go to content

17 coisas que você não sabia sobre mau hálito

Como evitar o hálito ruim e ficar tranquilo.

publicado

1. O mau hálito não faz distinção de credo, gênero ou classe social.

Disney / Via ifthegiffits.tumblr.com

"Qualquer um pode ter mau hálito. Eu já vi em homens e mulheres de 10 a 95 anos de idade, e você pode desenvolver a qualquer momento da vida", Dr. Gary Herskovits, D.D.S., do Fresh Breath Center and Brooklyn Smile, no Brooklyn, Nova Iorque, diz ao BuzzFeed Life.

É muito comum, e geralmente é tratável. Então, não fique com vergonha se você tiver mau hálito, mesmo que pareça extremamente constrangedor.

2. Existem dois tipos de mau hálito: o "hálito de alho" e a halitose propriamente dita.

CW / Via janicedickinson.tumblr.com

"Existe o mau hálito temporário do tipo 'eu acabei de comer alho e cebola no sanduíche do meu almoço', em que os sabores pungentes permanecem na boca e nos pulmões", Dr. Matthew Messina, D.D.S., porta-voz da American Dental Association (ADA), diz ao BuzzFeed Life.

E há o mau hálito causado por uma bactéria na sua boca, que é a halitose. Este tipo pode variar em severidade, portanto, pode ser algo que você possa resolver por conta própria ou que você precise consultar um médico (já vamos chegar lá).

3. A halitose vem GERALMENTE de um desequilíbrio de bactérias.

University of California / Via ucresearch.tumblr.com

O mau hálito que é mais severo ou crônico geralmente aparece devido a um problema com a produção de bactéria na boca. Quando você come, existem bactérias na sua boca que digerem a comida e as proteínas – o que é uma coisa boa. "O mau hálito é causado pela presença em excesso de bactérias anaeróbicas – que significa que não precisam de oxigênio para sobreviver – dentro da boca", o Dr. Steven Fox, D.D.S, que foi docente na Escola de Medicina Odontológica de Harvard e atua em Manhattan, Nova Iorque, diz ao BuzzFeed Life.

Como você descobre se há um desequilíbrio de bactérias anaeróbicas na sua boca? Você não consegue. Fox explica que somente um dentista pode examinar a "flora bacteriana" da sua boca e determinar qual é a causa do mau hálito.

É menos provável, mas às vezes a halitose pode ser causada por problemas na gengiva, refluxo gástrico, corrimento nasal, diabete, tonsilólitos ou outras doenças orais, diz Messina. Se você melhorar sua higiene oral e o seu hálito não melhorar, ou o hálito ruim começa de forma súbita, você deve consultar um dentista, que poderá avaliar melhor o problema e sugerir um tratamento.

4. As pessoas que tem halitose geralmente não sabem.

Nickelodeon / Via BuzzFeed Life

Você pode sentir o hálito de alguém e pensar: "meu deus, não é possível que ele não saiba que tem um hálito horrível", mas esse não é o caso. "O seu olfato e seu paladar são baseados internamente, então você fica acostumado com o seu próprio hálito, mesmo se for ruim", diz Messina. "Se a halitose é a base, você não sabe do mal hálito, pois o nariz fica 'dessensibilizado'".

Os especialistas concordam que, mesmo quando parece literalmente impossível, você pode estar fazendo um favor quando fala para a pessoa sobre o hálito dela de maneira honesta e gentil.

"Não seja passivo-agressivo ou deixe uma garrafa de enxaguante bucal na mesa de alguém – essa abordagem é errada. Se você acha que precisa avisar a pessoa, puxe-a para um canto e avise gentilmente. Não torne o problema público", diz Herskovits.

5. E o cheiro que você sente, na verdade, é enxofre.

instagram.com

"Existe toda uma ciência por trás do mau hálito. Quando as bactérias anaeróbicas digerem a comida, elas liberam coisas chamadas compostos voláteis de enxofre (CVE), que são essencialmente o odor ruim", diz Foz.

Você provavelmente sabe como é o cheiro do enxofre, e ele não chega nem perto do alho ou da cebola no seu hálito depois do jantar de ontem. Herskovits diz que a maioria das pessoas comparam os compostos de enxofre que causam o mau hálito com "ovos podres ou animais de curral". Sim, animais de curral.

6. Você precisa remover as bactérias fisicamente para se livrar do cheiro.

Fox / Via tagagif.tumblr.com

Pelo fato das bactérias serem anaeróbicas, elas gostam de se esconder em partes da boca difíceis de alcançar, onde há menos oxigênio. Messina observa que as bactérias geralmente ficam entre os dentes e nas fendas da língua. Portanto, há ações mecânicas – passar fio dental ou escovar os dentes – que você precisa fazer para remover a bactéria de onde ela se acumulou. Qualquer espaço em que a bactéria se acumular, como um buraco grande na boca, cavidades ou mesmo aparelho, também precisa ser limpado cuidadosamente.

Isto inclui quaisquer itens odontológicos que você use à noite ou ocasionalmente, como aparelhos de retenção, protetores bucais ou dentaduras. De acordo com Herskovits, esses plásticos também pode absorver o odor. Ele sugere mergulhá-los por algumas horas em solução para aparelhos de retenção ou água morna com limão.

7. Raspadores de língua podem ajudar… mas só se usados de forma adequada.

Disney / Via miscgifs.tumblr.com

Todos os três dentistas concordam que você deve levar sua higiene bucal ao nível mais alto possível, o que inclui limpar sua língua antes ou depois da sua rotina normal de escovação. Como você limpa sua língua vai de acordo com a sua opção (ou do seu dentista), mas a maioria das pessoas usam raspadores de língua comprados na farmácia, escova de dentes ou o limpador de língua na parte de trás da escova, ou mesmo uma colher de plástico.

Herskovits observa que você deve ter o cuidado de não raspar de forma muito forte, pois você pode acabar raspando uma camada de pele e fazer sua língua sangrar (o mesmo vale para a gengiva depois de escovar com muita força). Ele sugere "varrer" gentilmente a sua língua com esses utensílios para remover as bactérias.

E se você tiver uma forte vontade de votimar? "Muitas pessoas não gostam do limpador, pois ele causa reflexos de vômito, mas ele deve causar o reflexo, pois isto significa que você está alcançando a parte de trás e limpando a língua inteira", diz Messina. No entanto, ele observa que, se você não consegue suportar a vontade de vomitar, você deve tentar colocar sua língua para fora e segurar a ponta dela com a outra mão, o que ajuda a estabilizar a língua enquanto você a escova ou raspa.

8. O hálito ruim também pode ser causado pela falta de saliva.

Cartoon Network / Via momgeleno.tumblr.com

A saliva ajuda a limpar sua boca, fluindo e limpando as partículas de comida e as bactérias. E, na maioria das pessoas, a saliva tem algo nela que ajuda a controlar os compostos de enxofre e neutralizar o mau odor, diz Herskovits. Então, se você tiver mau hálito, pode ser um problema com a sua saliva.

Ou pode ser um problema com o seu fluxo de saliva, glândulas salivares ou com a sua forma de respirar, que pode acabar deixando você com a boca seca. "Um indivíduo típico tem um fluxo salivar normal, mas algumas coisas podem alterar o fluxo salivar e fazer a boca secar, como certos medicamentos, rádio e quimioterapia em pacientes de câncer ou algumas doenças autoimunes como a Síndrome de Sjögren", explica Fox.

Portanto, beber água frequentemente para manter sua boca prazerosamente úmida e ficar hidratado o dia inteiro é indispensável. Salivar um pouco nunca fez mal a ninguém.

9. Um hálito terrível de manhã é totalmente normal.

instagram.com

Quando você dorme, seu corpo desacelera, assim como o fluxo salivar. E não ajuda se você respirar com a boca aberta por oito horas. "Como essas bactérias produtoras de enxofre se desenvolvem em um ambiente seco, elas saem quando você dorme, e é por isso que o seu hálito é ruim depois de acordar", explica Herskovits.

Obviamente, o mal hálito da manhã pode ser pior para uns do que para outros – mas ainda é um produto natural do sono, portanto, você não consegue se livrar dele. Alguns produtos podem ajudar o fluxo salivar ou suplementar sua boca seca noturna com saliva artificial (sério). E certifique-se de sempre usar fio dental, escovar e enxaguar depois da sua última refeição antes da cama e de manhã, pois as bactérias aumentam durante a noite.

10. O que você come pode causar mau hálito – e não apenas o alho.

Disney / Via fallontonight.tumblr.com

Quando se trata de nutrição, manter seu hálito fresco não significa evitar rigidamente alimentos e temperos aromáticos. O que você come pode ajudar a evitar enfraquecimento dos dentes, problemas na gengiva e gastroenterite, que estão associados ao mau hálito.

Fox explica: "evitar o mau hálito inclui fazer uma dieta balanceada, com três refeições por dia, e ter um bom equilíbrio de proteína, frutas e vegetais. Não é fácil de resolver – mas, se você tem mau hálito, você pode ajustar sua dieta para buscar melhoras ou identificar alimentos que causam problemas".

11. Enxaguante bucal pode mascarar o problema, mas não resolver.

Como mencionado anteriormente, são os movimentos mecânicos como escovar e passar fio dental que realmente remover as bactérias do mau hálito. O enxaguante bucal e outras soluções tópicas podem ajudar depois da limpeza, mas eles realmente só mascaram o problema. Eles nunca devem ser usados em substituição a uma higiene oral adequada.

E, na verdade, eles podem até mesmo piorar. "Se o seu enxaguante bucal tem álcool, seu hálito pode ficar fresco por 30 minutos por causa das essências de menta adicionadas, mas, depois o álcool seca a sua boca ainda mais, o que apenas melhora o ambiente para as bactérias que produzem o odor", diz Herskovits. Se você usa enxaguante bucal, experimente a opção sem álcool ou enxaguantes antibacterianos, que não deixam a boca tão seca, mas agem diretamente para eliminar as bactérias causadoras do odor e combater a placa.

12. Fumar e beber pode piorar o seu hálito.

Weinstein Company / Via mregifs.tumblr.com

Nem todo mundo tem o hálito afetado pelo álcool ou cigarro, mas se você tem mau hálito, eles estão apenas tornando o problema pior. "Se um paciente com hálito muito ruim fuma meio maço por dia e bebe álcool quatro dias por semana – eu diria que é muito óbvio que ele deve parar de fazer isso", diz Herskovits. "Ambos deixam sua boca seca, e fumar aumenta o risco de doença da gengiva e outros problemas orais, que são associados à halitose". Além disso, cigarros causam mal cheiro em geral. Então, obviamente, eles aumentam o problema do seu hálito. Semelhante à nutrição, ajustar seus hábitos de bebida e cigarro é uma boa forma de procurar melhorias no seu hálito.

13. O açúcar pode piorar bastante o seu hálito, também.

Nickelodeon / Via Twitter: @products

Não só o açúcar causa cavidades e estraga seus dentes, mas também pode ajudar a alimentar as bactérias que causam o mau hálito, explica Herskovits. Cortar alimentos açucarados e carboidratos simples irá ajudar, portanto, você pode trocar seus lanches usuais de salgadinhos e biscoitos por uma maçã, se o seu hálito é ruim. Além disso, se você tem mau hálito e constantemente masca gomas de mascar, elas devem ser sempre sem açúcar.

14. E, obviamente, o hálito de café também é uma questão, pois resseca a sua boca e deixa um odor bastante pungente.

Nickelodeon / Via thestorycampaign.tumblr.com

A cafeína e o café (e qualquer coisa, na verdade) pode ressecar sua boca, atraindo todas essas bactérias que surgem e deixam o seu hálito ruim. Adicione a isso o fato de que o café tem um cheiro forte, e você fica com hálito de café com leite. Sem mencionar que ele é bastante eficiente em manchar seus dentes.

15. A halitose pode causar até ansiedade e depressão.

New Line Cinema / Via themeganwho.tumblr.com

Pode ser uma condição incômoda e constrangedora. Herskovits observa que: "Você pode ter muitas reações negativas das pessoas. Eles esfregam o nariz, se afastam e cochicham com o vizinho depois que você fala. A maioria das pessoas ficam tímidas e não saem muito, o que pode ficar muito solitário". Mas este não precisa ser o caso.

É importante ter mais consciência da forma como você trata as pessoas com halitose, entendendo a condição e entendendo que não é sempre algo como uma goma de mascar que irá resolvar. "É um problema social, realmente. Talvez até uma doença social", diz Herskovits.

16. Com halitose mais severa, soluções rápidas provavelmente não funcionarão.

instagram.com

Qualquer um pode ter mau hálito por causa de uma acumulação de bactérias, mas isso geralmente é resolvido com uma higiene bucal ideal e uma combinação de alguns produtos diferentes. Se você tem halitose mais severa, você provavelmente já tentou de tudo e não funcionou tão bem.

"Se você encontra uma ou outra coisa que ajude com o seu mau hálito, então isso é ótimo", diz Fox. "Mas para as pessoas com halitose severa, todas as opções de prateleira são a mesma coisa, pois não funcionam. Então você vê comerciais de empresas para produtos ainda mais caros, que prometem o mundo ao consumidor e geralmente não entregam nada". É uma solução temporária para um problema muito mais complexo.

17. Se você acha que tem halitose, consulte o dentista.

"O principal pensamento que eu tenho é que não existe cura milagrosa para a halitose. Você pode testar sempre novos produtos, mas você precisa ir ao dentista", diz Foz. Consular um dentista não é uma solução rápida, mas ele pode avaliar a situação e prescrever uma variedade de planos de tratamento.

O tratamento geralmente não é invasivo e pode incluir sessões extensas de limpeza ou enxaguantes e pasta de dente prescritos para remover todas as bactérias difíceis da boca e ajudar no problema com a saliva. A ideia geral é que um profissional pode ajudar você a voltar ao ponto inicial, quando você poderá manter um hálito normal com uma higiene bucal adequada.

Você não precisa viver com hálito ruim para sempre!

FOX / Via gemini-dragon-gifs.tumblr.com

É uma condição completamente tratável, e você pode dizer adeus ao hálito ruim, contanto que você consulte um dentista para o tratamento e cuide muito bem da sua boca. Como Herskovits diz: "Casamentos e empregos podem ser salvos… você pode conseguir o difícil segundo encontra com um hálito fresco!"

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss