back to top

O que a sua vagina acha de todo esse debate sobre dormir ou não de calcinha

Conversamos com duas especialistas para saber se dormir vestida faz mal.

publicado

É algo que parece dividir MUITO as pessoas.

Publicidade
Twitter: @radgrl_

"Eu amo dormir de calcinha e sutiã, mas como vocês podem dormir peladas?! INSETOS/VAGINA ! HELLO!"

Só para ficar registrado, um inseto não irá atacar sua vagina enquanto você estiver dormindo.

Mas será que dormir sem calcinha realmente tem um impacto positivo na sua saúde vaginal?

Voyagerix / Getty Images / Via gettyimages.com

Para descobrir, consultamos duas especialistas: Mary Jane Minkin, professora de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Escola de Medicina de Yale (universidade dos EUA) e Lauren Streicher, professora de obstetrícia e ginecologia na escola de medicina da Northwestern University (EUA) e autora do livro "Sex Rx".

Segundo elas, não existem evidências de que sua vagina ou vulva precise "respirar" à noite ou que dormir totalmente nua seja mais saudável.

vevo.com / Via giphy

"Toda essa história de que o uso ou não de calcinha pode melhorar a saúde vaginal é praticamente um mito", diz Lauren. Realmente não há dados científicos que provam que dormir sem calcinha é melhor para a vagina, diz Mary, e isso é mais uma preferência pessoal.

Portanto, não se preocupe, sua vulva e sua vagina ainda conseguirão ~respirar~ se você estiver usando calcinha. "A única coisa que não deixa sua vagina respirar são aquelas meias-calças grossas de nylon sem uma parte de algodão ou as de lycra muito apertadas, mas as pessoas não usam esse tipo de roupa para dormir à noite", diz Mary.

Publicidade

Além disso, dormir de calcinha não irá causar ou piorar uma infecção por fungos ou uma vaginite.

giphy.com / Via giphy.com

As infecções por fungos são causadas pelo crescimento excessivo de um fungo de ocorrência natural chamado candida albicans, e a vaginite é geralmente causada por um desequilíbrio nas bactérias vaginais. Em ambos os casos, o problema começa com um desequilíbrio interno, diz Lauren, não porque a pessoa usou ou não calcinha para dormir.

A ideia de que dormir com calcinha pode causar ou piorar essas infecções é um mito, diz Lauren. Algumas pessoas até acreditam que terão síndrome do choque tóxico por dormir de calcinha, o que também é falso, diz Mary.

"Nós vimos infecções fúngicas em pessoas que usam calças extremamente apertadas na virilha, porque calças assim causam mais irritação e armazenam umidade, mas isso é mais uma questão sobre roupa apertada do que sobre a calcinha em si", diz Mary. Então não use calça de couro apertada em um dia quente de verão, mas não se preocupe em prejudicar a sua saúde vaginal por dormir normalmente com calcinha.

O corte e o tecido da calcinha não fazem uma grande diferença também, desde ela não seja apertada demais.

Giphy / Via giphy.com

Você pode ter ouvido também que calcinhas de algodão são melhores para a sua vagina do que as de material sintético. No entanto, isso é mais uma preferência individual, diz Mary. "Quando você analisa a literatura médica, não há nada mostrando que há diferenças entre calcinhas de algodão e calcinhas de outros tecidos", diz Lauren. O algodão pode ser uma opção mais segura se a pele em torno de sua vulva é particularmente sensível, mas não é uma regra para todas as mulheres.

O estilo da calcinha, como biquíni, short ou tanga, realmente não importa, desde que não seja muito apertada. "Às vezes vemos problemas com calcinhas fio dental muito apertadas, pois a parte que fica embaixo provoca irritação ou escoriações na vulva e no períneo, mas isso é mais um problema de tamanho e ajuste", diz Lauren. Então, se você sabe que sua pele nessa região é muito sensível, não durma com aquela fio dental finíssima e escolha uma opção mais solta.

No entanto, se você consegue dormir de tanga sem se incomodar, não há necessidade de mudar seus hábitos, diz Mary. Além disso, se qualquer calcinha for muito desconfortável para você, logo você perceberá que não será muito bom para sua vagina usá-la durante o dia ou a noite.

O mais importante, de acordo com as especialistas, é que você durma no que for mais confortável para você.

Pixland / Getty Images / Via gettyimages.com

"É tudo uma questão de conforto, e a maioria das pessoas dorme sem calcinha simplesmente porque a sensação é melhor", diz Streicher.

"Desde que a calcinha não cause nenhum problema e seja confortável, não se preocupe e continue fazendo o que está fazendo".

Se sua calcinha causar irritação, aí sim talvez seja bom experimentar dormir sem ela. Porém, leve em consideração que a irritação pode estar sendo causada por ingredientes presentes no seu sabão em pó, amaciante ou sabonete.

youtube.com / Via reddit.com

"Caso você tenha tendência a acordar com a vulva irritada ou ardendo, pode ser o sabão ou o amaciante com que você lava suas calcinhas, que também fica em contato com a vulva durante a noite toda", diz Streicher. É sempre importante saber dos produtos químicos presentes nos sabonetes que você está usando ao redor da vulva. "É mais provável que eles causem problemas do que a calcinha em si", diz Streicher.

Se você estiver com uma irritação vaginal que não passa, consulte sua ginecologista para ter certeza de que você não está com uma candidíase ou vaginite não diagnosticada.

Portanto, em suma: sua vagina não se importa se você dorme de calcinha ou não, desde que ela esteja confortável!

giphy.com / Via giphy.com

"Todo mundo vai discordar do que falamos e dar exemplos empíricos de como tiveram problemas ao dormir de calcinha, mas isso ainda não é a mesma coisa que evidências provenientes de estudos científicos com centenas de pessoas", diz Streicher. E, novamente, não importa com que tipo de calcinha você dorme, desde que você fique à vontade e acorde sem irritação vaginal ou outros problemas.

"Lembrem-se que o propósito da calcinha é, tecnicamente, proteger nossas roupas, não nossos genitais, portanto ela não tem nenhum aspecto protetor real nem traz nenhum benefício para a saúde", diz Streicher. Portanto, continue fazendo o que você já faz e tenha uma boa noite de sono com qualquer coisa que você queira vestir (ou não vestir) na cama.

  1. E aí, você dorme de calcinha?

    Peopleimages / Getty Images / gettyimages.com
    Claro, todas as noites!
    Sim, mas só com calcinhas específicas que sempre uso para dormir!
    Só se eu esquecer de tirá-las antes de dormir.
    Só quando estou menstruada.
    NUNCA!

O que a sua vagina acha de todo esse debate sobre dormir ou não de calcinha

Take quizzes and chill with the BuzzFeed app.
Get the app
Take quizzes and chill with the BuzzFeed app.
Get the app
Oops, alguma coisa deu errado. Por favor, tente de novo mais tarde
Parece que estamos com um problema no servidor.
E aí, você dorme de calcinha?
  1.  
    voto votos
    Claro, todas as noites!
  2.  
    voto votos
    Sim, mas só com calcinhas específicas que sempre uso para dormir!
  3.  
    voto votos
    Só se eu esquecer de tirá-las antes de dormir.
  4.  
    voto votos
    Só quando estou menstruada.
  5.  
    voto votos
    NUNCA!

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss