back to top

"Família Dinossauros": o episódio final mais traumatizante de todos

A extinção da família Silva Sauro foi um golpe nas nossas infâncias. Mas o episódio também passou uma mensagem poderosa.

publicado

Família Dinossauros

A Família Dinossauros, produzida pela Jim Henson Productions, foi uma série que foi ao ar de 1991 a 1994, como parte da programação "TGIF", da ABC. O seriado, que se passava em 60.000.003 a.C. na Pangeia, era uma mistura familiar de Os Flintstones e Os Simpsons. Ele girava em torno das desventuras da família Silva Sauro: Dino da Silva Sauro, o pai; Fran da Silva Sauro, a mãe; Robert "Bob" da Silva Sauro, o filho; Charlene da Silva Sauro, a filha; e Baby "Não é a Mamãe" da Silva Sauro, o bebê.Embora o seriado fosse leve e voltado para os espectadores mais jovens, às vezes apareciam temas pesados, como o assédio sexual, a objetificação das mulheres, direitos civis, o uso de esteroides, masturbação, o abuso de drogas, o racismo, a pressão dos colegas, religião e os direitos das mulheres.No memorável, mas muito sombrio, final da série, o programa tocou nos temas do ambientalismo e da mortalidade — com um final que deixou todos os personagens enfrentando a morte iminente.
ABC/Disney

A Família Dinossauros, produzida pela Jim Henson Productions, foi uma série que foi ao ar de 1991 a 1994, como parte da programação "TGIF", da ABC.

O seriado, que se passava em 60.000.003 a.C. na Pangeia, era uma mistura familiar de Os Flintstones e Os Simpsons. Ele girava em torno das desventuras da família Silva Sauro: Dino da Silva Sauro, o pai; Fran da Silva Sauro, a mãe; Robert "Bob" da Silva Sauro, o filho; Charlene da Silva Sauro, a filha; e Baby "Não é a Mamãe" da Silva Sauro, o bebê.

Embora o seriado fosse leve e voltado para os espectadores mais jovens, às vezes apareciam temas pesados, como o assédio sexual, a objetificação das mulheres, direitos civis, o uso de esteroides, masturbação, o abuso de drogas, o racismo, a pressão dos colegas, religião e os direitos das mulheres.

No memorável, mas muito sombrio, final da série, o programa tocou nos temas do ambientalismo e da mortalidade — com um final que deixou todos os personagens enfrentando a morte iminente.

O episódio final da série, "Mudando a Natureza", foi ao ar em 20 de julho de 1994, e começou com a família Silva Sauro reunida em um piquenique aguardando o retorno anual dos besouros. Os besouros, para grande desapontamento da família, nunca aparecem. Aprendemos, com um pouco de antecipação, que a razão dos besouros nunca terem retornado é que eles tinham sido erradicados depois que os dinossauros, de forma irresponsável, construíram uma fábrica de frutas de plástico sobre o terreno pantanoso de reprodução deles.Os besouros desempenhavam um papel importante no ecossistema da Pangeia, alimentando-se de um tipo de trepadeira. Sem os besouros, as vinhas começaram a crescer fora de controle.
ABC/Disney

O episódio final da série, "Mudando a Natureza", foi ao ar em 20 de julho de 1994, e começou com a família Silva Sauro reunida em um piquenique aguardando o retorno anual dos besouros. Os besouros, para grande desapontamento da família, nunca aparecem.

Aprendemos, com um pouco de antecipação, que a razão dos besouros nunca terem retornado é que eles tinham sido erradicados depois que os dinossauros, de forma irresponsável, construíram uma fábrica de frutas de plástico sobre o terreno pantanoso de reprodução deles.

Os besouros desempenhavam um papel importante no ecossistema da Pangeia, alimentando-se de um tipo de trepadeira. Sem os besouros, as vinhas começaram a crescer fora de controle.

Claro, Dino foi colocado no comando de uma força-tarefa ambiental responsável por resolver o problema da trepadeira. A solução da força-tarefa ambiental para lidar com as trepadeiras é pulverizar o planeta com desfolhante. O envenenamento em massa, no entanto, não só mata as vinhas, mas toda a vida vegetal na Pangeia.
ABC/Disney

Claro, Dino foi colocado no comando de uma força-tarefa ambiental responsável por resolver o problema da trepadeira.

A solução da força-tarefa ambiental para lidar com as trepadeiras é pulverizar o planeta com desfolhante. O envenenamento em massa, no entanto, não só mata as vinhas, mas toda a vida vegetal na Pangeia.

ABC/Disney

Em um esforço para salvar a vida no planeta, o Sr. Richfield, chefe de Dino, ordena que a força-tarefa ambiental faça chover. Eles executam um plano para soltar bombas em vulcões do planeta na esperança de criar nuvens de chuva.

O plano dá errado — e, em vez de chuva, as nuvens trazem neve, causando resfriamento global e o início da Era Glacial. Na cena final, a família está reunida dentro de sua casa tentando manter-se aquecida.Percebendo que o mundo está chegando ao fim, Dino pede desculpas à sua família e admite que ele não deveria ter "desprezado o valor da natureza".
ABC/Disney

O plano dá errado — e, em vez de chuva, as nuvens trazem neve, causando resfriamento global e o início da Era Glacial.

Na cena final, a família está reunida dentro de sua casa tentando manter-se aquecida.

Percebendo que o mundo está chegando ao fim, Dino pede desculpas à sua família e admite que ele não deveria ter "desprezado o valor da natureza".

Em um momento comovente, a família Silva Sauro aceita seu destino e promete ficar junta (até o final). A linha final do episódio é entregue por Howard Handupme (o âncora do telejornal da Família Dinossauros), que diz com um ar sombrio: "Boa noite. E Adeus”.
ABC/Disney

Em um momento comovente, a família Silva Sauro aceita seu destino e promete ficar junta (até o final).

A linha final do episódio é entregue por Howard Handupme (o âncora do telejornal da Família Dinossauros), que diz com um ar sombrio: "Boa noite. E Adeus”.

ABC/Disney

Para deixar claro que este é o fim da família Silva Sauro, o episódio termina com uma imagem da neve se acumulando na casa deles, enquanto toca uma trilha sonora meio deprimente.

Crianças em todo o mundo depois de assistirem a esse episódio:

ABC/Disney

"Que porra é essa?!"

A cena final de Família Dinossauros:

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com
Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.