, publicou recentemente um estudo com gêmeos que sugeriu um componente genético. Ninguém realmente sabe, e todo mundo está morrendo de vontade de saber. Estamos trabalhando nisso!"

8. Se um mosquito está desesperado por sangue, ele vai encontrar um caminho através de suas roupas.

Will Varner / BuzzFeed

"Os mosquitos podem perfurar jeans se estiverem suficientemente desesperados, mas eles sempre vão preferir ir para a pele exposta", explicou Vosshall.

9. Mas há esperança: você pode se tornar imune a picadas de mosquito... se você for mordido o suficiente.

Vosshall, que trabalha muito próxima aos mosquitos, é agora imune às suas mordidas porque ela tem sido mordida com muita frequência. "Tolerância imunológica se desenvolve dentro de algumas semanas", disse ela. "Eu quase não noto as picadas mais — até mesmo centenas de picadas por braço. Eu tenho pouca ou nenhuma coceira ou vermelhidão".

10. Se você está coçando, é por causa da saliva de um mosquito fêmea que está dentro de você.

"A fêmea precisa de alguns minutos para se encher totalmente com sangue e a sua saliva contém algumas coisas importantes que desencadeiam uma reação na sua pele", disse Vosshall. "Ela injeta anticoagulantes para seu sangue fluir, e também um anestésico local para você não perceber que ela está se alimentando. O primeiro momento em que a maioria das pessoas percebe que foi mordida é quando o mosquito 'puxa o inoculador' e está indo embora com o seu sangue".

11. Não há nenhuma maneira infalível de evitar uma mordida, mas existem alguns métodos para se proteger:

Will Varner / BuzzFeed

"Se você estiver em uma área com mosquitos, tente organizar o seu tempo ao ar livre quando eles não estiverem por perto", disse Vosshall. "Eles geralmente aparecem no meio da manhã e no meio da tarde. Você raramente os verá na hora do almoço e nunca após o anoitecer".

Outras maneiras de se proteger de picadas? Use um monte de roupas! "A pele coberta é menos provável de ser mordida. Portanto, se você usar um belo caftan leve que chega até o chão, estará mais protegida do que em um biquíni", disse ela. "E, por último, compre e use um repelente de insetos tópico com DEET ou picaridina como um ingrediente ativo. Você precisa aplicar estes sprays em toda a pele exposta... Assim como um protetor solar, quanto maior o percentual do ingrediente ativo, menos você tem que aplicar: 7% de DEET dura duas horas, 25% de DEET tem a duração de oito horas. Para as crianças, eu recomendo DEET a 15% ou menos. Os agentes botânicos, na sua maioria, não funcionam".

12. Água quente, tolhas de limpeza pós-mordida e creme de hidrocortisona podem fazer a mordida coçar menos.

"Algumas coisas que funcionam para mim e para outros membros do laboratório são passar a parte do corpo sob água extremamente quente depois que você for mordido — por razões que não são claras, é muito eficaz em parar a coceira e minimizar a resposta imune", Vosshall disse. "Pode ser que a água quente substitui um estímulo muito doloroso por outro. Ou que a água muito quente desnatura as proteínas do mosquito injetadas em sua pele, reduzindo assim a chance de que você obtenha uma resposta imune enorme no local da picada".

Outras opções são toalhas de limpeza pós-mordida e creme de hidrocortisona a 1%. Acima de todas as outras coisas: NÃO COCE!

13. Mesmo se você ocasionalmente deseje que os mosquitos desapareçam, eles fazem coisas boas também, como o fornecimento de alimento para morcegos e aves.

Will Varner / BuzzFeed

"Eles servem de alimento para morcegos e pássaros quando adultos, e para sapos e peixes como larvas na água", disse Vosshall. "Eles também podem fazer um pouco de polinização das plantas".

14. As espécies mais mortais de mosquitos são chamadas de Anopheles gambiae.

"Os mais mortais são os Anopheles gambiae, pois a malária é a doença mais mortal que os mosquitos conseguem espalhar. Ou os Aedes aegypti, porque não existem vacinas ou medicamentos para ajudar com dengue em chicungunha. Ou os Aedes albopictus, os mosquitos tigres asiáticos, porque eles são um incômodo e mordem o todo o dia. Ou os Culex, porque eles espalham o vírus do Nilo Ocidental", disse ela. "Eu poderia ir além e citar muitos outros".

15. Beber cerveja o torna mais atraente para os mosquitos (e isso poderia deixá-los bêbados, também!).

Will Varner / BuzzFeed

"Há um ótimo estudo mostrando que as pessoas ficam mais atraentes para mosquitos depois de beberem um litro de cerveja do que um litro de água", disse Vosshall. "Nós realmente não sabemos por que isso acontece. Provavelmente é algo a respeito das alterações de odor do corpo que fazem você parecer mais pronto para ser mordido. Os insetos são definitivamente suscetíveis aos efeitos do álcool, e é uma ideia divertida pensar nisso afetando os mosquitos".

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss