back to top

12 filmes e séries sobre saúde mental para quem gostou de "13 Reasons Why"

Ver outras histórias pode ser um conforto.

publicado

2. "Será que?"

Divulgação

Pode ser que um dia sua vida vire de ponta cabeça, a faculdade não faça mais sentido, o relacionamento que parecia pra vida toda simplesmente acabe e tudo fique meio doido. Hora ou outra vai ser importante seguir em frente, assim como acontece com Wallace, personagem de "Será que?".

Publicidade

3. "A Girl Like Her"

Divulgação

Bullying é algo muito, muito sério, que pode trazer consequências complicadas e fatais para todos os envolvidos. Quando vem de alguém próximo pode ser ainda pior. Veja a amizade entre Jessica e Avery, de "A Girl Like Her", aprenda um pouquinho e não seja essa pessoa.

4. "Confi@r"

Divulgação

Essa é mais uma história que alerta para a importância do diálogo em família e o problemão que acontece quando os pais se distanciam da vida e dos problemas de seus filhos. Aqui, Annie, em plena puberdade, pensa que ninguém a entende, é arredia com a família enquanto se aproxima de um desconhecido em um chat na internet. O que poderia parecer um refúgio se torna um problema.

5. "El Club de Los Incomprendidos"

Divulgação

Se sentir sozinho e longe dos amigos é um problema terrível para muita gente. Mudar de cidade e começar uma nova vida sem nenhum conhecido por perto é um verdadeiro terror (embora todo mundo saiba que tudo sempre pode acabar bem). É esta história que conhecemos neste filme, que mostra a solidão de Valeria e seus primeiros dias em Madri. Quem gostar, também pode ler os livros de mesmo nome.

6. "Audrie e Daisy"

Netflix

A gente sabe que hoje em dia tudo vai parar na internet, inclusive casos extremamente sérios de violência sexual e bullying para quem quiser ver. É o que mostra esse documentário da Netflix com os desdobramentos de histórias reais de jovens humilhadas nas redes sociais.

7. "Clube dos Cinco"

Divulgação

Se algum dia você se achar muito esquisito, seja na escola, na faculdade ou no trabalho ou qualquer outro lugar, saiba que tem mais gente igual você sim. E todos eles podem ser legais. Tem dúvida? Veja esse filme clássico dos anos 1980.

Publicidade

8. "Freaks and Geeks"

Esta série cultuadíssima teve apenas uma temporada de 18 episódios exibidos em 1999. Ela voltou a ser assunto em 2014 quando entrou no catálogo da Netflix. A história é um clássico e mostra dois grupos de adolescentes deslocados entre os mais populares da escola em pleno anos 1980, exatamente os freaks e os geeks. É mais uma para você ver, se divertir, se identificar e saber que não está sozinho nessa fase da vida chamada adolescência. Ainda é legal ver atores famosos em seu comecinho de carreira, entre eles, Jamos Franco, Seth Rogan e Jason Segal.

9. "Skins"

Esta série britânica de sete temporadas mostrou do jeito mais real possível a vida dos adolescentes dos anos 2000: com muito rock and roll, problemas mentais e familiares, mortes, puberdade, descobertas sexuais, abuso de drogas e outras questões. Fica difícil um adolescente ver e não pensar em pelo menos um momento, "nossa, muito eu".

10. "O Lado Bom da Vida"

Divulgação

Tem vezes que você precisa de alguém no seu caminho para colocar as coisas nos eixos. Tem vezes que você é essa pessoa para outra pessoa. É exatamente isso que você vai ver assistindo a história de Tiffany e Pat.

11. "Um Estranho no Ninho"

Divulgação

Jovens e adultos merecem ver esse clássico do cinema. O filme mostra quando o personagem Randall McMurphy vai parar em um manicômio e muda completamente o jeito que as pessoas vêem a loucura e as problemas de saúde mental. Atente para a atuação primorosa de Jack Nicholson.

12. "Nise - O Coração da Loucura"

Divulgação

Outro filme que mostra doenças mentais e seus problemas com um ponto de vista revolucionário é "Nise - O Coração da Loucura". Conhecemos a história real da brasileira Nise da Silveira, médica que mudou o jeito de olhar para o tratamento de pacientes com doenças mentais no Brasil.

Publicidade

Se você tem vontade ou necessidade de conversar com alguém, ligue para o CVV no número 188 ou entre no site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Em parceria com