back to top

11 coisas que você precisa saber sobre esses carocinhos nos seus braços

Essa condição é chamada de queratose pilar, e afeta um terço da população.

publicado

Ela é chamada de queratose pilar (coloquialmente conhecida como "pele de galinha"), e é facilmente reconhecida como uma pele áspera e rosada que parece que está permanentemente arrepiada.

instagram.com

E tem algumas coisas que você provavelmente deveria saber sobre ela…

Publicidade
Publicidade

5. Ela geralmente aparece durante a infância, e fica pior durante a puberdade – mas também melhora durante a idade adulta, e, muitas vezes, desaparece completamente.

NBC / Via giphy.com

É, como se a puberdade não fosse difícil o suficiente, a condição afeta de 50% a 80% dos adolescentes. E também é menos comum entre os idosos.

6. Ela é causada por uma coisa bastante científica…

ABC / Via pbsdigitalstudios.tumblr.com

De acordo com o NHS, a condição é resultado de um acúmulo excessivo de queratina (uma proteína encontrada nos folículos capilares) na camada externa da sua pele. O excesso de queratina bloqueia os folículos capilares e, por sua vez, faz com que os poros da pele cresçam e se tornem ásperos e calejados.

7. Embora seja mais provável de afetar a pele dos seus braços e coxas, em alguns casos ela pode ser encontrada nos antebraços e na parte superior das costas.

instagram.com

Existem também diversas variações ainda mais raras dessa condição, que podem afetar o rosto, pescoço, couro cabeludo e região da sobrancelha.

8. Ela é simétrica!

instagram.com

Isso provavelmente não é importante, mas ainda é meio legal. A QP sempre aprece em ambos os braços, ambas as pernas, ambos os lados do rosto.

9. Ela geralmente é mais forte durante o inverno, por causa do tempo mais frio e menos úmido.

Disney / Via giphy.com

A QP é essencialmente uma variante de uma pele muito, muito seca (e é por isso que é comum em pessoas com eczema), portanto, o ar frio e seco do inverno tende a fazê-la piorar.

10. Ela não pode ser completamente curada (desculpe!), mas existem diversas medidas que você pode tomar para melhorar a aparência da sua QP.

instagram.com

Não há necessidade de ir ao dermatologista para tratar a sua QP – não há forma de curá-la completamente, portanto, seria uma perda de tempo. No entanto, existem coisas que você pode fazer, de acordo com o NHS, que irão melhorar a condição. É recomendado que você use um esfoliante suave regularmente, use hidratantes que contenham ácido salicílico ou lático e use produtos sem sabão – em vez do sabonete convencional – para limpeza da área afetada.

11. A coisa mais importante a saber é que você não deve se sentir inseguro com ela. Não só muita gente tem QP, mas também é extremamente provável que ela desapareça conforme você fica mais velho.