back to top

O motivo pelo qual seu corpo sacode dormindo e você sente que está caindo

Pegando no sono em 1... 2.. CAINDO DE UM ABISMO, ACORDA, CRIATURA!

publicado

Então você finalmente está caindo no sono quando de repente VOCÊ ESTÁ CAINDO... mas não de verdade.

Cartoon Network / Via bustle.com

Você sente como se estivesse afundando e todo o seu corpo chacoalha para te acordar em pânico. Mas que porra foi essa?!

Provavelmente você já sentiu isso uma ou duas vezes. É muito estranho e muito comum, mas o que está acontecendo de verdade e por que isso acontece? Conversamos com o médico do sono Michael Breus, Ph.D., psicólogo clínico e parceiro da American Academy of Sleep Medicine, para descobrir.

É na verdade chamado de "mioclonia noturna" ou "início do sono", e existem algumas teorias para explicar esse fenômeno bizarro.

Adriano Agulló CC / Via Flickr: lost__in__spain

"Mioclonia noturna" é uma parte natural do processo do sono, então muitos médicos acreditam que é apenas o corpo se "contraindo" conforme vagarosamente se desliga para descansar.

Uma outra teoria dominante, Breus diz, é que acontece quando o corpo passa pelo primeiro estágio do sono muito rapidamente, porque está muito exausto. Durante o primeiro estágio do sono, que geralmente leva alguns minutos, sua respiração e batimentos cardíacos desaceleram e seu sono ainda é muito leve. Se o corpo passa por esse estágio muito rápido e "desliga" rápido demais, ele pode fazer com que seu cérebro pense que seus órgãos vitais estão de fato falhando e, em resposta, sacode todo seu corpo para acordar. "Pode ser um tipo de mecanismo de proteção, mas não temos muita certeza, porque é difícil de estudar," diz Breus.

E aquelas cenas de você caindo ou tropeçando? Os cientistas também não têm muita certeza da razão de acontecerem.

Disney / Via gif-database.tumblr.com

Esses espasmos geralmente são acompanhados de sonhos em que se está caindo ou tropeçando, talvez até se inclinando demais em sua cadeira do escritório. Você tem a sensação de que está perdendo o equilíbrio e estremece o corpo para acordar.

"Nós não temos uma ótima resposta para o componente visual, mas achamos que pode ser a forma mais fácil de o cérebro interpretar a aceleração ou sensação de adormecer rápido demais, como uma falta de equilíbrio quando você desmaia enquanto está de pé," diz Breus. Por outro lado, esses sonhos são bem subjetivos e individuais, então difíceis de serem estudados.

Publicidade

Mas sabemos que a mioclonia noturna acontece como resultado de privação do sono, stress ou intoxicação.

Nickelodeon / Via spongegifs.tumblr.com / gifemotions.tumblr.com

Os médicos acreditam que a mioclonia noturna acontece quando você se priva da quantidade ou qualidade de sono. Então pode significar que você está passando bem longe das recomendadas 7-9 horas de sono por noite. Ou pode significar que sua qualidade de sono esteja sendo afetada por coisas como stress, cafeína, ou distúrbios do sono com apneia do sono ou insônia. "Álcool é um outro grande fator — muitas pessoas sofrem da mioclonia noturna depois de uma noite bebendo," diz Breus.

Mioclonia noturna não é um verdadeiro sintoma de distúrbio do sono — apesar de poder ser um sinal de que você não está dormindo bem. Do contrário, são apenas aleatórias e não há problema algum você ter de vez em quando.

Não é a mesma coisa quando você "pesca" enquanto está sentado e sua cabeça cai de repente.

Polygram Filmed Entertainment / Via gifemotions.tumblr.com

Pode parecer uma mioclonia noturna, mas é na verdade um outro tipo de mecanismo de proteção que se desenvolveu em humanos depois que começaram a andar eretos.

"Sua cabeça pesa cerca de quatro quilos, então se cair muito, vai bloquear sua entrada de ar dificultando a respiração. O cérebro chacoalha sua cabeça de volta para cima para que você possa respirar adequadamente," diz Breus. Então esse aceno é basicamente a forma de seu corpo te proteger quando é quatro da tarde em uma segunda-feira e você está pescando na sua cadeira do escritório.

A mioclonia noturna é muito comum e não vai te fazer mal — mas ela pode contrinuir para a perda do sono.

Creatas Images / Getty Images / Via thinkstockphotos.com

De acordo com a National Sleep Foundation, cerca de 60-70% da população sofre com mioclonia noturna. Na maioria das vezes, ela é totalmente inofensiva. "Não existem consequências sérias, não vai causar um ataque do coração ou nada do tipo — o pior que pode acontecer é você chacoalhar com intensidade demais e cair da cama," diz Breus.

Mas se a mioclonia noturna se tornar frequente e intensa, ela pode te manter acordado ou levar a um medo de dormir, o que resulta em insônia crônica. Então é importante que você os acompanhe se começarem a interferir seu sono e níveis de energia.

E pode ser ainda mais incômodo para o seu parceiro, já que a mioclonia noturna pode acontecer sem que você saiba.

Ipggutenbergukltd / Getty Images / Via thinkstockphotos.com

"Eu tive pacientes cuja mioclonia noturna é tão frequente e intensa que os parceiros precisaram se mudar para dormir em uma outra cama para evitar serem acordados," Breus diz. Às vezes as pessoas nem percebem uma mioclonia noturna e é o parceiro com quem dorme que diz.

Se acontece com você basicamente o tempo todo, tente aumentar a quantidade e qualidade do seu sono.

Instagram: @emofly / Via instagram.com

Geralmente só significa que você precisa de mais (ou melhor) descanso. "Eu sugiro eliminar o álcool, reduzir a cafeína, especialmente perto do horário de dormir, e tentar dormir e acordar na mesma hora todos os dias," diz Breus.

E se você acreditar que esses episódios estão interferindo com seu descanso e rotina, pode ser uma boa ideia ter uma consulta com um especialista do sono para explorar seu comportamento e padrão de sono. Mioclonia noturna geralmente não requer tratamento especial, mas um médico pode ajudá-lo a descobrir como melhorar o seu sono.

Você também pode checar essas dicas de sono da National Sleep Foundation (em inglês).

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss