back to top

Hábitos nojentos com fones de ouvido que você deveria evitar

BACTÉRIAS E FUNGOS NOS SEUS OUVIDOS E EM TODOS OS LUGARES!

publicado

Fones de ouvido — você não consegue viver sem eles, certo?

"Quando você chega na academia e percebe que esqueceu seus fones de ouvido."Fones de ouvido intrauriculares são essenciais para várias pessoas. Eles tornam possível ouvir a sua música ou seu podcast favorito em qualquer lugar e, mais importante, eles fazem com que o transporte público e a academia sejam muito mais suportáveis. Além disso, eles são a salvação quando você está se sentindo muito antissocial e introvertido. Eles são basicamente uma extensão do seu corpo.
Twitter: @lorenfrey

"Quando você chega na academia e percebe que esqueceu seus fones de ouvido."

Fones de ouvido intrauriculares são essenciais para várias pessoas. Eles tornam possível ouvir a sua música ou seu podcast favorito em qualquer lugar e, mais importante, eles fazem com que o transporte público e a academia sejam muito mais suportáveis. Além disso, eles são a salvação quando você está se sentindo muito antissocial e introvertido. Eles são basicamente uma extensão do seu corpo.

Mas levar seus fones para todo lado e enfiá-los nas suas orelhas cheias de cera repetidamente é uma coisa muito nojenta.

Uma vez que estas crianças têm um contato constante com uma cavidade do nosso corpo, é seguro dizer que eles podem ficar bem nojentos.  Por isso, entramos em contato com a especialista em germes Dra. Kelly Reynolds, professora associada de saúde ambiental da Universidade do Arizona. Queríamos descobrir o quão infestados de germes os fones podem ficar, e como é nojento compartilhá-los com um amigo.
Instagram: @therealasiastar / Via instagram.com

Uma vez que estas crianças têm um contato constante com uma cavidade do nosso corpo, é seguro dizer que eles podem ficar bem nojentos.

Por isso, entramos em contato com a especialista em germes Dra. Kelly Reynolds, professora associada de saúde ambiental da Universidade do Arizona. Queríamos descobrir o quão infestados de germes os fones podem ficar, e como é nojento compartilhá-los com um amigo.

PARA CONSTAR: seus ouvidos são cheios de cera, células mortas de pele e bactérias — e que acabam indo para seus fones de ouvido.

Embora pareça super nojenta, a cera é bastante inofensiva. "É um subproduto do nosso ouvido tentando se livrar de germes e poeira", diz Reynolds. E todo mundo tem uma ~flora bacteriana~ particular nos ouvidos — o que significa que a bactéria é normal e não causa infecção no corpo.   "A pesquisa mostrou que a flora microbiana do ouvido geralmente consiste de pseudomonas, estafilococos e estreptococos", diz Reynolds. Mesmo que isso possa parecer muito ruim, muitas pessoas carregam esses tipos de bactérias sem quaisquer problemas. No entanto, se a contagem de bactérias se torna elevada demais e ultrapassa o "limite" de seu corpo, ou uma nova bactéria entra em seu ouvido, isso pode resultar em uma infecção.
Anand2022 / Wikicommons / Via en.wikipedia.org

Embora pareça super nojenta, a cera é bastante inofensiva. "É um subproduto do nosso ouvido tentando se livrar de germes e poeira", diz Reynolds. E todo mundo tem uma ~flora bacteriana~ particular nos ouvidos — o que significa que a bactéria é normal e não causa infecção no corpo.

"A pesquisa mostrou que a flora microbiana do ouvido geralmente consiste de pseudomonas, estafilococos e estreptococos", diz Reynolds. Mesmo que isso possa parecer muito ruim, muitas pessoas carregam esses tipos de bactérias sem quaisquer problemas. No entanto, se a contagem de bactérias se torna elevada demais e ultrapassa o "limite" de seu corpo, ou uma nova bactéria entra em seu ouvido, isso pode resultar em uma infecção.

Além disso, os fones de ouvido também ficam cobertos de germes das superfícies que eles acabam tocando, como o interior de sua bolsa ou uma mesa em um lugar público.

O problema real com fones de ouvido é que eles acabam pegando todos os tipos de coisas no ambiente quando ficam cerosos, grudentos e úmidos ao ficarem dentro de suas orelhas. "Se acúmulos ou camadas de cera se formam em seus fones de ouvido, eles podem agir como uma camada que prende bactérias e impede que os fones sequem, o que faz com que as bactérias possam sobreviver e crescer", diz Reynolds.Então pense em todas as coisas que seus fones de ouvido tocam ao longo do dia e quantos germes estão grudados neles antes de colocá-los de volta em seus ouvidos. " Estudos mostraram que fones de ouvido causam um aumento de 11 vezes na quantidade de bactérias nos ouvidos", diz Reynolds. Bem nojento, não é?
Instagram: @fire_snyper / Via instagram.com

O problema real com fones de ouvido é que eles acabam pegando todos os tipos de coisas no ambiente quando ficam cerosos, grudentos e úmidos ao ficarem dentro de suas orelhas. "Se acúmulos ou camadas de cera se formam em seus fones de ouvido, eles podem agir como uma camada que prende bactérias e impede que os fones sequem, o que faz com que as bactérias possam sobreviver e crescer", diz Reynolds.

Então pense em todas as coisas que seus fones de ouvido tocam ao longo do dia e quantos germes estão grudados neles antes de colocá-los de volta em seus ouvidos. " Estudos mostraram que fones de ouvido causam um aumento de 11 vezes na quantidade de bactérias nos ouvidos", diz Reynolds. Bem nojento, não é?

E compartilhar seus fones com outras pessoas só irá cobri-los com mais germes.

Embora esquecer seus fones de ouvido seja uma pequena tragédia, é bem nojento compartilhar ou pedir emprestado para outra pessoa. Como mencionamos anteriormente, as pessoas podem conviver com bactérias como estafilococos e estreptococos sem maiores problemas. "Mas quando você compartilha fones de ouvido, você está dobrando a flora microbiana nos seus ouvidos e introduzindo novas bactérias", diz Reynolds, o que pode ser prejudicial. Se o estafilococo do ouvido entra em uma ferida aberta, corte, ou folículo de cabelo exposto, ele pode causar infecção cutânea grave e outros problemas. E não importa se é o seu parceiro ou um membro da família, diz Reynolds. Claro, você pode estar exposto regularmente às bactérias bucais deles, mas as bactérias de ouvido são uma outra história.
KristinaJovanovic / Getty Images / Via thinkstockphotos.com|Images%20similar%20to:%20484932584|484932584/f=CPIHV/s=DynamicRank

Embora esquecer seus fones de ouvido seja uma pequena tragédia, é bem nojento compartilhar ou pedir emprestado para outra pessoa. Como mencionamos anteriormente, as pessoas podem conviver com bactérias como estafilococos e estreptococos sem maiores problemas. "Mas quando você compartilha fones de ouvido, você está dobrando a flora microbiana nos seus ouvidos e introduzindo novas bactérias", diz Reynolds, o que pode ser prejudicial.

Se o estafilococo do ouvido entra em uma ferida aberta, corte, ou folículo de cabelo exposto, ele pode causar infecção cutânea grave e outros problemas. E não importa se é o seu parceiro ou um membro da família, diz Reynolds. Claro, você pode estar exposto regularmente às bactérias bucais deles, mas as bactérias de ouvido são uma outra história.

Para piorar ainda mais os fatos, os fones mantêm o calor e a umidade dos seus ouvidos, o que faz com que ele se torne um local perfeito para que as bactérias cresçam e se proliferem.

Fones de ouvido também contribuem para o crescimento bacteriano, pois eles bloqueiam uma parte do ouvido que tem uma abertura para a entrada de ar. "Isso permite que a umidade e calor fiquem retidos, o que facilita o crescimento das bactérias e faz com que seu ouvido fique muito mais vulnerável a infecções advindas de fungos e bactérias, como um ouvido de nadador", diz Reynolds. Usar fones de ouvido enquanto você estiver quente e suado na academia definitivamente não ajuda no problema.
Bananastock / Getty Images / Via thinkstockphotos.com|One%20Person|65803|NumberOfPeople/R|Close-up|60719|Composition/f=CTPIHVX/s=DynamicRank

Fones de ouvido também contribuem para o crescimento bacteriano, pois eles bloqueiam uma parte do ouvido que tem uma abertura para a entrada de ar. "Isso permite que a umidade e calor fiquem retidos, o que facilita o crescimento das bactérias e faz com que seu ouvido fique muito mais vulnerável a infecções advindas de fungos e bactérias, como um ouvido de nadador", diz Reynolds. Usar fones de ouvido enquanto você estiver quente e suado na academia definitivamente não ajuda no problema.

Uma má higiene de seus fones de ouvido pode aumentar o risco de infecções de ouvido, fungos, espinhas ou furúnculos, entre outras coisas.

Infecções do ouvido médio (otite média) são super comuns, diz Reynolds, especialmente em crianças mais jovens. Assim, mesmo se você ainda não teve uma antes, os fones de ouvido podem aumentar o risco, aumentando o crescimento de bactérias e germes em seu ouvido.  Outras infecções desagradáveis que podem resultar do uso de fones de ouvido sujos ou compartilhadas incluem o fungo de orelha, o ouvido de nadador, os ácaros de ouvido, pústulas, cravos e espinhas. "A parte boa é que seus ouvidos não são realmente um local de entrada para doenças como a gripe, norovirus ou resfriado comum", diz Reynolds. Mas o cabo do fone ainda chega muito perto de sua boca e rosto, então seja extremamente cuidadoso durante a temporada de gripe comum ou um surto de gripe estomacal.
Wellischik / Wikicommons / Via commons.wikimedia.org

Infecções do ouvido médio (otite média) são super comuns, diz Reynolds, especialmente em crianças mais jovens. Assim, mesmo se você ainda não teve uma antes, os fones de ouvido podem aumentar o risco, aumentando o crescimento de bactérias e germes em seu ouvido.

Outras infecções desagradáveis que podem resultar do uso de fones de ouvido sujos ou compartilhadas incluem o fungo de orelha, o ouvido de nadador, os ácaros de ouvido, pústulas, cravos e espinhas. "A parte boa é que seus ouvidos não são realmente um local de entrada para doenças como a gripe, norovirus ou resfriado comum", diz Reynolds. Mas o cabo do fone ainda chega muito perto de sua boca e rosto, então seja extremamente cuidadoso durante a temporada de gripe comum ou um surto de gripe estomacal.

A solução: desinfetar seus fones com frequência, guardá-los em um estojo limpo e fazer apenas uso pessoal.

Você não precisa limpar os seus fones de ouvido todos os dias, mas desinfetá-los uma vez por semana irá ajudar a reduzir o acúmulo de cera e quantidade de germes. E se você precisar compartilhar, higienize eles imediatamente antes e depois do uso. "Ao desinfetar, certifique-se de limpar qualquer resíduo ceroso primeiro, e depois limpe os fones de ouvido com um algodão umedecido com um spray desinfetante ou álcool", diz Reynolds. Apenas certifique-se de usar qualquer tipo de líquido com moderação para não aumentar a umidade ou danificar a fiação interna. E guarde-os num lugar limpo e seco em vez de colocá-los no fundo de sua bolsa ou mochila. Você pode comprar um estojo como o da foto acima por US$ 7,99 na Amazon ou fazer um você mesmo com uma lata de Altoid, seus antigos frascos de remédios ou qualquer outra bolsinha ou estojo.
It is / Via amazon.com

Você não precisa limpar os seus fones de ouvido todos os dias, mas desinfetá-los uma vez por semana irá ajudar a reduzir o acúmulo de cera e quantidade de germes. E se você precisar compartilhar, higienize eles imediatamente antes e depois do uso.

"Ao desinfetar, certifique-se de limpar qualquer resíduo ceroso primeiro, e depois limpe os fones de ouvido com um algodão umedecido com um spray desinfetante ou álcool", diz Reynolds. Apenas certifique-se de usar qualquer tipo de líquido com moderação para não aumentar a umidade ou danificar a fiação interna.

E guarde-os num lugar limpo e seco em vez de colocá-los no fundo de sua bolsa ou mochila. Você pode comprar um estojo como o da foto acima por US$ 7,99 na Amazon ou fazer um você mesmo com uma lata de Altoid, seus antigos frascos de remédios ou qualquer outra bolsinha ou estojo.

  1. Com que frequência você limpa seus fones de ouvido?

    Correct
    Incorrect
    Tipo, nunca.
    Correct
    Incorrect
    Só quando eles estão visivelmente imundos.
    Correct
    Incorrect
    Toda semana.
    Correct
    Incorrect
    O tempo inteiro — eu simplesmente não suporto vê-los sujos.
Oops, alguma coisa deu errado. Por favor, tente de novo mais tarde
Parece que estamos com um problema no servidor.
Com que frequência você limpa seus fones de ouvido?
  1.  
    voto votos
    Tipo, nunca.
  2.  
    voto votos
    Só quando eles estão visivelmente imundos.
  3.  
    voto votos
    Toda semana.
  4.  
    voto votos
    O tempo inteiro — eu simplesmente não suporto vê-los sujos.
  1. Seja honesto: você empresta seus fones ou pega fones emprestados?

    Correct
    Incorrect
    Eca, não.
    Correct
    Incorrect
    Às vezes, mas só se for uma situação desesperadora.
    Correct
    Incorrect
    Sim, mas só com meus melhores amigos e familiares.
    Correct
    Incorrect
    Claro! Tudo que é meu, é seu.
Oops, alguma coisa deu errado. Por favor, tente de novo mais tarde
Parece que estamos com um problema no servidor.
Seja honesto: você empresta seus fones ou pega fones emprestados?
  1.  
    voto votos
    Eca, não.
  2.  
    voto votos
    Às vezes, mas só se for uma situação desesperadora.
  3.  
    voto votos
    Sim, mas só com meus melhores amigos e familiares.
  4.  
    voto votos
    Claro! Tudo que é meu, é seu.
Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.