back to top

36 coisas que você talvez não saiba sobre a Glória Maria

Ela foi a primeira repórter negra da TV brasileira, esteve em mais de 150 países e diz que sofre preconceito até hoje.

publicado

1. Glória Maria foi a primeira repórter negra da TV brasileira. Ela estreou no dia 20/11/1971 em uma reportagem sobre a queda de um viaduto no Rio de Janeiro.

2. Também foi a primeira repórter a fazer um link ao vivo na TV, em 1976, em uma entrada para falar do trânsito do Rio de Janeiro no Jornal Nacional.

3. E estava na primeira transmissão em HD da TV brasileira, no Fantástico em 2007, ao lado de Zeca Camargo.

4. Uma das coisas pela qual ela é conhecida são as entrevistas com celebridades extremamente famosas: os cantores Freddie Mercury, Elton John e Mick Jagger e os atores Harrison Ford, Nicole Kidman e Leonardo Di Caprio já foram entrevistados por ela.

Publicidade

5. Ela conseguiu falar com o cantor Michael Jackson em 1996, no dia da gravação do clipe "They Don`t Care About Us" no Rio de Janeiro. Foi a única jornalista a conversar com ele.

6. Deu tempo deles baterem o maior papo, coisa inalcançável para muita gente: "Depois da entrevista no Dona Marta, ele ficou sentado no chão do barraco comigo. Mais uma vez eu pensei: 'a gente nunca pode julgar as pessoas pela aparência'. Todo mundo dizia que ele queria ficar branco e eu vi o corpo dele tomado pelo vitiligo", contou Glória Maria no programa "Mais Você".

7. Ela também entrevistou a Madonna em 2005. "Tudo que eu imaginava da Madonna foi errado. Ela é uma pessoa simples, acessível e generosa".

8. Mesmo entrevistando tanta gente famosa, Glória disse a uma revista que um dos mais difíceis para ela foi o cantor Roberto Carlos.

9. Ela já também esteve em momentos marcantes da história: como o atentado ao Rio Centro (em 1981), a Guerra das Malvinas (em 1982), o Rock in Rio I (em 1985), a Olimpíada de Los Angeles (em 1984), a chacina da Candelária (em 1990), entre outros.

10. Em 2005, ela esteve no festival Carburgo, onde mostrou 15 mil nigerianos brigando para ver quem pescava o maior peixe. Ela era a única mulher em meio a tantos homens.

11. Neste ano, ela saltou do maior bungee jump do mundo, que fica em Macau, na China. São 233 metros de altura, o mesmo que um prédio de 78 andares.

12. Em 2007, ela saiu da órbita da Terra para experimentar a gravidade zero. Ela foi a única jornalista brasileira a participar deste evento da Nasa.

13. Uma das viagens mais famosas dela foi para a Jamaica, um grande sucesso do "Globo Repórter" que virou um meme na internet depois de ter experimentado a "ganja" a convite de uma vila rastafári.

14. Mesmo com um currículo desse, ela ainda sofre preconceito: "É uma coisa que não termina, só que ele tem diversas faces. Hoje ele atinge pontos que antes ele não atingia", declarou para a Marília Gabriela no "TV Mulher", exibido em 2016.

15. Na mesma entrevista, ela revelou que, quando era pequena, queria ser branca: "eu me perguntava porque eu era negra. Se era pra sofrer aquilo tudo, por que eu não vim branca como as outras pessoas? Toda criança negra passa por isso".

16. Ela fez terapia para conseguir lidar com o preconceito: "eu fiz 20 anos de terapia, então o racismo não me incomoda mais, o preconceito é uma coisa que existe, eu sempre vou lutar contra, mas não me faz mais mal".

17. Glória Maria foi a primeira mulher a usar a Lei Afonso Arinos contra a discriminação racial no Brasil pois um gerente de um hotel de luxo não queria deixá-la entrar pela porta da frente na década de 1970. Ela foi criada em 1951 e transformava em contraversão toda prática de racismo.

18. Ela afirmou nesta entrevista que já recebeu várias propostas para sair da Globo, mas não foi por nunca ter sofrido racismo de seus chefes: "nunca houve racismo. E, quando falo isso, falo da família mesmo. Já recebi várias propostas para sair. Nunca saí por causa disso. Só cheguei onde cheguei porque me abriram espaço".

Publicidade

19. Ela diz que já perdeu a conta, mas já esteve em "mais ou menos" 156 países.

20. Alguns dos lugares que ela visitou nem existem mais, os países da ex-Iugoslávia e algumas cidades da Síria.

21. Ela tem muitos passaportes, mas não sabe quantos: "eu perdi a conta, devo ter uns 15 passaportes", disse no programa da Tatá Werneck.

22. A mala perfeita dela sempre tem raquete de frescobol, calça jeans, camisa colorida sem estampa, roupa de verão e de inverno – para o caso de um imprevisto.

23. Ela nunca enjoa de viagens.

24. Um dia ela teve de fugir de uma onça no meio do Pantanal.

25. Seu nome completo é Glória Maria Matta da Silva, ela é filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta. Ela adotou duas filhas: Laura e Maria.

26. Ela faz aniversário dia 15 de agosto e é do signo de leão.

27. Glória trabalhou como telefonista na Embratel na época enquanto fazia faculdade de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) nos anos 1970.

28. Ela faz 10 dias de jejum a cada seis meses, quando toma apenas água.

Publicidade

29. Glória não sabe nadar, nem dirigir.

30. Seu prato predileto é sopa, já seu livro favorito é "O Jogo das Contas de Vidro", de Herman Hess.

31. Ela diz que o melhor lugar para viver é o Rio de Janeiro.

32. Para manter a saúde ela toma quase 100 pílulas por dia.

33. Foi ela quem apresentou a Luciana Gimenez para o Mick Jagger, eles estavam em um jantar no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro.

34. Glória Maria nunca revelou sua verdadeira idade e absolutamente ninguém conseguiu comprovar quantos anos ela tem. O site Ego afirma que ela tem 68 anos.

35. Em uma entrevista, ela lembrou que ela fazia topless bem tranquila nos anos 1980. "Eu ia pra praia todo dia jogava frescoball de fio dental com Cazuza, fazia topless sem ninguém encher, eu vivia livre e ia trabalhar de bicicleta três horas da manhã".

36. O estado civil dela é muito curioso, não é nem solteira, nem casada: "se eu tô aqui (no Rio de Janeiro), eu tô solteira, se eu tô em algum lugar do mundo, estou namorando", explicou nesta entrevista. E completou: "minha raça vem de uma história de escravidão, de falta de liberdade e eu não quero essa vida pra mim em nenhum nível, sou livre para o que eu quiser fazer".

Esta é a semana da Consciência Negra do BuzzFeed Brasil. Clique aqui para acessar mais conteúdos sobre o assunto.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss