go to content
Community

8 fenômenos que só quem estuda de véspera conhece bem

O QG do Saber desvenda a ciência por trás da prática de virar a noite estudando para prova da manhã seguinte

publicado

1. A incrível habilidade da leitura dinâmica

querobolsa.com.br

Conhecida sobretudo pelos alunos de Humanas e Biológicas, consiste no poder de sintetizar a leitura de um semestre em uma breve passada de olhos, de madrugada.

2. A misteriosa espiritualidade instantânea

blog.vanessasueroz.com.br

O período que antecede as avaliações é marcado pela aproximação das entidades místicas. Santos, orixás, deuses e todas as forças da natureza são invocadas como patronos para auxiliar o bom desempenho do estudante. Passadas as provas, cessa também o contato com as divindades.

3. O curioso poder de camuflagem de olheiras

blogger.com

Com óculos escuros ou maquiagem, quem estuda de véspera sempre desenvolve sua própria técnica para mascarar os círculos escuros debaixo dos olhos, causados pela noite de sono perdida.

4. O súbito vício em cafeína

hypeness.com.br

Estudos indicam que o consumo de bebidas como café e energéticos crescem 238% na véspera de avaliações. Em casos extremos, estudantes chegam a recorrer a complexas fórmulas alquímicas, a exemplo da mistura coca cola + guaraná + açaí.

5. A assustadora experiência de zumbinismo

blogger.com

O estudante de véspera se destaca em meio à multidão pelo caminhar desorientado, o olhar perdido e os grunhidos indecifráveis. O estado de zumbinismo é atribuído ao esforço extremo e à privação de sono.

6. A complexa bipolaridade alimentar

media.giphy.com

A relação com os alimentos se manifesta em duas formas opostas: A) abstenção ou B) compulsão. Tomado pela ansiedade, o estudante de véspera pode desenvolver uma tolerância extraordinária à falta de comida. Em outro extremo, desenvolve forte desejo por alimentos calóricos, com destaque para os que se enquadram no grupo alimentar "delivery 24 horas".

7. O insólito desapego com a aparência

naresponsa.catracalivre.com.br

O estudante de véspera é facilmente reconhecível pelos cabelos despenteados e pelas roupas amarrotadas. Casos crônicos apresentam combinações de padronagens listradas com xadrez e uso de pijamas em público.

8. A enigmática sede pós-prova

ideagrid.com.br

O desejo insaciável por bebidas alcoólicas acomete o estudante de véspera instantes após a entrega da avaliação. O fenômeno independe do desempenho no exame: estudos indicam que o álcool é igualmente eficaz tanto para amenizar as dores de uma má prova como para celebrar bons resultados.

Este post foi criado por um membro da comunidade do BuzzFeed, onde qualquer pessoa pode publicar listas e criações maravilhosas. Learn more ou publique o seu buzz!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss