back to top

13 palavras que você já usou, mas nunca tinha visto o que eram de verdade

Ou vai dizer que você sabe o que é um bugalho?

publicado
Publicidade

6. E a misteriosa FICHA do "cair a ficha" nada mais é senão:

Reprodução / Via lista.mercadolivre.com.br

Para quem nasceu nos anos 90: antes de funcionar com cartão, telefones públicos eram acionados por fichas. Quando a ficha caía, a ligação se completava e a comunicação estava estabelecida. Caiu a ficha, agora?

7. Isso aqui é uma CALDEIRINHA, para quem está entre a cruz e a... caldeirinha.

Reprodução / Via catolicoleigo.com

Ou seja, o paramento usado nos ritos católicos para colocar água benta. Por isso, estar "entre a cruz e a caldeirinha" é ter de fazer uma escolha difícil.

8. E uma EIRA é uma área interna de uma construção.

Pixabay

Segundo o Houaiss, eira significa "1. Local de terra batida, cimentado ou lajeado, próprio para debulhar, trilhar, secar e limpar cereais e legumes. 2. Área em que se acumula o sal, ao lado das marinhas. 3. Pátio de certas fábricas de tecido. 4. Depósito de canas, anexo às fábricas de açúcar".

Já a "beira", na arquitetura colonial, era o telhado avançado. Daí o "sem eira nem beira" para se referir às pessoas que não têm nada mesmo -- nem quintal, nem telhado.

Publicidade

9. Do fundo deste cachimbo, além de fumo, dá para tirar um SARRO.

Reprodução

Além de uma série de coisas nojentas, sarro também é o nome dado ao "resíduo do tabaco queimado, constituído de nicotina e óleos, que se deposita no tubo dos cachimbos e piteiras". Mas realmente não sei o que isso tem a ver com "tirar um sarro".

Publicidade

ATUALIZADO às 17h19: "eira" também se refere a um pátio interno das construções, e não só a terrenos para armazenar cana. É deste sentido da palavra que veio a expressão "sem eira nem beira".