back to top
Community

23 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre O Crea+ Brasil

Um pouquinho da nossa história, até agora. Quer saber mais?

Posted on

1. O Crea+ nasceu em Santiago, Chile, e a oportunidade de expandi-lo para o Brasil, assim como para o Peru, aconteceu em 2009, em um curso de desenvolvimento de lideranças que aconteceu em Washington, DC.

2. A Roberta, fundadora do Crea+ no Brasil, juntou um monte de gente legal, que acreditou no sonho de ter o projeto aqui em São Paulo.

3. No ano de 2010, o Crea+ Brasil iniciou suas atividades aqui no Brasil, lá na E. E. Profª Marina Cintra, oferecendo reforço de matemática e atividades recreativas para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

4. No Crea+, a gente sempre teve o sonho de que os educandos pudessem conhecer o mundo todo, e resolvemos começar por São Paulo.

Bienal de Artes, São Paulo/SP, 2010

Bienal de Artes, São Paulo/SP, 2010

Museu do Futebol, São Paulo/SP

Museu do Futebol, São Paulo/SP

5. Daí, em 2011, começamos as atividades na E. E. Prof. Daniel Pontes Verano. Foi o início de uma história muito legal!

6. Por conta de algumas dificuldades, no fim do ano de 2011, encerramos as atividades do Crea+ Brasil na E. E. Profª Marina Cintra.

7. Passamos por uma grande reestruturação interna em 2012, que nos impulsionou a ser um projeto mais aberto e horizontal, e a sermos pessoas mais envolvidas e comprometidas com a mudança que queremos ver no mundo.

8. Nossas reuniões institucionais passaram a ser abertas e contar com a participação de todos os voluntários na tomada de decisões.

9. Durante o ano de 2012, também reestruturamos as nossas atividades recreativas, que se transformaram em atividades socioculturais e esportivas, ganhando um caráter mais pedagógico.

10. Começamos uma nova história em 2013, quando demos início às atividades também na E. E. Prof. Odon Cavalcanti.

11. Em dezembro de 2013, participamos da ONG Brasil, um evento no qual pudemos falar sobre o Crea+ Brasil por três dias inteiros para muita gente interessada!

12. Durante o ano de 2014, realizamos um projeto interno, que chamamos de Crea+ 2020, para definir os rumos do projeto e onde queríamos estar em 05 anos.

13. Nesses encontros, entendemos que o nosso caminho era o de atuar com a metodologia de projetos interdisciplinares, e não mais com o reforço de matemática. O objetivo agora é desenvolver habilidades não-cognitivas nos nossos educandos e educadores!

14. Desses encontros, também criamos a Área de Convívio, para ajudar o projeto a trabalhar uma importante mudança de perspectiva: implementar a mediação de conflitos e práticas restaurativas no ambiente escolar!

15. Tudo isso começou a funcionar em 2015!

16. Também definimos que, como projeto de educação, queríamos desenvolver um Projeto Político-Pedagógico e Currículo de Habilidades, o que concretizamos no ano de 2015.

17. Em 2016, começamos a atuar conforme as diretrizes do nosso PPP e a utilizar como base o nosso Currículo!

18. Ainda nesse ano, dedicamos alguns encontros com nossos educandos a momentos de escuta e assembleia, envolvendo-os nas tomadas de decisões do Crea+ Brasil.

19. Nosso sonho de conhecer o mundo com os nossos educandos não mudou.

Piquenique na Cidade universitária, São Paulo/SP, 2016

Piquenique na Cidade universitária, São Paulo/SP, 2016

Visita à Sala São Paulo, 2016

Visita à Sala São Paulo, 2016

20. Para 2017, temos muitas ideias e muita vontade de fazer com que seja um ano emblemático para o Crea+ Brasil.

21. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas também, muitos sonhos e muitas pessoas que permitem que eles se tornem realidade.

22. Você também pode ajudar a tornar nossos sonhos realidade sendo um Multiplicador do Crea+ Brasil: é so se cadastrar aqui!

23. Obrigada por fazer parte dessa história!

This post was created by a member of BuzzFeed Community, where anyone can post awesome lists and creations. Learn more or post your buzz!