back to top

10 fatos interessantes sobre a 2ª Guerra Mundial que talvez você não saiba

Banco Imobiliário teve um papel muito importante durante a guerra.

publicado

1. O presidente Roosevelt usou a limusine do Al Capone.

Via allproudamericans.com

No dia do ataque a Pearl Harbor, o Serviço Secreto americano se deu conta de que eles não tinham um carro blindado para transportar o presidente Roosevelt em segurança até o Congresso para dar o seu Discurso da Infâmia. Um agente do Serviço Secreto lembrou que o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos havia confiscado a limusine blindada de Al Capone em 1931.

O carro ainda estava em boas condições de funcionamento e transportou o presidente em segurança até o Congresso. Conta-se que o presidente Roosevelt disse brincando: "Espero que o Sr. Capone não se importe".

4. O termo Terceiro Reich foi usado pela primeira vez pelo autor alemão Arthur Moeller van den Bruck em seu livro de 1923 Das Dritte Reich ("O Terceiro Reich). Seu livro teve grande influência sobre o partido Nazista.

Via od43.com

Moeller van den Bruck escreveu que existiram dois Reichs anteriores:

- O Primeiro Reich foi o Sacro Império Romano (962-1806)

- O Segundo Reich foi o Império Alemão de 1871-1918

Publicidade
Publicidade

10. O jogo de tabuleiro "Banco Imobiliário" ajudou milhares de prisioneiros de guerra aliados a escapar dos campos alemães.

Via monopoly.cdbpdx.com

A Alemanha permitiu que a Cruz Vermelha enviasse pacotes de ajuda para prisioneiros de guerra e entre os itens que podiam ser enviados estavam jogos de tabuleiro. Caixas especiais de Banco Imobiliário que continham itens para ajudar aos prisioneiros a escapar foram criadas e elas continham:

- Dinheiro da Alemanha, França e Itália escondidos em meio às notas do Banco Imobiliário.

- Uma lixa de metal, escondida dentro do tabuleiro.

- Uma pequena bússola escondida em uma peça do jogo

- Mapas de seda da prisão e a sua localização escondidas dentro das peças de hotéis.