back to top

Estes são os motivos pelos quais sua menstruação atrasa, fica estranha ou simplesmente some

Às vezes a menstruação se transforma num ponto de interrogação.

publicado

A maioria de nós tem uma relação de amor e ódio com suas menstruações.

Twitter: @hellolanemoore

"Ei, você é minha menstruação? Porque você é extremamente chata, mas eu ainda quero te ver por aqui regularmente."

Nós detestamos ficar menstruadas e quando acaba queremos que nunca aconteça novamente, mas... como isso não é uma opção, pelo menos queremos ter certeza de quando o incômodo mensal vai vir outra vez.

E tudo fica ainda mais frustrante quando sua menstruação decide ficar louca e toda esquisita com você. Que merda, menstruação, me ajuda a te ajudar.

Então, aqui estão algumas possíveis razões para uma menstruação instável — seja a falta dela, o atraso, adiantamento ou alguma esquisitice.

Nota: Esta lista não pretende esgotar o tema e não é um substituto para o aconselhamento médico. Se a sua menstruação não está normal, entre em contato com seu médico.

1. Então, você tem certeza de que não está grávida.

CW / Via imdb.com

Essa é, obviamente, a primeira coisa que você vai querer cortar da lista, mesmo se tiver sido supercuidadosa ou usar método contraceptivo. "Metade de todas as gestações nos EUA não são planejadas", a Dra. Mary Jane Minkin, professora clínica de obstetrícia e ginecologia na Escola de Medicina de Yale, disse ao BuzzFeed Health.

E não são apenas menstruações atrasadas ou a falta delas que podem sinalizar gravidez. Você também pode ter sangramento irregular no início de uma gravidez, o que muitas pessoas confundem por uma breve menstruação, diz Minkin. Portanto, se sua menstruação está adiantada/atrasada/em falta e se for remotamente possível que você esteja grávida, vá em frente e um teste de gravidez.

Publicidade

2. É possível que você só esteja muito estressada.

Comedy Central / Via giphy.com

Curiosidade: a ovulação realmente começa no cérebro com a glândula pituitária. Coisas como estresse, ansiedade, viagens, mudanças — tudo isso pode interromper a conexão entre a glândula pituitária e seus ovários, a Dra. Lauren Streicher, professora clínica associada de obstetrícia e ginecologia na Northwestern University e autora de Sex Rx, explicou ao BuzzFeed Health. E quando o ciclo de ovulação fica atrapalhado, o mesmo acontece com sua menstruação.

MAS o estresse não afetará sua menstruação se você estiver tomando controle da natalidade hormonal. Isso porque contraceptivos como a pílula, anel, implante e DIU funcionam para regular seu ciclo. Então, se você está fazendo controle de natalidade hormonal, a ovulação não estaria gerando uma menstruação mensal — o seu método de controle de natalidade é o responsável por isso, diz Minkin.

3. Você iniciou, parou ou trocou seu contraceptivo recentemente?

instagram.com

Os contraceptivos definitivamente podem mexer com sua menstruação — geralmente de forma positiva. Para a maioria das pessoas, s contraceptivos trazem menstruações mais leves, especialmente quando se trata de uma pílula de baixa dosagem ou o DIU hormonal, diz Minkin. Então, se a sua menstruação está desaparecendo lentamente enquanto você está fazendo uso de contraceptivos, esse é um motivo para comemorar, não surtar.

Você também pode notar que sua menstruação fica mais forte com certos métodos — em especial com o DIU de cobre, diz Streicher.

4. Também é possível que você tenha se atrapalhado com sua pílula esse mês.

Twitter: @dekupalace

"O que acontece quando eu esqueço de tomar a pílula"

Talvez você tenha pulado uma pílula. Ou cinco. Algumas pessoas podem ter sangramentos (o que poderia parecer uma menstruação adiantada) se deixam de tomar as pílulas — especialmente se estão fazendo uso de pílula de dosagem muito baixa, diz Minkin.

5. Talvez você tenha ficado doente recentemente.

youtube.com / Via giphy.com

Resfriados, vírus e gripe podem mexer com o seu ciclo da mesma forma que o estresse, diz Streicher, mas somente se você não estiver fazendo uso me métodos contraceptivos hormonais.

E se você estiver fazendo uso de contraceptivos de baixa dosagem, tomar certos antibióticos pode resultar em sangramento, o que poderia parecer uma menstruação adiantada. Isso acontece porque os antibióticos podem alterar ligeiramente os níveis de estrógeno. Geralmente não é o suficiente para você precisar se preocupar com a eficácia da pílula, mas poderia ser o suficiente para gerar um sangramento.

6. Ou você pode ter perdido ou ganhado muito peso nos últimos tempos.

instagram.com

Mulheres que se exercitam muito (atletas, ginastas ou alguém treinando para uma maratona, por exemplo) podem acabar não menstruando, especialmente se elas têm pouca gordura corporal, diz Minkin. Mas o ganho de peso repentino também pode afetar a ovulação, uma vez que o excesso de gordura corporal pode levar a um aumento da produção de estrógeno.

Publicidade

7. A culpa também pode ser da sua tireoide.

Chesiirecat / Getty Images / Via thinkstockphotos.com

Uma causa comum de menstruações irregulares são problemas da tireoide. O hipertireoidismo geralmente provoca menstruações mais leves (ou pode fazer com elas sumam), enquanto o hipotireoidismo pode levar a um sangramento mais intenso, diz Minkin. Então, se você tiver quaisquer outros sintomas junto com seus problemas de menstruação, informe o seu médico sobre isso com urgência.

8. Os problemas com a menstruação também podem ser efeito colateral de qualquer outra doença crônica.

Logo / Via realitytvgifs.tumblr.com

A síndrome do ovário policístico e a endometriose são duas condições que podem afetar suas menstruações, geralmente fazendo com que elas fiquem mais intensas, mais longas ou irregulares.

Mas praticamente qualquer doença, condição ou cirurgia poderia interromper a ovulação e, por sua vez, mexer com sua menstruação, diz Streicher. Então, se você sabe que tem uma doença crônica, vale a pena falar com seu médico sobre como isso pode afetar seu fluxo menstrual.

9. Talvez seja possível que você esteja na perimenopausa.

"Embora as mulheres tendam a entrar na menopausa com a média de idade de 51 anos, 1% das mulheres entram na menopausa aos 40 anos", diz Minkin. Portanto, é possível que algumas pessoas possam experimentar sintomas da perimenopausa (quando seu corpo está começando a se preparar para a menopausa) já em seus trinta e poucos.

Algumas evidências sugerem que é provável que você passe pela menopausa em torno da mesma idade que sua mãe passou, então pode valer a pena verificar isso se você estiver em seus trinta e tantos anos e enfrentando alguns problemas de menstruação quando você não usa métodos contraceptivos hormonais.

10. Talvez você não esteja passando por uma menstruação adiantada — e sim por algum outro tipo de sangramento.

Warner Bros. / Via replicant.co.vu

Sangramento aleatório em meados do mês geralmente não é sua menstruação. Mas pode ser um monte de outras coisas. Se você está fazendo uso de pílula anticoncepcional, pode ser um sangramento, o que poderia acontecer se você esquecer de tomar uma pílula, tomá-las de forma contínua (sem uma interrupção para que a menstruação venha) ou se tomar certos antibióticos. E se você não está tomando pílula, é possível que o sangramento irregular seja o sinal de um aborto precoce, diz Streicher.

Ou você pode realmente estar sangrando após a relação sexual, diz Minkin, o que poderia ser um sinal de um pólipo, infecção, secura ou uma laceração cervical. O sangramento irregular também pode sinalizar uma doença inflamatória pélvica (DIP) a partir de uma clamídia não tratada ou infecção de gonorreia. Então, se você tiver quaisquer outros sintomas ou o sangramento persistir, verifique com seu médico.

11. Ou... simplesmente não dá pra saber.

etsy.com

Às vezes, seu corpo faz alguma merda estranha e ninguém consegue entender o motivo. "Vemos isso em mulheres que estão tentando engravidar — nem sempre temos uma explicação", diz Streicher.

Conclusão: Se você tem uma menstruação instável, você provavelmente não precisa se assustar.

extra0rdinary-lives.tumblr.com

Enquanto isso, no meu útero

Quando se trata de uma menstruação atrasada, adiantada, mais intensa, mais leve ou apenas a falta dela, uma menstruação maluca geralmente não é motivo para se preocupar.

"A primeira coisa é ter certeza de que você não está grávida", diz Streicher. "Uma vez que eliminamos essa possibilidade, geralmente dizemos para a paciente relaxar". Mas se você já passou alguns meses sem uma menstruação, se está tendo menstruações consistentemente malucas ou se está tendo qualquer outro tipo de sintoma estranho, você realmente precisa falar com seu médico sobre isso.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss