back to top

Taylor Swift mentiu ao falar que não sabia sobre "Famous"

Ela disse que Kanye não a havia chamado para pedir sua aprovação e que ela o havia avisado sobre o machismo da música.

publicado

Tivemos um novo capítulo no drama entre Taylor Swift, Kim Kardashian e Kanye West.

O drama começou quando Kanye West lançou sua faixa "Famous", em fevereiro. A música começa com a frase "Eu sinto que eu e Taylor ainda poderíamos fazer sexo/ Por quê?/ Porque eu fiz essa vadia famosa."

Naturalmente, o mundo entrou em colapso absoluto e Taylor negou qualquer conhecimento sobre a música.

Mas então, no mês passado, Kim Kardashian decidiu que ela não aguentava mais as pessoas atacando seu marido e revelou que ela tinha um vídeo de Kanye e Taylor discutindo a música, e ele mostra Taylor dando a sua aprovação. Ela lançou as gravações hoje.

instagram.com

Taylor respondeu dizendo que ela não deu sua aprovação.

That moment when Kanye West secretly records your phone call, then Kim posts it on the Internet.

"Onde está o vídeo do Kanye me dizendo que ele ia me chamar de "aquela vadia" na sua música? Não existe porque nunca aconteceu. Você não consegue controlar as emoções de alguém que foi chamado de 'aquela vadia' na frente do mundo inteiro. Claro que eu queria gostar da música. Eu queria acreditar em Kanye quando ele me disse que eu amaria a música. Eu queria que a gente tivesse uma relação amigável. Ele prometeu tocar a música pra mim, mas ele nunca fez isto. Ainda que eu estivesse tentando apoiar Kanye na ligação, não dá para 'aprovar' uma música que você nunca ouviu. Sendo chamada de mentirosa quando eu não tive acesso à história inteira ou participei de qualquer parte da música é um assassinato de caráter. Eu gostaria muito de ser excluída da sua narrativa, já que eu nunca pedi para ser parte dela, desde 2009".

Ela tuitou isto dizendo "O momento em que Kanye West secretamente grava a sua ligação e então Kim posta na internet".

Então vamos voltar para fevereiro um pouco e olhar a declaração dada por Taylor após o lançamento da música.

A declaração dizia:

Kanye não pediu por aprovação, mas pediu para Taylor lançar seu single "Famous" em sua conta do Twitter. Ela recusou e o avisou sobre lançar uma música com uma mensagem tão fortemente machista.

Primeiramente, está claro pelo vídeo que Kanye pediu sim sua aprovação.

Kevork Djansezian / Getty Images

A gravação então mostra Taylor dando sua aprovação e em nenhum momento ela faz objeções à mensagem machista da música. De fato, ela diz que a frase: "Eu sinto que eu e a Taylor deveríamos fazer sexo" é "um elogio".

Kanye West: "Para todos os meus n****s do sul que me conhecem melhor, sinto que pode ser que eu e a Taylor ainda façamos sexo."

Taylor Swift: Eu estou bem perto de uma superexposição.

KW: Ah, bem, esta aqui é sim — Eu acho que é uma coisa muito legal de se ter.

TS: Eu sei! Quero dizer, é tipo um elogio [risos].

E o mais importante, ela ainda diz a ele que ela acha que ninguém acharia a música ofensiva.

TS: É. Quero dizer, eu não acho que ninguém vai ouvir isso e pensar "Ah, isso é um desrespeito total. Tipo, ela deve estar chorando por causa disso...'

E!

De fato, ela faz isso duas vezes.

TS: É incrível que você seja tão direto e vai soar algo do tipo: "É, ela deveria mesmo, isso a fez famosa." É bem provocante dizer que a gente deveria fazer sexo... Eu não me importo. Não há algo que me deixa chateada e algo que não deixa."

Ela continua a dizer para Kanye que use "qualquer frase que ele achar melhor" e que a música é claramente "uma brincadeira".

TS: É. Bom, use a frase que você achar melhor. É obviamente uma grande brincadeira de qualquer forma. E eu gostei muito de você ter me falado sobre isso, foi muito legal!

E!

O que é interessante é que Taylor se refere diretamente à frase "isso a fez famosa", o que deixa claro que ela entendeu o conceito da música. Parece que a única parte que da qual ela discorda é o uso das palavras "essa vadia."

Getty Images

De fato, ela se referiu às palavras "essa vadia" que ela mencionou tanto em sua declaração após a entrevista de Kim à GQ quanto na sua resposta à divulgação do vídeo da ligação telefônica.

instagram.com

Entretanto, indiscutivelmente, a parte mais machista da música está nas frases que a objetificam sexualmente e naquelas em que Kanye toma créditos por toda a carreira dela — as exatas frases que ela escutou e aprovou. O que faz as suas objeções ligeiramente contraditórias.

E há ainda o fato de que a narrativa foi indiscutivelmente manipulada. Afinal apenas algumas semanas depois, ela usou a frase de Kanye sobre "fazê-la famosa" no ponto crucial de seu discurso de recebimento do Grammy.

"Vão haver pessoas ao longo do caminho que vão tentar atrapalhar seu sucesso ou tirar o crédito das suas realizações ou fama".
ABC

"Vão haver pessoas ao longo do caminho que vão tentar atrapalhar seu sucesso ou tirar o crédito das suas realizações ou fama".

"... Um dia, quando você chegar lá, você vai olhar ao redor e você vai saber que foi você e as pessoas que te amam que te colocaram lá".
ABC

"... Um dia, quando você chegar lá, você vai olhar ao redor e você vai saber que foi você e as pessoas que te amam que te colocaram lá".

Qualquer que seja a verdade, isso fica mais interessante a cada hora que passa.

E!
Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.