back to top

Tudo o que você precisa saber sobre a Parada Internacional das Mulheres

E como você pode fazer parte dela.

publicado

A história da Parada ou Greve Internacional das Mulheres, também designada como 8-M, começa lá em 1975, na Islândia. As mulheres pararam fábricas e atividades domésticas por um dia, para mostrar como o trabalho feminino era indispensável para a sociedade e merecia ser remunerado de acordo.

International Women's Archive / Via kvennasogusafn.is

42 anos depois e não acredito que a gente AINDA tenha que protestar por isso.

Mais de 40 anos depois, as polonesas evocaram a memória das islandesas: elas paralisaram suas atividades numa segunda-feira, em outubro de 2016, para impedir o parlamento da Polônia de passar uma lei que baniria o aborto quase totalmente – inclusive em casos de gravidez por estupro.

Naquele mesmo mês, as argentinas marcharam pelo fim da violência contra a mulher depois de uma semana com sete feminicídios no país. E os movimentos feministas de ambos os países começaram a se aproximar.

E hoje é o dia. No site oficial da Greve eles sugerem algumas maneiras de participar (em inglês e espanhol). Entre elas, estão paralisar suas atividades no trabalho (senão o dia todo, por uma ou duas horas), não realizar nenhum trabalho doméstico e boicotar marcas que usam sexismo para se promover.

Instagram: @negocada_carnaval

A ideia é mostrar concretamente como a sociedade para sem o trabalho feminino – e chamar atenção para como ele é subvalorizado, em todos os níveis.

Aqui está a lista completa, reproduzida nas redes sociais e criada a partir das sugestões do site da Greve:

Facebook: gabibianco

Mas existem outras passeatas e eventos presenciais disponíveis em muitas cidades. Como este, em São Paulo, no vão do Masp, hoje às 16h.

Reprodução / Via Facebook: 8Mbrasil

Procure organizações e grupos feministas da sua cidade. Aliás, se não encontrar nenhum, que tal começar um?

Em março, o BuzzFeed Brasil celebra todas as formas de ser mulher. Acesse os demais conteúdos do Mês das Mulheres aqui.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss