back to top

14 dicas e truques para realmente ler mais livros em 2018

Torne-se o leitor que você sempre quis ser.

publicado

1. Estabeleça um número realístico para quantos livros você quer ler neste ano.

O site Goodreads tem uma função onde você pode estabelecer quantos livros planeja ler em 2018, e chega até a ser intimidante quando você vê que seus amigos planejam ler 50 ou 60 livros neste ano. Caso você esteja no início do processo de querer ler mais, comece estabelecendo uma meta de 12 livros, o que vai dar um livro por mês. Se o seu ritmo de leitura estiver mais acelerado, você pode ajustar isso quando quiser! Outra maneira de monitorar os livros que você já leu é fazer uma página como esta aqui.

2. Determine um número fixo de horas ou páginas para ler por dia.

instagram.com

Eu costumo ler mais em curtos períodos de tempo, geralmente em blocos de 30 minutos ou uma hora. Outra meta poderia ser ler 20 páginas ou dois capítulos por dia. Não comece achando que lerá 100 páginas por dia – você ficará esgotado em pouco tempo.

3. Descubra qual período do dia é o melhor para sua leitura.

instagram.com

Eu costumava ler antes de deitar, mas logo ficava com sono e acabava lendo pouquinho. Aprendi que os melhores períodos para a minha leitura são pela manhã (enquanto tomo chá), indo e voltando do trabalho no metrô e quando acordo nos fins de semana. Após algumas semanas, meus pequenos blocos de leitura não pareciam mais um fardo. Em vez disso, haviam-se tornado o período do dia do qual eu mais gostava e pelo qual ansiava.

Publicidade

4. Crie um ambiente favorável à leitura em casa.

instagram.com

Isso pode ser tão simples quando guardar os seus livros em uma área bem visível da casa, para que eles não saiam da sua cabeça. Além disso, caso você esteja o tempo todo vendo os livros que quer ler parados na sua estante, vai querer começar a lê-los o quanto antes. Uma versão mais extrema disso é se livrar de todas as TVs na sua casa, para aumentar as chances de ler algo. Você pode começar tirando a TV do quarto, para ver se isso aumento o seu tempo de leitura.

5. Arranje uma carteirinha da biblioteca. AGORA MESMO.

PBS

Acesso ilimitado a livros gratuitamente. Não preciso dizer mais nada. Caso ainda não tenha uma carteirinha de biblioteca, vá arranjar uma agora mesmo. Há algo muito relaxante em passar uma tarde explorando a sua biblioteca local e encontrar uma edição de um livro sobre o qual você já ouviu falar muito. Caso eles não tenham o livro que você está procurando, podem colocar o seu nome na lista de espera. Assim você poderá colocar as mãos no livro assim que ele estiver disponível. É UM LUGAR MÁGICO, POVO.

6. Sempre tenha um livro com você.

instagram.com

Costumo ler tanto livros físicos quanto livros digitais, mas independentemente de onde eu esteja, SEMPRE tenho um livro comigo. Você logo descobrirá que há muitos períodos livres durante o seu dia – como quando está aguardando o metrô ou preso na fila de carros enquanto espera seu filho sair da escola – que podem ser preenchidos com mais algumas páginas do seu livro.

7. Pense em utilizar o telefone para ler.

Anyaberkut / Getty Images

Ter livros digitais no seu telefone faz com que você sempre tenha um livro à mão. Há momentos (tipo quando estou absurdamente espremida no metrô durante a hora do rush) em que é muito mais fácil abrir um aplicativo no celular do que tirar um livro da bolsa ou carregar um por aí. Na verdade, talvez seja uma boa ideia deletar todos os outros aplicativos que podem distraí-lo (Facebook, Instagram, Candy Crush etc.), para que a única opção de passatempo no seu celular seja a leitura.

Publicidade

8. Comece a ouvir audiolivros.

instagram.com

Isso é meio que um truque, mas se você passa muito tempo no trânsito e não tem muito tempo para ler, os audiolivros são uma excelente opção. Cogite ouvir uma série de livros empolgantes, para prender a sua atenção. Você nem perceberá as horas passando. Ah, e muitas bibliotecas também dão acesso à locação gratuita de audiolivros. EU JÁ FALEI SOBRE COMO AS BIBLIOTECAS SÃO INCRÍVEIS?!

9. Compre livros usados nas livrarias locais.

instagram.com

Nada faz com que eu me sinta melhor do que dar um novo lar para um livro usado e ainda apoiar um negócio local.

10. Crie um clube de leitura com seus amigos.

instagram.com

Assim que acabo de ler um livro que adorei, o que mais quero é falar com meus amigos sobre ele. Caso haja um livro que você e seus amigos estão doidos para ler, resolva que todos o lerão ao mesmo tempo e crie o seu próprio clube de leitura improvisado. Dessa forma, todos vocês lerão no mesmo ritmo e se impressionarão com aquela reviravolta incrível ao mesmo tempo.

11. Ou entre em uma comunidade virtual de leitores.

BuzzFeed

Posso sugerir o grupo Page Turners do BuzzFeed no Facebook?! É uma nova comunidade online/de desafios que o ajudará a escolher um novo livro para ler todos os meses e o encorajará a realmente terminar de lê-lo! Em vez de todo mundo selecionar o mesmo livro, nosso foco é em um gênero diferente todos os meses. E você pode selecionar qualquer livro de sua lista de leitura que se encaixe naquele gênero. E o melhor é que você ainda terá acesso a uma comunidade de outros ávidos leitores que podem ajudá-lo com sugestões para o seu próximo livro.

Publicidade

12. Dê uma festa de "troca de livros" e convide seus amigos.

instagram.com

Separe alguns vinhos, queijo e todos os seus livros usados que precisam de um novo lar. Caso tenha terminado de ler um livro, você deveria compartilhar a alegria que ele lhe trouxe trocando-o por outro que você ainda não leu com um amigo. Isso fará com que a sua estante esteja sempre com alguma novidade, será como ter uma biblioteca particular.

14. Não tenha medo de largar um livro.

IFC

Essa foi a lição mais difícil que aprendi no ano passado. Acabei me forçando a terminar de ler muitos livros só por pura fixação ou porque muitas pessoas haviam dito que ele era ótimo. No fim, levei muito tempo para terminar de ler livros que não me divertiram. A vida é muito curta para ler livros ruins, então se depois de 100 páginas você ainda está odiando um livro, pare de ler e comece outro. Você vai se agradecer por isso no fim das contas.

Este post foi traduzido do inglês.