back to top

Veja o que realmente acontece quando você engole um chiclete

Vamos chegar ao fundo disso, de uma vez por todas.

publicado

E você provavelmente já ouviu falar que um chiclete engolido fica em seu estômago por sete meses, sete anos ou algum outro período absurdamente longo.

Instagram: @maria_de_betania / Via instagram.com

Os mitos do chiclete engolido eram super populares quando você era criança. E há grandes chances de você ainda acreditar no que parecia mais plausível na época.

Publicidade

Então, o que realmente acontece quando você engole um chiclete?

Skalapendra / Getty Images / Via thinkstockphotos.com

O BuzzFeed Saúde consultou a gastroenterologista Dra. Lisa Ganjhu, professora associada de medicina no NYU Langone Medical Center, em Nova York, para descobrir o que exatamente desce por seu sistema digestivo quando você engole um chiclete (e se é realmente ruim para você).

Basicamente, o chiclete passa através de seu corpo como qualquer outro alimento, mas ele não é completamente digerido.

Nyul / Getty Images / Via thinkstockphotos.com|One%20Person|65803|NumberOfPeople/f=CPIHVX/s=DynamicRank

"Seu trato gastrointestinal é muito forte; se ele consegue digerir um bife duro, ele consegue digerir um chiclete", disse Ganjhu. Então, você tem os fortes movimentos gástricos e os ácidos e enzimas para dissolver o chiclete. A única diferença é que a base do chiclete não é dissolvida completamente por causa de suas propriedades químicas, e seu conteúdo não é absorvido no intestino delgado como a maioria dos alimentos, disse Ganjhu.

"Se ele entrar, vai sair como qualquer outra coisa. Não há um prazo específico porque a motilidade do sistema digestivo varia de pessoa para pessoa", disse Ganjhu.

Então, sim, você acabará defecando-o.

reddit.com / Via i.imgur.com

Não, ele não vai ficar preso nas paredes de seu intestino nem se acumular em uma bola gigante de chiclete ou qualquer coisa do tipo. Mesmo que não se dissolva totalmente, ele ainda será envolvido em matéria fecal e passará pelo intestino, disse Ganjhu. É semelhante a engolir dentes (ou até mesmo milho), que podem passar através de seu intestino praticamente intactos.

A única coisa com que você precisa se ​​preocupar quanto a "ficar preso" é se o chiclete for grande demais para passar pela abertura entre o esôfago e o estômago, embora você provavelmente não vá conseguir engolir uma bola de chiclete tão grande.

Os especialistas ainda recomendam evitar engolir chiclete, mas não pelo motivo que você pensa.

Coprid / Getty Images / Via thinkstockphotos.com

"A goma de mascar não tem absolutamente nenhum valor nutricional, de modo que a maioria dos profissionais de saúde desaconselham engoli-la", disse Ganjhu. Além disso, o objetivo do chiclete é mascá-lo até acabar o sabor e, depois, cuspi-lo. "O chiclete não prejudicará você nem o matará, mas não faz nenhum sentido engoli-lo de propósito", disse Ganjhu.

E, obviamente, você não deve engolir uma enorme bola de chiclete porque ela poderia ficar alojada em sua traqueia e fazê-lo engasgar, disse Ganjhu, mas isso se aplica a qualquer pedaço grande de comida.

Resumindo: o chiclete não vai ficar dentro de seu estômago ou matá-lo, mas você deve cuspi-lo mesmo assim.

Instagram: @watermelonblue / Via instagram.com

Então, por que esse mito ainda é tão popular? Provavelmente, é um mal-entendido do fato de que você não consegue digerir o chiclete completamente, disse Ganjhu, embora isso signifique que ele não se dissolve adequadamente ou é absorvido, não que ele permanece em seu corpo.

"É como o mito de que vai crescer uma macieira em sua barriga se você engolir sementes de maçã", disse Ganjhu. Existem inúmeros mitos de saúde que nunca morrem, e esse é um deles.

  1. Conte-nos: você engole seu chiclete?

    Eu engulo o chiclete, todas as vezes.
    Às vezes, quando não encontro um lugar para jogá-lo fora.
    Acidentalmente, algumas vezes.
    Nunca, nunca, nunquinha.

Veja o que realmente acontece quando você engole um chiclete

Take quizzes and chill with the BuzzFeed app.
Get the app
Take quizzes and chill with the BuzzFeed app.
Get the app
Oops, alguma coisa deu errado. Por favor, tente de novo mais tarde
Parece que estamos com um problema no servidor.
Conte-nos: você engole seu chiclete?
  1.  
    voto votos
    Eu engulo o chiclete, todas as vezes.
  2.  
    voto votos
    Às vezes, quando não encontro um lugar para jogá-lo fora.
  3.  
    voto votos
    Acidentalmente, algumas vezes.
  4.  
    voto votos
    Nunca, nunca, nunquinha.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss