back to top

Veja 100 anos de tendências de cabelos afro masculinos nesse vídeo

Cabelo e política estão sempre entrelaçados.

publicado

A WatchCut Video acaba de lançar o último episódio em sua série 100 Anos de Beleza, desta vez abordando as tendências dos cabelos de homens negros nos EUA.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Chris Chan, antropólogo visual na WatchCut, explica a pesquisa por trás do vídeo numa outra gravação que você pode assistir aqui.

"Uma coisa sobre a qual queríamos ser bem claros neste vídeo é que cabelo e política estão sempre entrelaçados", Chan explica no vídeo.

Na década de 1910, a maioria das pessoas não sairia de casa de jeito nenhum sem um chapéu.

WatchCut Video / Via youtube.com

"Parte de estar em uma sociedade civil naquela época era usar um chapéu em público", Chan explica no vídeo.

Publicidade

O visual da década de 1930 desempenhou um forte papel, inspirado por Donald Sheffield Ferguson, o primeiro estudante de medicina negro na Universidade de Kansas.

WatchCut Video / Via youtube.com

"Ele lutou com unhas e dentes para entrar na faculdade e permanecer nela. Nos anos 30, antes mesmo de pensarmos a partir do movimento dos direitos civis, os negros estavam trabalhando duro para conseguir graduações médicas avançadas", Chan explica.

O cabelo alisado de Little Richard foi a inspiração para o visual dos anos 50.

WatchCut Video / Via youtube.com

"O visual 'conk' (como é chamado o cabelo afro alisado) é o cabelo quimicamente tratado, de forma que não fizemos isso de verdade com Lester, o modelo, mas nós tentamos recriá-lo", diz Chan. "Na Autobiografia de Malcolm X, existe um capítulo dedicado a ele fazendo seu primeiro conk. Ele escreve sobre o quanto queria ser branco, ter o cabelo de branco e adotar uma fisiologia de branco, e ainda assim a dor era tão insuportável que gerou nele uma consciência racial. Sobre a mentalidade colonial, sobre querer ser branco, sobre ser um corpo negro em um mundo branco".

A inspiração para o visual boina preta nos anos 60 foi Huey Newton, um dos fundadores do Partido dos Panteras Negras.

WatchCut Video / Via youtube.com

"A boina preta é parte de uma tradição revolucionária global. É um significante global da chamada revolucionária para a ação", explica Chan.

Publicidade

"É incrível o que vimos em apenas meio século. Os homens negros são disciplinados a não terem nenhum cabelo, mesmo que seja escondendo esse cabelo ou tratando-o quimicamente", diz Chan.

Nos anos 70, o black power se tornou proeminente.

WatchCut Video / Via youtube.com

"Escolher o black power e usá-lo tão orgulhosamente era resistir completamente às formas de disciplina que eram infligidas aos corpos negros", diz Chan.

Para o estilo dos anos 80, Jean-Michel Basquiat, um artista de Nova Iorque e nacionalista negro, foi a inspiração.

WatchCut Video / Via youtube.com

"Uma coisa que este vídeo pode fazer é mostrar uma espécie de história do presente, e quando vemos The Weeknd se apresentando, vemos um pouco da essência de Basquiat", diz Chan.

O topo plano — especificamente, o topo plano de Will Smith — era o visual para a década de 1990.

WatchCut Video / Via youtube.com

"Um Maluco no Pedaço era, na verdade, um símbolo interessante. Temos, no caso do personagem de Will Smith, essa pessoa que tenta mediar a existência na classe média vindo de uma cidade do interior".

Nos dias atuais, o visual é uma referência que remonta ao topo plano, mas mais relacionado com as laterias raspadas e à verticalidade do cabelo.

WatchCut Video / Via youtube.com

"No entanto, vemos também uma abundância de rapazes brancos usando esse tipo de cabelo. Macklemore tem esse cabelo, também. Isso é interessante", diz Chan. "Em um século, temos homens brancos indo a barbearias de propriedade de negros para fazerem seu cabelo, porque isso é parte de uma tradição mais longa do Sul. Uma coisa que 100 Anos de Beleza sempre tentou fazer é mostrar como o passado informa o presente".

Para saber mais sobre a aparência, você pode assistir ao vídeo sobre a pesquisa feita para o vídeo.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss