back to top

A Coreia do Norte diz ter lançado seu 1º míssil intercontinental com sucesso

O teste desta terça-feira (4) ocorre após vários outros, no início do ano.

publicado

A Coreia do Norte anunciou nesta terça (4) que realizou com sucesso seu primeiro teste de míssil com alcance intercontinental. É a arma mais potente testada pelo regime até hoje, com potencial para chegar ao território dos Estados Unidos.

O anúncio ocorreu horas após autoridades de defesa americanas e sul-coreanas dizerem que a Coreia do Norte havia lançado um míssil que atingiu a altitude de 2.500 km. A trajetória do artefato foi acompanhada durante 37 minutos, antes de cair no Mar do Japão.

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, confirmou que o míssil pode ter alcance intercontinental. O comando do Exército americano no Pacífico, em nota à imprensa, disse que era "um míssil com alcance intermediário" e que o lançamento "não pôs em risco a América do Norte".

Um anúncio na TV estatal norte-coreana disse que o país agora é "uma potência nuclear completamente desenvolvida", e que o míssil era "capaz de atingir qualquer parte do mundo". O apresentador também afirmou que o artefato atingiu 2.802 km de altura e percorreu 933 km em 39 minutos.

O lançamento desta terça ocorre após uma série de outros testes que ocorreram no início do ano. Desde então, os Estados Unidos avaliam a real possibilidade de a Coreia do Norte construir um míssil que atinja a América do Norte.

Conforme notícia sobre o lançamento vieram à tona, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi ao Twitter criticar o ditador Kim Jong-un, insinuando que a China pressione o regime norte-coreano. Ele, no entanto, não deixou claro se o governo irá encorajar Pequim a tomar alguma ação.

Publicidade

North Korea has just launched another missile. Does this guy have anything better to do with his life? Hard to believe that South Korea.....

"A Coreia do Norte lançou outro míssil. Esse cara [Kim Jong-un] não tem algo melhor para fazer da vida? É difícil acreditar que a Coreia do Sul..."

....and Japan will put up with this much longer. Perhaps China will put a heavy move on North Korea and end this nonsense once and for all!

"...e o Japão vão aguentar isso por muito mais tempo. Talvez a China faça pressão e obrigue a Coreia do Norte
a acabar com essa loucura de
uma vez por todas."

No mês passado, Trump recebeu o presidente sul-coreano em Washington e um dos temas discutidos foi a beligerância norte-coreana.

A reunião do G20 marcada para os próximos dias em Hamburgo, na Alemanha, também deve tratar do assunto — Trump terá encontros com outros líderes mundiais, incluindo o da China, Xi Jinping.

Um porta-voz do Ministério do Exterior da China pediu calma, reafirmando a posição que a diplomacia chinesa costuma adotar sobre o assunto.

Críticos da política chinesa dizem que o país não impõe as sanções internacionais à Coreia do Norte adequadamente, fazendo vista grossa a comércio ilegal de todo tipo — de materiais de construção a artigos de luxo e carros.

A China nega as acusações, apesar de ter trabalhado, no passado, para enfraquecer as sanções impostas pela ONU à Coreia do Norte.

Este post foi traduzido do inglês.

Anup Kaphle is a deputy world editor for BuzzFeed News and is based in London. His secure PGP fingerprint is AA69 A7F0 91A0 8CF9 F06A 8343 05EE 4615 8CD5 33D8.

Contact Anup Kaphle at anup.kaphle@buzzfeed.com.

Megha Rajagopalan is a world correspondent for BuzzFeed News and is based in the Middle East.

Contact Megha Rajagopalan at megha.rajagopalan@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.