go to content

Uma lista completa dos 31 diferentes trabalhos de James Franco

É incrível que ele ainda tenha tempo pra paquerar no Instagram.

publicado

1. Astro de novela

General Hospital / ABC

Em 2009, depois de ser aclamado pela crítica por sua participação em Milk, de Gus Van Sant, Franco surpreendeu os críticos ao aceitar um papel comum na novela “General Hospital” como: “Franco, um artista multimídia que vem para Port Charles com negócios inacabados com o mafioso Jason Morgan”. Por fim, ele acabou sendo morto na cena dramática que você vê acima.

2. Artista performático

Francophrenia / James Franco & Ian Olds

Como era de se esperar, mais tarde, Franco afirmou que sua participação em “General Hospital” foi um trabalho de “arte performática”. Ele acabou apresentando sua veia performática em sua totalidade no filme experimental “Francophrenia” (Or Don't Kill Me, I Know Where The Baby Is) de 2012.

3. Diretor de cinema

Interior. Leather Bar. / RabbitBandini Productions

“Francophrenia” não é o único projeto de Franco como cineasta. Desde 2005, ele já dirigiu 16 filmes, incluindo adaptações de William Faulkner (“As I Lay Dying”) e de Cormac McCarthy (“Child of God”), e uma cinebiografia do astro Sal Mineo de “Rebelde sem causa”.

6. Editor de cinema

Rise of the Planet of the Apes / Dune Entertainment

E editou um (uma cinebiografia do poeta norte-americano Hart Crane chamada “The Broken Tower”, a qual ele também escreveu, dirigiu, produziu e estrelou).

7. Estudante

Whatever It Takes / Columbia Pictures

James Franco talvez seja o principal homem da Renascença de Hollywood, mas isso não significa que ele já parou de aprender. Tendo previamente estudado tudo desde o cinema até a poesia na UCLA, na Tisch School of the Arts, na Brooklyn College, na Warren Wilson College e na Rhode Island School of Design, Franco é agora um estudante de PhD em Yale.

8. Professor

Palo Alto / RabbitBandini Productions

Enquanto segue estudando, Franco também já deu aulas na USC, UCLA, CalArts e NYU. Nesta última, ele ministrou um curso sobre como “transformar poesias em curtas-metragens” e conquistou seus alunos com aparições breves de Seth MacFarlane, Kate Mara, Natalie Portman, Chloe Sevigny, Kristen Wiig e Olivia Wilde.

9. Filantropo

Katharine Clifton / Via youtube.com

Aquele estranho pedaço de tora que Franco está segurando pode parecer um objeto cênico de um dos filmes do Homem-Aranha, mas na verdade é um prêmio da instituição de caridade “Art of Elysium” de Los Angeles, que ajuda crianças com doenças graves e tem Franco como um de seus patronos.

10. Dançarino

AMPAS / Via youtube.com

Em 2011, Franco montou um musical chamado “Collage”, nos estúdios Stella Adler, com “dança ao vivo, teatro, poesia e música”. Aparentemente, ele ficava por la depois de cada apresentação para conversar com o público, o que é muito legal.

11. Estagiário aeroespacial

A California Childhood / Palace Publishing

Como um adolescente prodígio na matemática, Franco garantiu um estágio de verão de prestígio na gigante companhia aeroespacial Lockheed Martin. Mais tarde, ele disse: “a experiência me mostrou que eu nunca iria querer trabalhar naquele ambiente”.

12. Músico

Kalup Linzy / Via youtube.com

Até o momento, Franco lançou dois trabalhos: uma colaboração com o videoartista Kalup Linzy chamada “Turn It Up”, em 2011, e o EP “Motor City” com sua banda “Daddy”. Ele também fez um vídeo dos bastidores das filmagens de “Garotas Perigosas”.

13. Anfitrião do Oscar

AMPAS

Num esforço para ampliar o apelo do Oscar para um público mais jovem, Franco foi convidado para apresentar a cerimônia de 2011 juntamente com Anne Hathaway. A revista Rolling Stone o chamou de o segundo pior apresentador dos últimos 25 anos (estando apenas à frente de Seth MacFarlane, que foi péssimo).

14. Escultura humana

Sundance Channel / Via youtube.com

Para um episódio de “Iconoclasts”, de 2012, do Sundance Channel, a famosa artista Marina Abramovic transformou Franco em uma escultura humana. Ainda assim, como um objeto de arte estático, ele estava mais dinâmico do que quando foi apresentador do Oscar.

15. Modelo

Gucci / Via youtube.com

Franco se tornou o rosto da linha masculina de perfumes da Gucci em 2008. Seu trabalho inclui dirigir conversíveis, nadar em piscinas de borda infinita e chegar a janelas de arranha-céus em câmera lenta.

16. Mestre de cerimônias da NASCAR

NASCAR / Via youtube.com

O mestre de cerimônias de Daytona 500 deve dizer quatro palavras: “Pilotos, liguem seus motores”. Quando Franco assumiu o cargo em 2013, ele decidiu dar atenção para a única piloto mulher da corrida, Danica Patrick - “pilotos e Danica, liguem seus motores” - o que levou os espectadores a se perguntarem o porquê dela não ser considerada como piloto para ele.

17. Diretor de escola

Funny or Die / Via funnyordie.com

Desde fevereiro, Franco é o diretor da escola de atuação Studio 4 de Los Angeles, que ministra, duas vezes por semana, cursos na técnica de Meisner, uma abordagem defendida por estrelas do nível dele como: Tom Cruise, Sandra Bullock e Aaron Eckhart.

18. Escritor

RabbitBandini Productions / Via vimeo.com

Franco publicou seu primeiro romance, “Actors Anonymous”, em 2013. “The Independent” o chamou de irritante e auto-indulgente. Este ano, sua coleção de contos Palo Alto foi adaptada para o cinema... estrelando James Franco.

19. Apresentador de TV

Saturday Night Live / Via youtube.com

Franco apresentou o programa “Saturday Night Live” em duas ocasiões. Na segunda vez, ele levou sua “urna para movimentos de carreira” com ele, a qual previu que ele iria “representar um cadáver na série ‘Law & Order’ no ano seguinte”. Ainda estamos esperando.

22. Pintor

Columbia Pictures / Via youtube.com

Franco, que criou todas as pinturas apresentadas no filme “This Is The End”, já expôs suas telas no mundo todo. No ano passado, seu show solo em Berlim chamado “Gay Town” apresentou uma série de trabalhos intitulados “Fuck Spider-man”.

23. Documentarista

Samsung / Via youtube.com

Lado a lado com seus inúmeros filmes de ficção, Franco também já dirigiu ou produziu meia dúzia de documentários sobre temas que vão desde a moda (“The Director”), a comédia (“Saturday Night”) até o pornô BDSM (“Kink”).

24. Ativista da causa LGBT

Miami Gay and Lesbian Film Festival / Via youtube.com

Tendo interpretado mais personagens gays do que qualquer outro astro de Hollywood, Franco foi merecedor do inédito prêmio “Miami Gay and Lesbian Film Festival”, dado a uma figura proeminente que trabalha em pról da comunidade LGBT. Não que a avalanche de piadas gays em seu “Comedy Central Roast” tenha ajudado muito na promoção da causa.

25. Jornalista

Huffington Post

Nos últimos cinco anos, Franco teve seus artigos publicados na Esquire, The Wall Street Journal, The New York Times e no Vice, além de manter um blog atualizado regularmente no Huffington Post. Lá, seu perfil o descreve como “ator e escritor”, ignorando sem dó nem piedade seus trinta outros trabalhos. Fique esperto, HuffPo.

26. Artista conceitual

Brainard and Delia Carey / Via kickstarter.com

Como parte de um projeto colaborativo chamado “The Museum of Non-Visible Art”, Franco vendeu o conceito de “ar fresco” por US$ 10 mil em 2011. O comprador, uma marqueteira das mídias sociais de Montreal, recebeu apenas uma descrição de sua compra: “Não importa onde esteja, você sempre poderá respirar do ar mais delicioso e com cheiro de limpeza que a Terra pode produzir”.

29. Dublador

Funny or Die / Via youtube.com

Surpreendentemente, ao contrário de quase todos os outros atores de Hollywood, Franco construiu uma carreira de sucesso sem emprestar sua voz a um filme de animação uma única vez. Até agora. No próximo ano, seus doces tons estarão presentes em “The Little Prince” (o novo filme do diretor Mark Osbourne de Kung Fu Panda) e em “Sausage Party” (um filme de animação sobre a busca de uma salsicha para descobrir a verdade sobre sua existência).

30. Poeta

James Franco / Via youtube.com

Franco já publicou vários livros de poesia, mas seu trabalho mais conhecido é provavelmente o poema que escreveu por ocasião da posse do presidente Obama, que contém “pérolas” como: “Quando Obama entrou / A multidão convergiu. / Finalmente, consegui apertar sua mão / Ele me reconheceu do filme Homem-Aranha”.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss