back to top

15 coisas que talvez você não saiba sobre o filme "Cleópatra"

Já se passaram 50 anos desde que foi lançada essa história de amor épica cheia de paixão, traição e decadência — e que estava por trás das cenas.

publicado

1. Ajustando a inflação, Cleópatra foi um dos filmes mais caros já feitos. Originalmente, o filme teve um modesto orçamento de 2 milhões de dólares, mas ele eventualmente inchou para aproximadamente 44 milhões de dólares — o equivalente a 334 milhões de dólares em 2013.

2. O filme provavelmente é mais lembrado pela relação entre Elizabeth e Richard Button, mas não foi aí que os dois se conheceram. Eles se viram pela primeira vez em 1953, e ela o achou "vulgar".

4. Elizabeth Taylor foi a primeira atriz a receber 1 milhão de dólares por um filme, que era até então uma quantia sem precedentes.

Via periodmoviecaps.blogspot.com

Porém, ela ganhou 7 milhões de dólares (o equivalente a mais ou menos 51 milhões de dólares em 2013) devido a uma cláusula do seu contrato que garantia a ela 50.000 dólares por semana caso a produção ultrapassasse 16 semanas (o que acabou acontecendo), mais 10% da receita do filme.

Publicidade

6. No início das filmagens, Elizabeth quase morreu de pneumonia; uma traqueotomia teve de ser feita para salvar sua vida. A produção teve que ser mudada de Londres para Roma, já que o clima inglês não ajudou em sua recuperação.

8. O filme foi uma realização imensa: precisou de 26.000 fantasias e 79 sets de filmagem. Ao que consta, a construção dos sets grandes causou escassez de materiais de construção na Itália.

Publicidade
Publicidade

13. Um erro cometido pela 20th Century Fox fez com que Roddy McDowall perdesse uma oportunidade de ser indicado a um Prêmio da Academia para Melhor Ator Coadjuvante, pelo seu papel de César Augusto Otaviano.

Silver Screen Collection / Getty Images

O estúdio publicou uma carta aberta se desculpando com Roddy:

"Nós achamos que é importante que a indústria perceba que sua performance carregada como Otaviano em 'Cleópatra', que foi unanimemente selecionada pelos críticos como uma das melhores performances coadjuvantes de um ator este ano, não seja elegível para uma indicação de um Prêmio da Academia nesta categoria ... devido a um erro lamentável por parte da 20th Century Fox."

14. Embora Cleópatra tenha sido o filme mais caro de 1963, ele não foi muito bem nas bilheterias.

Philippe Le Tellier/Paris Match via Getty Images

O filme eventualmente recuperou todo o dinheiro, mas isso levou muitos anos.