Este estudo mostrou que praticamente NADA mudou para as mulheres no cinema desde 1998

Nesta semana, a atriz Natalie Portman também revelou que recebeu um terço do salário pago a Ashton Kutcher para coestrelar o filme “Sexo Sem Compromisso”, de 2011.

Um novo estudo sugere que diretoras de cinema contratam muito mais mulheres para seus filmes do que diretores homens.

O Centro para Estudo de Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade Estadual de San Diego, EUA, constatou que, nos top 500 filmes de 2016 com ao menos uma diretora, 64% das roteiristas eram mulheres. Quando os filmes tinham apenas homens como diretores, somente 9% dos roteiristas eram mulheres. Filmes com ao menos uma diretora também tinham porcentagens mais altas de editoras, diretoras de fotografia e compositoras.

Martha Lauzen, que conduziu a pesquisa, disse que não é possível afirmar de forma categórica que diretores homens contratam menos mulheres para cargos nos bastidores, mas “a lógica sugere que o diretor seria o indivíduo (ou um dos indivíduos) com mais influência na seleção de um editor ou diretor de fotografia em um filme”.

Em 2016, 35% dos top 250 filmes tinham uma ou nenhuma mulher trabalhando em um papel de liderança nos bastidores. Além disso, apenas 7% dos diretores dos filmes no top 250 eram mulheres. Essa porcentagem é ligeiramente inferior à de diretoras nos principais filmes de 1998.

2. Aqui estão algumas coisas que realmente mudaram desde 1998:

3. A cara do Ben Affleck…

Diane Freed / Hulton Archive / Getty Images; Theo Wargo / Getty Images Entertainment

4. … e o iMac.

5. Mas a porcentagem de mulheres diretoras nos filmes top 250?

BuzzFeed
20th Century Fox

7. A desigualdade provavelmente também se estende aos salários pagos para as atrizes.

Nesta semana, a atriz Natalie Portman revelou em uma entrevista à revista “Marie Claire” britânica que recebeu um terço do que foi pago a Ashton Kutcher para estrelar o filme “Sexo Sem Compromisso”, de 2011. Naquele mesmo ano, a atriz ganhou um Oscar pelo seu papel em “Cisne Negro”.

Este post foi traduzido do inglês.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Ariane Lange is an entertainment reporter for BuzzFeed News and is based in Los Angeles.
Mary Ann Georgantopoulos is a reporter for BuzzFeed News and is based in New York.
 
  Sua reação
 

Reações

Buzzing agora