back to top

10 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante

Muçarela ""de búfala"" com 80% de leite de vaca e linguiça ""calabresa"" com carne de AVES. Mas isso você só descobre ao ler as letras miúdas.

publicado

3. Molho ""de mostarda""

Iamthatiam/Iamthatiam

Leia a bula, quer dizer, a embalagem: os ingredientes que aparecem primeiro, segundo o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), são os que estão presentes em maior quantidade. Portanto, se no potinho estiver escrito "água, vinagre, açúcar, amido e sementes de mostarda", você já sabe.

4. Linguiça ""tipo calabresa""

Monty Rakusen/Monty Rakusen

Não se engane com o truque linguístico: a embalagem lista "carne suína, carne mecanicamente separada de aves (...), proteína de soja". DE AVES, ou seja, não é nem só de frango. Quanto mais só de porco.

Publicidade

5. ""Leite"" com chocolate

enrouteksm/enrouteksm

De novo, atenção na embalagem: se diz "bebida láctea", continue lendo. Provavelmente será uma mistura de soro de leite com leite em formas variadas, como reconstituído ou em pó.

7. ""Azeite""

sanse293/sanse293

Não se deixe levar pelas imagens de oliveiras: lendo a embalagem, pode ser que você esteja diante de um óleo composto de soja e oliva (sendo que a soja, claro, leva a melhor, compondo até 80% do conteúdo).

8. ""Cerveja""

claudiodivizia/claudiodivizia

Segundo a lei alemã de pureza, cervejas devem ser feitas apenas com água, cevada e lúpulo. Segundo instrução do Ministério da Agricultura, outros ingredientes podem ser usados, desde que não passem de 45%. A maioria das cervejas brasileiras, que trazem na embalagem o uso de "cereais não maltados", são feitas com até 50% de milho.