back to top

Aqui está como lidar com este problema bucal insanamente irritante

Que diabos está acontecendo e o que você pode fazer a respeito? Aviso: imagens um pouco fortes de lábios rachados a seguir.

publicado

Você já acordou e os cantos da sua boca estavam tão ressecados e rachados que você se sentiu tipo assim:

Lorimar Film Entertainment / Via reddit.com

A luta é pra valer.

Então o BuzzFeed Life confirmou com duas dermatologistas, Dr. Julie Karen, da Complete Skin MD, e Dr. Michelle Green, para descobrir que diabos está acontecendo.

É totalmente normal, especialmente durante o inverno, os cantos da sua boca ficarem irritados e inflamados — também conhecido como "queilite angular".

James Heilman, MD / Wikicommons / Via commons.wikimedia.org

É bem comum e afeta pessoas de todas as idades, diz Green. Você pode ter em qualquer estação, mas ocorre frequentemente no inverno porque a falta de umidade no ar pode prejudicar o canto dos seus lábios, assim fica mais propenso a rachar e criar feridas, diz Karen. Quando racha, pode ser bem difícil de curar.

É geralmente causada por uma infecção de fungos ou leveduras do excesso de saliva presa nos cantos fissurados da sua boca.

wikiHow / Via wikihow.com

Quando a umidade se armazena em uma área fechada e quente como esta, é fácil leveduras e fungos crescerem e levarem a uma infecção, diz Karen. É menos comum, mas bactérias do tipo estafilococos também podem infectar a pele fissurada e causar inflamação.

Isso provavelmente parece inesperado — o cuspe não manteria seus lábios úmidos? — mas toda a saliva pode, na verdade, ressecar seus lábios e fragmentar a pele, diz Karen. Isso geralmente acontece à noite quando você está babando e, obviamente, se você lambe os lábios cronicamente.

Publicidade

E isso pode acontecer se você não proteger a sua boca com bálsamo à base de cera de abelha, por exemplo.

Warner Bros / Via Caroline Kee / BuzzFeed

Eles agem como protetores para a pele para prevenir o excesso de umidade e a formação de leveduras ou fungos, diz Green. Alguns bálsamos labiais são melhores do que outros, mas chegaremos lá.

A fissura pode variar de branda a até mais severa e crônica, o que torna mais doloroso.

cevah / Wikicommons / Via commons.wikimedia.org

Você pode ser mais suscetível a isso se você tiver eczema, o que já torna a pele sensível e propensa a irritações, diz Green. Outros fatores incluem ter aparelhos ou outros dispositivos ortodônticos e idade avançada. "Quando você envelhece, as dobras no canto da sua boca se tornam mais aparentes com rugas, o que torna mais fácil desenvolver queilite angular crônica", diz Karen.

Lamber seus lábios demais, bálsamos labiais com fragrâncias e cremes para acne podem piorar tudo.

Nickelodeon / Via a-gif-for-you.tumblr.com

"Lamber demais seus lábios é a pior coisa que você pode fazer", diz Karen. Você também deve evitar bálsamos labiais com fragrâncias e perfumes, que são irritantes comuns para a pele. E já que as pessoas confundem o distúrbio com acne ao redor da boca, diz Green, elas comumente experimentarão cremes para acne ou lavagens para tratar o problema. "O peróxido de benzoíla e o álcool nos produtos para acne ressecam a pele e pioram o problema", diz ela.

Você pode tratar isso normalmente com protetores como Vaselina ou Aquaphor, mas você vai precisar de um creme antifúngico ou esteroide.

Instagram: @anuadeliina / Via instagram.com

"Você precisa manter os lábios úmidos com Aquaphor ou Vaselina para prevenir mais fissuras", diz Green. Cremes tópicos antifúngicos (sim, tipo aqueles usados contra pé de atleta) também podem ajudar a limpar a infecção fúngica encoberta, e cremes esteroides como Cortisona podem ajudar contra a inflamação.

Se você é propenso a esse distúrbio ou acabou de se curar e quer evitar uma recaída, Karen até sugere usar um pouco de unguento nos cantos da sua boca antes de ir para cama para prevenir que a saliva se acumule.

MAS certifique-se de consultar um médico antes de experimentar qualquer um destes, já que ele pode te dizer a quantidade certa e frequência de aplicação.E, obviamente, apenas use uma pequena porção nos cantos da sua boca e não os ingira.

Se não melhorar com estes tratamentos, você pode querer se consultar com um dermatologista para explorar outras causas possíveis.

ABC / Via onepbed.tumblr.com

Geralmente é um distúrbio inócuo que é fácil de tratar, diz Karen. "Mas se não melhorar e houver qualquer secreção amarelada ou crosta, pode ser uma infecção bacteriana que requeira antibióticos", diz ela. Outras possibilidades incluem dermatite de contato (uma alergia a coisas como comida, cosméticos ou pasta de dente que fica na pele ao redor da boca) ou falta de vitamina B. Mas na maioria dos casos, isso melhora em torno de uma semana se você tratar corretamente.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss