go to content

Um maravilhoso olhar na arte dos bastidores de "A Bela Adormecida"

Em comemoração ao lançamento de A Bela Adormecida Edição Diamante em Blu-ray, a Disney compartilhou algumas das fantásticas artes por trás das cenas desse filme clássico.

publicado

Concepção inicial da arte do castelo do Rei Estevão criado por Eyvind Earle, que Walt Disney selecionou para estilizar A Bela Adormecida.

Image courtesy of Disney

Earle, que foi fortemente influenciado pela arte pré-renascentista, criaria um tom visual ousado para A Bela Adormecida. O visual do filme foi enormemente distanciado de filmes anteriores da Disney, como Cinderela e A Dama e o Vagabundo.

Um esboço impressionante de estudo preliminar da Malévola, criado por Earle, que mostra seu marcante estilo angular.

Image courtesy of Disney

O estilo angular de Earle reflete atentamente o movimento moderno da metade do século 20.

A ênfase na textura, vista aqui nas árvores, era outra marca dos desenhos de Earle.

Image courtesy of Disney

O estilo moderno e destemido de Earle causou muitos conflitos internos entre os animadores da Disney Studios, que sentiram que os desenhos dela eram um desvio muito grande do estilo de animação tradicional do estúdio.

Por fim, Walt Disney entrou em cena para defender Earle, dizendo: "Por anos e anos tenho contratado artistas como Mary Blair para desenhar o estilo de um personagem, e quando o filme está finalizado, não há quase nenhum traço do estilo original. Desta vez, Eyvind Earle está estilizando A Bela Adormecida e é assim que vai ser!"

A evolução do desenho da Malévola.

Da esquerda para a direita: um desenho inicial da Malévola, onde ela é retratada mais como uma bruxa sinistra; um desenho de concepção inicial por Marc Davis (animador principal da Malévola); no qual ela tem uma aparência mais glamourosa; o desenho de Davis, que é mais próximo do personagem acabado, tem Malévola em vestes com linhas vermelhas em vez do roxo que é a marca registrada da personagem.

Folhas com modelos da Malévola e da Princesa Aurora.

Uma folha de modelo ajuda os animadores a manter a continuidade no desenho de um personagem, mostrando-o em vários ângulos e poses.

A evolução do desenho da Princesa Aurora.

No desenho de concepção inicial da Aurora (à esquerda), ela parece ter sido criada em homenagem à Liz Taylor. Um desenho inicial de estudo da Aurora e do príncipe Felipe (à direita), criado por Marc Davis.

Um desenho limpo da animação da romântica cena final, criado por Ken O'Brien, e a cena do filme pronto.

Esta cena viria a ser estudada e utilizada como referência por animadores da Disney que trabalharam na cena da valsa do final de A Bela e a Fera.

As informações desse post vieram do livro Once Upon a Dream: From Perrault's Sleeping Beauty to Disney's Maleficent de Charles Solomon. A Edição Diamante do Blu-ray de A Bela Adormecida já está disponível.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss