back to top

30 coisas que pode ser que você não saiba sobre "A Bela e a Fera"

Este "conto tão antigo como o tempo" compartilha uma conexão com Jackie Chan e os Animaniacs.

publicado

1. Walt Disney tentou desenvolver A Bela e a Fera em um filme de animação nos anos de 1930 e 1950, mas acabou desistindo porque os escritores acharam a história muito difícil de adaptar.

Hulton Archive/Getty Images

2. A música "Human Again" foi cortada um pouco antes da produção começar. A música foi adicionada mais tarde em um espetáculo da Broadway e então gravada e animada para o relançamento do filme em 2002.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

3. Walt Disney pegou algumas ideias do filme de ação de Jean Cocteau de 1946.

O clássico filme francês apresentava a ideia de um pretendente para Bela, chamado Avenant, que tenta matar a Fera ao saber que ela o ama, perdendo sua vida nesse processo.   Além disso, o filme mostrava objetos domésticos do castelo da Fera, que ganhavam vida.
Via readrw.blogspot.com

O clássico filme francês apresentava a ideia de um pretendente para Bela, chamado Avenant, que tenta matar a Fera ao saber que ela o ama, perdendo sua vida nesse processo.

Além disso, o filme mostrava objetos domésticos do castelo da Fera, que ganhavam vida.

4. A música "Human Again" foi cortada um pouco antes da produção começar. A música foi adicionada mais tarde em um espetáculo da Broadway e então gravada e animada para o relançamento do filme em 2002.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

O então Presidente da Disney, Jeffrey Katzenberg se desfez desta versão do filme depois de ver a filmagem inicial em 1989. Purdum pediu demissão pouco depois, quando os produtores decidiram adaptar a história para um musical.

5. Após a saída de Purdum, a roteirista Linda Woolverton foi contratada para reescrever o script. Sua única experiência com Walt Disney foi escrevendo episódios de Tico e Teco e os Defensores da Lei.

Woolverton passou a ajudar no roteiro de O Rei Leão e Mulan, e escreveu Alice no País das Maravilhas de Tim Burton.

Woolverton passou a ajudar no roteiro de O Rei Leão e Mulan, e escreveu Alice no País das Maravilhas de Tim Burton.

6. A interpretação de Katharine Hepburn como Jo March na adaptação cinematográfica As Mulherzinhas inspirou a caracterização de Bela.

Woolverton usou como inspiração o desempenho de Hepburn porque ela queria que Bela fosse uma personagem mais forte, e mais independente.
Via commons.wikimedia.org

Woolverton usou como inspiração o desempenho de Hepburn porque ela queria que Bela fosse uma personagem mais forte, e mais independente.

7. Bela é a única pessoa em seu vilarejo que veste azul, que foi assim usado para simbolizar o quão diferente ela era de todos os outros.

8. Quando Gaston está caindo, no fim do filme, um pequeno crânio aparece nos seus olhos. A ideia era simbolizar que ele realmente iria morrer.

9. Julia Andrews foi declaradamente a primeira escolha para fazer a voz da Madame Samovar.

Kevin Winter / Getty Images

10. Originalmente, Zip teria apenas uma fala durante todo o filme, mas os produtores gostaram tanto da voz de Bradley Pierce que resolveram aumentar a participação do personagem,

11. Antes do personagem de Zip ganhar mais espaço no filme, o personagem que seria "fofo" originalmente seria uma caixa de música.

O personagem de caixa de música foi inspirado no Dunga de A Branca de Neve e os Sete Anões, e só podia se comunicar através de notas musicais.
Via disney.wikia.com

O personagem de caixa de música foi inspirado no Dunga de A Branca de Neve e os Sete Anões, e só podia se comunicar através de notas musicais.

12. A mãe de Bambi faz uma aparição no filme. Na cena de abertura do filme, ela aparece bebendo água no riacho, no canto inferior direito.

13. A música "Be Our Guest" deveria originalmente se cantada por Maurice, e não por Bela.

Via in-disney-we-trust.tumblr.com

A cena foi reescrita para incluir Bela na música, e então os produtos sentiram que a música era boa demais para desperdiçar com Maurice, um personagem secundário.

14. O personagem Horloge foi escrito especificamente com John Cleese em mente, mas ele recusou o papel.

Kevin Winter / Getty Images

15. Angela Lansbury, a voz da Madame Samovar, não achava que ela era a voz adequada para cantar a música "Beauty and the Beast." Ela gravou uma tomada a pedido do diretor, para ter uma opção se nada mais funcionasse, e foi essa gravação que acabou ficando no filme.

16. O animador Glen Keane usou como base para a aparência da Fera vários animais, ele usou de inspiração juba do leão, cabeça de búfalo, sobrancelha de gorila, presas de javali, pernas e rabo de lobo, e corpo de urso.

17. A Bela e a Fera foi o segundo filme da Disney produzido (e "primeiro filme de prestígio) para usar CAPS (Computer Animation Production System), um programa desenvolvido para Walt Disney pela Pixar.

Este programa permitiu que a Disney criasse a icônica cena do baile.  O primeiro filme que usou CAPS foi Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus.
Via vinylmationkingdom.com

Este programa permitiu que a Disney criasse a icônica cena do baile.

O primeiro filme que usou CAPS foi Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus.

18. A dança final entre Bela e o príncipe foi na verdade uma animação reutilizada da dança final entre a Princesa Aurora e o Príncipe Phillip em A Bela Adormecida.

Esta sequência teria sido reutilizada porque os animadores estavam correndo contra o tempo durante a produção do filme.
Via thedisneyprincess.tumblr.com

Esta sequência teria sido reutilizada porque os animadores estavam correndo contra o tempo durante a produção do filme.

19. Paige O'Hara, que fazia a voz de Bela, chorou de verdade durante a gravação da cena de morte da Fera.

20. Disney queria originalmente Jodi Benson, a voz da Ariel em A Pequena Sereia, para fazer a voz de Bela.

21. O nome do príncipe é Adam, mas nunca é mencionado no filme.

O nome dele foi mais tarde confirmado em um jogo e no musical da Broadway.

O nome dele foi mais tarde confirmado em um jogo e no musical da Broadway.

22. Uma cena que estava no roteiro desenhado, mas nunca na animação, foi uma cena em que a Fera é vista arrastando a carcaça de um animal que ele matou. A cena foi considerada muito pesada e macabra para o filme, por isso foi esquecida.

23. No projeto original do filme, Gaston era para ser morto por lobos, depois de sobreviver após cair do castelo da Fera. Este ponto da trama foi reutilizado mais tarde na morte de Scar em O Rei Leão.

24. Algumas das esculturas vistas no castelo são versões do conceito inicial da Fera.

25. Sherri Stoner, que serviu como modelo de referência de animação para Bela e para Ariel em A Pequena Sereia, passou a criar e ser a voz de Slappy Esquilo em Animaniacs.

26. Jackie Chan fez a voz atuando e cantando da Fera, em chinês (Mandarim) na dublagem do filme.

Getty Images

27. Bela foi a segunda princesa de Disney que não tinha descendência real, depois de Cinderela. Tiana é a terceira.

28. A Bela e a Fera foi o primeiro filme de animação a ganhar mais de 100 milhões de dólares na bilheteria.

O filme foi o terceiro de maior bilheteria em 1991, atrás de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final e Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões.
Via disneyscreencaps.com

O filme foi o terceiro de maior bilheteria em 1991, atrás de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final e Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões.

29. A Bela e a Fera foi o primeiro filme de animação indicado ao Oscar de Melhor Filme. Perdeu para O Silêncio dos Inocentes.

Além disso, A Bela e a Fera é o único filme que tradicionalmente desenhado à mão que já foi nomeado como Melhor Filme.  Os únicos outros filmes nomeados como Melhor Filme foram Up e Toy Story 3.
Andrew H. Walker

Além disso, A Bela e a Fera é o único filme que tradicionalmente desenhado à mão que já foi nomeado como Melhor Filme.

Os únicos outros filmes nomeados como Melhor Filme foram Up e Toy Story 3.

30. Em 2002, a Biblioteca do Congresso considerou A Bela e a Fera um filme "culturalmente, historicamente e esteticamente significante" e selecionou o filme para preservação no National Film Registry.

Fontes:Movie Fone e IMDb.