back to top

Esses são os motivos pelos quais você deveria parar de levar seu celular para o banheiro

XIXI E COCÔ PRA TODO LADO!

publicado

Esse negócio de levar o celular para o banheiro é quase uma norma.

Twitter: @medievalreacts

Somos todos culpados. A hora do banheiro se tornou o momento para responder mensagens e atualizar nossas curtidas de Instagram. Na verdade, uma boa parte de vocês provavelmente está lendo a versão para celular deste post enquanto está sentado no vaso sanitário neste momento.

Levar o celular para o banheiro te dá a chance de fazer uma pausa no trabalho ou aula que dura cerca de 10 vezes mais do que deveria. Além disso, você consegue fazer as coisas... enquanto faz outras coisas. Portanto, é um ganho duplo e também é super produtivo, certo?

Mas se você parar para pensar, usar um celular no banheiro é provavelmente a coisa mais anti-higiênica que você pode fazer.

Andreypopov / Getty Images / Via thinkstockphotos.com

Considerando aquilo para que o banheiro serve, é certo dizer que usar o celular por lá é um hábito nojento. Então entramos em contato com dois especialistas em germes, Charles Gerba, Ph.D., professor de microbiologia e Kelly Reynolds, Ph.D., professora ligada à saúde ambiental na Universidade do Arizona, para saber mais sobre os riscos que os germes de banheiro representam quando você usa o celular lá dentro e como esse hábito pode te deixar doente.

Publicidade

Sanitários (especialmente os públicos) estão cobertos por germes, bactérias e matéria fecal... ou seja, cocô.

Nickelodeon / Via spongegifs.tumblr.com

"Os banheiros estão cobertos de germes, patógenos e bactérias entéricas (do trato intestinal), principalmente da matéria fecal", diz Gerba. Segundo os especialistas, as superfícies mais contaminadas são as portas e descargas dos vasos, a torneira, e o chão — na verdade, estudos descobriram que um quarto das bolsas tinha matéria fecal por terem sido colocadas em pisos de banheiro.

Mesmo se você lavar as mãos, você ainda pode tocar em uma superfície coberta de germes como a torneira ou a maçaneta da porta e se contaminar novamente. A quantidade de germes ou bactérias no banheiro realmente depende da frequência que ele é limpo e higienizado, o que você pode controlar em casa. Mas nos banheiros públicos, para onde muitas pessoas levam seus germes e bactérias... é incontrolável.

Além disso, quando você dá descarga a água suja do vaso sanitário é pulverizada para todos os lados, incluindo o suporte de papel higiênico, onde muitas pessoas apoiam o celular.

Woolzian / Getty Images / Via thinkstockphotos.com

"Quando você puxa a descarga, a água com fezes e urina é pulverizada em todas as direções a até dois metros de distância", diz Reynolds. E cada vez que você dá descarga isso acontece de novo, de modo que num banheiro público há água suja do vaso cobrindo quase tudo — especialmente o suporte de papel higiênico, que costuma ficar bem ao lado do vaso sanitário.

Qualquer superfície que receba essa água pode transmitir coisas entre as pessoas, diz Reynolds, por isso cada vez que você coloca o celular em algum lugar por ali, ele se torna contaminado com germes e matéria fecal. Sem mencionar que ele vai pegar o que a última pessoa colocou lá, diz Gerba, que pode ter sido papel higiênico sujo, absorventes usados etc. Você nunca vai saber.

Estes germes podem transmitir norovírus, salmonela, E. coli e outras doenças diarreicas — é por isso que nós lavamos nossas mãos.

Instagram: @mrsamador420 / Via instagram.com

De acordo com especialistas, houve surtos de norovírus, E. coli, salmonela, shigella, hepatite A, MRSA, Estreptococo e a gripe de estômago comum — todas ligadas a banheiros públicos.

E para sua informação, a urina não é estéril de verdade — ela pode transmitir conjuntivite e infecções respiratórias, diz Reynolds, se você pegar germes e patógenos em suas mãos no banheiro e, em seguida, tocar seu rosto, olhos, nariz ou boca.

Então, sim, você realmente precisa lavar as mãos. Mas... infelizmente nem todo mundo lava as mãos o tempo inteiro, então mesmo que você lave as mãos, depois você pode encostar na maçaneta que foi tocada antes por alguém que resolveu pular a parte do sabão. "Norovírus, a causa mais comum de diarreia adulta nos EUA, está quase sempre ligada aos maus hábitos de lavagem das mãos", diz Gerba.

E o seu smartphone é basicamente uma extensão das suas mãos, mas ele não é lavado.

Glitter Hollywood / zazzle.com / Via zazzle.com

Você pode não comer um sanduíche no banheiro, mas você comeria um sanduíche enquanto verifica o Instagram depois de levar o celular ao banheiro algumas horas antes? Provavelmente sim. E, como seus dedos tocam o telefone e, em seguida, a comida, aqueles germes do banheiro acabam direito em sua boca. Quando você leva o seu celular para o banheiro, é como sair sem lavar as mãos.

Estudos da Universidade do Arizona mostraram que 9 em cada 10 telefones tinham um micróbio que pode causar doenças, e 16% deram positivo para existência de matéria fecal. Então, quando você usa o celular no banheiro, ele se torna essencialmente um portador de germe móvel. "Uma pessoa usa o celular em média por duas horas em um dia, por isso é muito fácil contaminar as mãos novamente e transmitir os germes a você mesmo ou a alguma outra pessoa", diz Gerba.

Portanto, é melhor se separar do seu smartphone durante cinco minutos e usar o banheiro sem distrações.

SYZM.ORG / Via Twitter: @JGTechBlog

"Se o banheiro é a raiz do problema, a melhor solução é manter o seu celular na bolsa e fora do banheiro", diz Gerba. Se você está em casa e você sabe que o seu banheiro é super limpo, então talvez você não tenha que se preocupar tanto (embora você ainda esteja recebendo a matéria fecal pulverizada depois da descarga).

Então é melhor não levar o seu celular para o banheiro.

Além disso, é bom não esquecer como 99% dos celulares terminam a vida.*

Instagram: @brittknee_ann / Via instagram.com

Todos nós já tivemos que colocar um celular numa tigela cheia de arroz para tentar salvar a vida dela pelo menos uma vez na vida. Então, deixando os germes de lado, quando você leva o seu celular para o banheiro, você está aumentando o risco de deixá-lo cair no vaso todas as vezes que for ao banheiro. "Mesmo que o truque do arroz funcione na secagem do seu celular, ele estará totalmente contaminado com germes e matéria fecal nos menores cantos e recantos", diz Reynolds. NOJENTO.

*É só um palpite, mas é um bom palpite.

**Além disso, quem tirou esta foto?

Mas se você não simplesmente não consegue ir ao banheiro sem o celular, então você precisa tentar limpá-lo com frequência.

Instagram: @simplement_matilda / Via instagram.com

Limpezas de desinfecção são super eficazes em matar todos os germes após uma jornada no banheiro, diz Gerba, mas as limpezas são adequadas apenas para a cobertura e não para o resto do celular. Uma solução melhor é umedecer um pedaço de microfibra ou um pano que não solte fiapos com uma solução de álcool diluído (uma parte de álcool para uma parte de água destilada) e limpar suavemente a parte debaixo do celular. Uma capinha também pode tornar isso mais fácil. E se você for colocar o celular no suporte de papel higiênico, cubra-a a com um pedacinho de papel higiênico, para que o aparelho não entre em contato direito com a superfície coberta de germes.

Se você realmente tem fobia de germes ou se quiser deixar seu celular realmente limpo, você pode encomendar este desinfetante de celular luz-UV da Amazon por US$ 48.

  1. Então, você leva seu celular para o banheiro?

    Sim, o que eu faria sem ele?
    Sim, mas só quando eu sei que vou demorar lá dentro.
    Eca, eu nunca faço isso.
    SIM PRINCIPALMENTE QUANDO ESTOU BÊBADO PRA CARALHO E ELE CAIU NA PRIVADA DE NOVO!

Esses são os motivos pelos quais você deveria parar de levar seu celular para o banheiro

Take quizzes and chill with the BuzzFeed app.
Get the app
Take quizzes and chill with the BuzzFeed app.
Get the app
Oops, alguma coisa deu errado. Por favor, tente de novo mais tarde
Parece que estamos com um problema no servidor.
Então, você leva seu celular para o banheiro?
  1.  
    voto votos
    Sim, o que eu faria sem ele?
  2.  
    voto votos
    Sim, mas só quando eu sei que vou demorar lá dentro.
  3.  
    voto votos
    Eca, eu nunca faço isso.
  4.  
    voto votos
    SIM PRINCIPALMENTE QUANDO ESTOU BÊBADO PRA CARALHO E ELE CAIU NA PRIVADA DE NOVO!

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss