back to top

35 maneiras fáceis de organizar a sua vida depois da faculdade

Porque o mundo real é assustador e aquela graduação não nos ensinou a ser adultos funcionais.

publicado

Se você acabou de se formar, pode ser que você esteja sentindo a famosa depressão pós-faculdade.

instagram.com

"A coisa mais assustadora de se tornar um adulto é perceber que nenhum adulto sabe o que está acontecendo"

A graduação acabou e a realidade de que você é agora um adulto e pode nunca mais reviver seus "anos de faculdade" está se instalando. Hora de um ataque de pânico.

Aqui está você... apenas tentando obter o controle da sua vida.

me trying to get a hold of my life

Há uma boa chance de que você sentir que sua vida está uma belíssima bagunça.

instagram.com

Logo após a graduação da faculdade, você é basicamente um bebê recém-nascido. É um momento aterrorizante e confuso. Então perguntamos a alguns colaboradores do BuzzFeed quais foram as mudanças simples de estilo de vida que podem ajudar alguém a se sentir um pouco menos maluco e mais no controle da sua nova vida de ~adulto~.

1. Crie para seu dia (e sua vida) uma estrutura baseada em pequenos prazos e metas.

instagram.com

Mesmo que tudo o que você tenha que fazer semana seja ir para a ioga, (finalmente) envie aquelas cartas de agradecimento pela graduação e não gaste todo o seu dinheiro em um monte de porcarias. É um momento de reconhecer seus esforços e celebrar.

Definir pequenas expectativas para si mesmo, onde e como você tem que entregar algo, é uma ótima maneira de se sentir mais no controle e realizado. Você estará chegando a algum lugar, nós prometemos.

2. Descanse o suficiente. O suficiente é provavelmente mais do que você acha que precisa.

instagram.com

"Não consigo ser adulto hoje. Por favor, não me obrigue a ser adulto."

Os adultos devem ter entre 7-9 horas de sono por noite, de acordo com a National Sleep Foundation. E mesmo que você não tenha uma prova ou estágio para o qual se preparar com uma boa noite de sono, descansar o suficiente irá ajudá-lo a ser mais produtivo. E sim, todos nós meio que precisamos disso.

3. Permita a si mesmo se sentir perdido e confuso, porque isso é normal!

FOX / Via confusedfriendliness.tumblr.com

Converse com amigos, escreva um diário ou comece a blogar. Qualquer exercício que ajude você a afastar esses sentimentos de crescimento e essa crise existencial da sua cabeça é produtivo.

4. E procure a ajuda de um profissional, se você acha que precisa disso.

Desabafar para seus amigos e familiares pode fazer maravilhas, mas às vezes você precisa de um pouco mais do que isso — especialmente se você está lidando com sintomas de ansiedade, depressão ou outra doença mental. Se for esse o caso, encontrar um terapeuta que você realmente goste pode fazer uma grande diferença.
Chris Ritter / Via BuzzFeed Life

Desabafar para seus amigos e familiares pode fazer maravilhas, mas às vezes você precisa de um pouco mais do que isso — especialmente se você está lidando com sintomas de ansiedade, depressão ou outra doença mental. Se for esse o caso, encontrar um terapeuta que você realmente goste pode fazer uma grande diferença.

5. Saia de casa.

NBC / Via lolmysocalledlife.tumblr.com

Fazer um passeio ou caminhada pela natureza pode ajudar a limpar sua cabeça. O aumento de vitamina D não vai te machucar!

6. Durma cedo e acorde cedo.

Era fácil manter essa agenda de sono insana durante a faculdade, quando sua primeira aula só começava meio-dia, mas o resto do mundo tende a operar em uma agenda de "se levantar com o sol". Nós não estamos dizendo que você não pode dormir, mas sugerindo que você tente acordar às 9 em vez das 11 — mesmo se você não tiver nenhum compromisso. Pegar aquelas poucas horas de sol da manhã pode fazer você se sentir um pouco mais produtivo e te dar mais horas para começar a se organizar de verdade. E claro, coloque um milhão de lembretes no celular se você precisar.
Via instagram.com

Era fácil manter essa agenda de sono insana durante a faculdade, quando sua primeira aula só começava meio-dia, mas o resto do mundo tende a operar em uma agenda de "se levantar com o sol". Nós não estamos dizendo que você não pode dormir, mas sugerindo que você tente acordar às 9 em vez das 11 — mesmo se você não tiver nenhum compromisso. Pegar aquelas poucas horas de sol da manhã pode fazer você se sentir um pouco mais produtivo e te dar mais horas para começar a se organizar de verdade.

E claro, coloque um milhão de lembretes no celular se você precisar.

7. Arrume sua cama de manhã.

instagram.com

Como o Almirante da Marinha dos EUA William H. McRaven disse: "Se você quer mudar o mundo, você deve começar arrumando a cama". A tradução dos 20 e poucos anos: "É como colocar uma lingerie sexy e extravagante — se alguém vir ou não, você se sentirá como um adulto crescido sabendo que você fez isso".

Sério, simplesmente arrume a cama.

8. Limpe seu smartphone.

instagram.com

Organize fotos e arquivos, livre-se de coisas antigas que estejam apenas ocupando espaço (como o seu aplicativo de e-mail da faculdade, ugh) e substitua-as por coisas incríveis que possam te ensinar algo novo todos os dias.

9. Organize seu e-mail.

Caroline Kee / BuzzFeed Life
Caroline Kee / BuzzFeed Life

Organizar e limpar sua caixa de entrada, saindo de grupos de e-mail da faculdade e criando uma boa assinatura de caráter profissional são ótimas maneiras de começar. Você também pode começar com uma tela em branco criando uma nova conta para onde seus e-mails pessoais e da faculdade serão encaminhados. Confira mais dicas de e-mail aqui.

... e P.S.: VOCÊ PRECISA HABILITAR O RECURSO DE DESFAZER, SE NÃO JÁ NÃO O TIVER FEITO. Isso salvará sua vida impulsiva (bêbada).

10. Apareça com uma resposta pronta para quando as pessoas perguntar-lhe o que você está fazendo atualmente.

"Como está a faculdade? Você se formou em quê? Qual é a sua média?"Ter uma resposta automática para a inevitável pergunta "Quais são seus planos?" pode ajudá-lo a se sentir menos estressado quando você é bombardeado por amigos e familiares curiosos. Pode ser que você esteja se candidatando para um programa daqui a alguns meses, pensando em empregos em algumas companhias diferentes ou você pode simplesmente responder NADA (divirta-se com isso e ria um pouco). "Há sempre a frase confiável: "Não tenho certeza ainda, mas eu estou pensando na faculdade de Direito". — Rachel Sanders, BuzzFeed Life.
Twitter: @factsofschool

"Como está a faculdade? Você se formou em quê? Qual é a sua média?"

Ter uma resposta automática para a inevitável pergunta "Quais são seus planos?" pode ajudá-lo a se sentir menos estressado quando você é bombardeado por amigos e familiares curiosos. Pode ser que você esteja se candidatando para um programa daqui a alguns meses, pensando em empregos em algumas companhias diferentes ou você pode simplesmente responder NADA (divirta-se com isso e ria um pouco).

"Há sempre a frase confiável: "Não tenho certeza ainda, mas eu estou pensando na faculdade de Direito". — Rachel Sanders, BuzzFeed Life.

11. ... Mas não tenha medo de admitir que você está apenas fazendo o melhor para você agora, e que você não tem ideia de onde isso vai levá-lo.

NBC / Via burnfreezing.tumblr.com

POSSO VIVER? Admitir para si mesmo e para os outros que você está completamente inseguro, mas esperançoso, sobre seus planos para o futuro pode ser assustador — mas seja honesto e não pense que você precisa manter as aparências para os outros. Isso pode ser libertador.

12. Se você atualmente está desempregado, candidate-se a todas as vagas que te pareçam remotamente interessantes.

CW / Via caravaggista.tumblr.com

É completamente natural e bastante normal não ter o seu emprego dos sonhos logo após a faculdade. Mantenha a calma e se candidate a todas as vagas para as quais você seja qualificado (se candidate também para as vagas que te intrigam).

13. Leve a sua procura por emprego para fora da sua sala para torná-la um pouco mais agradável.

instagram.com

Tente criar um miniescritório ao ar livre em seu próprio quintal ou varanda. Ou mude o cenário, fazendo o seu trabalho num café com ótimas vibrações.

14. Limpe seu armário e compre algumas coisas novas que te inspirem.

instagram.com

"Tente deixar a sua vida segura com um belo cinto."

Considere doar algumas das camisetas da faculdade ou de repúblicas etc. Você não precisa se livrar de tudo, mas abrir espaço para alguns investimentos em roupas adultas não vai doer. Como um novo relógio, algumas camisas ou uma nova bolsa que diz: "Eu sou muito importante e essa bolsa não está cheia de livros da faculdade".

Dessa forma, você estará pronto para qualquer entrevista de última hora, e se você ainda não começou seu trabalho, comprar roupas de trabalho em promoções pode fazer você economizar muito.

15. Comece tudo com um novo corte de cabelo.

instagram.com

Atualize seu corte atual ou experimente algo ousado que você sempre quis — você pode até mesmo experimentar um visual grisalho, se quiser. Sentir-se fabuloso por fora pode ajudar você a se sentir mais preparado por dentro.

16. Experimente algumas novas aulas estranhas para encontrar algo que você realmente goste de fazer.

Comedy Central / Via BuzzFeed Life

Sempre quis experimentar boxe? Balé? Agora é a hora. Forçar o seu descoordenado corpo pós-graduação (culpa da bebida, sem arrependimentos) a seguir uma rotina fisicamente exigente pode fazer com que você pare de se concentrar na sua angústia existencial... mesmo que seja apenas por uma ou duas horas do dia.

17. Ou, pelo menos, encontre uma maneira de se mexer um pouco durante as suas farras do Netflix.

Sim, você pode entrar em forma enquanto assiste à 2ª temporada de Orange is the New Black. Ou se você não se sentir multidisciplinar, estes treinos do YouTube podem ajudá-lo a se exercitar sem precisar de uma academia.
Lauren Zaser / Alice Mongkongllite / Via BuzzFeed Life

Sim, você pode entrar em forma enquanto assiste à 2ª temporada de Orange is the New Black. Ou se você não se sentir multidisciplinar, estes treinos do YouTube podem ajudá-lo a se exercitar sem precisar de uma academia.

18. Vá a algum lugar — qualquer lugar.

instagram.com

Sempre quis viajar para Nova Orleans? Obcecado pela cultura tailandesa? Se você tem dinheiro sobrando da graduação ou algum dinheiro extra guardado, planeje uma viagem de verão e use estes truques para torná-la tão acessível quanto possível. Os primeiros meses após a graduação podem ser a última vez que você terá liberdade para fazer alguns exames de consciência em sua vida. E não é uma maneira ruim de gastar o dinheiro de sobra da graduação.

Mesmo se nenhum dos seus melhores amigos puder se juntar a você, aqui está por que você não deve ter medo de ir em frente e viajar sozinho.

19. Crie um currículo que faça com que as pessoas realmente queiram contratá-lo.

"Eu tenho um diploma de faculdade, me dê um trabalho."

Seu currículo deve ser uma obra de arte. Trabalhe duro nisso, revise um milhão de vezes e experimente novos layouts e fontes até que você esteja confiante. Mesmo se você não estiver obtendo resposta dos empregadores, você pode se sentir bem sabendo que seu currículo estava incrível. Aqui estão 21 modelos gratuitos para você começar.

20. Faça listas de tarefas que você possa terminar em um dia, ou use um aplicativo para fazer isso por você.

Dessa forma, você está dando a si mesmo pequenas metas nas quais se concentrar que não são OBTER UM TRABALHO / ENCONTRAR UM APARTAMENTO / DESCOBRIR O QUE É UM 401K. O One List é um aplicativo para iOS que torna as listas de tarefas personalizadas mais gerenciáveis.

21. Leia (ou releia) um livro realmente bom.

instagram.com

O fim das aulas significa que agora você pode ler o que quiser, quando quiser, por diversão! Perder-se em um livro pode preenchê-lo com um sentimento de admiração e felicidade, para não mencionar levar sua mente para fora do mundo agitado (real) ao seu redor. Precisa de sugestões? Aqui estão alguns livros incríveis para as pessoas na faixa dos 20 anos começarem.

... mas ei, Harry Potter nunca ficará velho.

22. Ouça uma inspiradora Conferência TED.

Especialmente se você sente falta dessas palestras de uma hora de duração das quais você realmente gostava na faculdade. Com o aplicativo TED gratuito para iOS e Android, você pode encontrar várias conferências de líderes comprometidos com a difusão das ideias e buscando uma compreensão mais profunda do mundo.

23. Use TODOS os recursos do centro de carreira da faculdade.

instagram.com

Não tenha vergonha e use o aconselhamento de carreira da sua faculdade, as conexões de trabalho e as redes de ex-alunos online. Se você não tem certeza sobre como começar, pergunte a alguns amigos mais velhos que se formaram antes de você sobre como tirar o máximo proveito desses recursos.

24. Realmente faça algo.

instagram.com

Atividades como tricô, pintura ou projetos artesanais de decoração para casa podem te dar uma pequena série de tarefas para completar a cada dia, quando você sente que não está fazendo nada. E se ocorrer de você acabar com um monte de bolsas de tricô e pratos pintados, você pode vender o seu artesanato em sites como o Etsy para ganhar algum dinheiro extra. Aqui estão algumas ideias para você começar.

25. Se planeje para se certificar de que você não gastará todas as suas economias nos primeiros seis meses após a graduação.

Use um aplicativo como o Mint, gratuito para iOS e Android, para manter o controle de seus gastos, criar orçamentos mensais e definir lembretes de contas. Se preferir fazê-lo manualmente ou offline, você pode encontrar modelos de tabelas para finanças pessoais superbacanas na internet para o Microsoft Excel ou o Apple Numbers.

26. Aprenda a cozinhar algo novo a cada semana.

Cozinhar não é apenas uma habilidade útil para a vida, mas é também uma forma produtiva e divertida de canalizar sua energia. Para iniciantes, veja aqui como fazer o frango assado perfeito, molho picante para salada, ótimo glacê para bolo e muito mais. BOOM, JÁ É UM ADULTO.
Chris Ritter / Via BuzzFeed Life

Cozinhar não é apenas uma habilidade útil para a vida, mas é também uma forma produtiva e divertida de canalizar sua energia. Para iniciantes, veja aqui como fazer o frango assado perfeito, molho picante para salada, ótimo glacê para bolo e muito mais. BOOM, JÁ É UM ADULTO.

27. Encontre um trabalho de meio período e de baixo estresse.

NBC / Via beautifuldreams-blog.tumblr.com

Um trabalho de meio período aleatório pode vir com muitos bônus: uma renda estável, talvez algumas dicas ou um desconto de empregado (como na Anthropologie). Além disso, ele ajuda a fornecer a estrutura e a organização das quais você pode estar sentindo falta depois do fim das aulas. Mesmo que esse trabalho não seja algo que você gostaria, em última análise, de colocar em seu currículo, ele pode te ajudar a se manter envolvido e trabalhando até encontrar algo que você realmente queira fazer.

Então acesse a Craigslist, peça referências a seus amigos e até mesmo experimente fazer à moda antiga (como entrar em uma loja e perguntar se eles estão contratando).

28. Mantenha contato com seus orientadores e professores favoritos.

Metro-Goldwyn-Mayer / Via bb-shine.tumblr.com

Essas pessoas não leram todas as 75 páginas de sua tese de monografia sem motivo. Elas continuam existindo após a graduação como um recurso para orientação, conexões e oportunidades futuras. Envie um e-mail, tome um café com elas, qualquer coisa.

29. Voluntarie-se uma ou duas vezes por semana.

VolunteerMatch é um aplicativo gratuito baseado na localização que ajuda a encontrar oportunidades de voluntariado em coisas pelas quais você é apaixonado.

30. Arrume um hobby. Aparentemente, os adultos têm isso.

instagram.com

Sempre quis aprender a tocar violão? Só porque você tem 22 anos e nunca teve tempo de aprender na faculdade não significa que seja tarde demais para começar e que você não possa ficar muito bom. Mesmo que isso pareça bobagem, como fazer algumas batidas no Garage Band, hobbies são importantes... e só fica mais impossível escolher alguma coisa conforme você fica preso em uma carreira estressante e exigente. Se você precisa de alguma inspiração ou apenas odeia hobbies em geral, aqui estão algumas ideias que podem ajudar.

31. Veja o que pessoas famosas estavam fazendo na sua idade.

J. K. Rowling era basicamente uma sem-teto, Tina Fey estava trabalhando no escritório de assistência infantil de uma YMCA de Chicago, Oprah Winfrey tinha acabado de ser demitida de seu emprego como âncora de telejornal... para você ter ideia. O ponto é que você provavelmente está indo MUITO BEM.
Comedy Central / Via janiefierce.tumblr.com

J. K. Rowling era basicamente uma sem-teto, Tina Fey estava trabalhando no escritório de assistência infantil de uma YMCA de Chicago, Oprah Winfrey tinha acabado de ser demitida de seu emprego como âncora de telejornal... para você ter ideia. O ponto é que você provavelmente está indo MUITO BEM.

32. Cerque-se de pessoas positivas e motivadoras.

Dreamworks / Via updowngirl.tumblr.com

Essas são as pessoas que você vai querer por perto quando não receber a resposta de um emprego / receber sua primeira conta que você não pode pagar / achar que você talvez nunca encontrará um apartamento. Essas pessoas vão saber o que dizer.

33. ... E distancie-se das pessoas tóxicas.

Bravo / Via welove-thedirection.tumblr.com

Mesmo se o fim da graduação te distanciou geograficamente, as redes sociais tornam mais fácil ver e inconscientemente se envolver com essas pessoas chatas. Felizmente, libertar-se de relacionamentos pouco saudáveis pode ser tão fácil como deixar de seguir ou desfazer a amizade com qualquer um que faça você se sentir mal sobre si mesmo.

34. Seja presente e desfrute do presente.

Comedy Central / Via comedycentral.tumblr.com

É tão simples: esteja consciente da comunidade ao seu redor ou tente encontrar coisas para fazer em seu ambiente que façam você feliz. Mesmo que você sinta que essa fase, essa cidade ou esse trabalho seja temporário, ~espalhar suas raízes~ pode ajudá-lo a se sentir mais estabelecido e confortável.

35. E transforme esse grande ponto de interrogação no horizonte em uma fonte de esperança e entusiasmo.

instagram.com

Hoje, você é mais jovem do que jamais será pelo resto de sua vida.

As possibilidades são infinitas.

instagram.com

“Se você gritar ‘Eu não tenho ideia do que estou fazendo’ enquanto você faz alguma coisa, você ainda não tem ideia do que está fazendo, mas pelo menos se sente melhor.”

Nota do Editor: as imagens dos itens 8 e 13 foram deletadas pelos usuários do Instagram.

Miniatura Broad City via tumblr

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.