back to top

O que você deve fazer para as picadas de mosquito pararem de coçar

Não coce... Pare.

publicado

O verão é maravilhoso, mas infelizmente vem com muitas picadas de mosquito.

Karrot Animation / Via teded.tumblr.com

Antes que você perceba, eles já estão com a barriga cheia do SEU sangue, e você começa a se coçar inteiro.

Mais do que coceira, no entanto, os mosquitos podem ser perigosos, transmitindo doenças como malária, dengue e zika. No entanto, mesmo que você não pegue nenhuma doença, provavelmente ainda vai sentir coceira e inchaço na região picada.

Mas a coceira, na verdade, é produzida pelo seu próprio corpo.

BBC / Via giphy.com

Assim que o mosquito enfia sua "agulha" em você, ele injeta saliva contendo proteínas que anestesiam a área, para você não perceber que ele está por lá. Aí, quando ele encontra um bom vaso sanguíneo, outras proteínas na saliva agem como vasodilatadores — expandindo o vaso sanguíneo e evitando que o sangue coagule.

A coceira surge tipicamente algumas horas depois, quando o sistema imunológico do seu corpo reage à saliva e produz histaminas, disse ao BuzzFeed Health Lindsey Bordone, professora assistente de dermatologia da Columbia University Medical Center. Estas histaminas fazem com que os seus nervos "enviem um sinal de coceira" e possam aumentar o fluxo sanguíneo para a área, deixando-a um pouco inchada.

OK. Mas quais são os truques para fazer a coceira parar?

Vamos começar com uma das soluções mais comuns...

Tomar banho quente pode parecer uma solução, mas é uma má ideia.

youtube.com / Via gifbin.com

"Se você esquentar sua pele, você vai ficar com mais coceira", diz Bordone. "Então tomar um banho quente ou colocar alguma coisa quente (na picada) geralmente é um tiro que sai pela culatra."

Desculpe, o álcool não resolve.

20th Century Fox / Via giphy.com

Você provavelmente já passou álcool para higienizar a área ao redor da picada, mas isso não será útil. Na verdade, isso pode piorar a coceira, já que ele resseca a pele, diz Bordone.

Nem mel.

Warner Bros. Television / Via giphy.com

O mel provou ser um antibactericida eficaz em vários estudos. Entretanto, ele não tem nenhuma propriedade anti-inflamatória contra picadas prurientes de mosquito — e é isso que estamos procurando aqui.

"É a reação à saliva do mosquito que (faz coçar). É o seu próprio sistema imunológico reconhecendo a saliva e criando uma reação de inflamação", disse ao BuzzFeed Health Robert Sporter, alergologista. Então, agentes antibacterianos não serão úteis, diz ele.

Anti-histamínicos tópicos podem funcionar... temporariamente.

NBC / Via rebloggy.com

Creme ou sprays podem funcionar por um momento, diz Bordone, mas com o passar do tempo você pode desenvolver sensibilidade ao remédio, o que pode levar a uma reação alérgica.

Marcar um X com as unhas e usar cuspe? Não.

Ninguém sabe a origem disso, mas definitivamente não funciona. "Você não pode lutar contra o seu corpo com cuspe", diz Sporter. Na verdade, você pode estar abrindo caminho para uma infecção — particularmente se você estiver fazendo marcas na picada ou coçando muito a pele."Se a pessoa cortar a pele, pode abrir o caminho para a entrada de estafilococos", diz Bordone. "Então, um dos maiores problemas que temos quando as pessoas coçam suas picadas de mosquito cronicamente é que isso pode se transformar em celulite, pois elas desenvolvem uma infecção bacterial por ter rompido demais a pele."
Instagram: @hilal.gokgozz / Via instagram.com

Ninguém sabe a origem disso, mas definitivamente não funciona. "Você não pode lutar contra o seu corpo com cuspe", diz Sporter. Na verdade, você pode estar abrindo caminho para uma infecção — particularmente se você estiver fazendo marcas na picada ou coçando muito a pele.

"Se a pessoa cortar a pele, pode abrir o caminho para a entrada de estafilococos", diz Bordone. "Então, um dos maiores problemas que temos quando as pessoas coçam suas picadas de mosquito cronicamente é que isso pode se transformar em celulite, pois elas desenvolvem uma infecção bacterial por ter rompido demais a pele."

Limão, manjericão e outras plantas podem funcionar.

Vice / Via giphy.com

Não há consenso se usar plantas e ervas alivia a coceira. Especialmente porque o que funciona em uma pessoa pode irritar a outra, diz Bordone.

Por outro lado, Ronald Davis, membro da Academia Americana de Dermatologia, diz que o suco de limão pode acabar com um pouco do inchaço. Apesar de ser ácido, ele é bem tolerado pela pele. Manjericão também pode ajudar se você esmagar um pouco das folhas para liberar seu óleo e aplicar na picada, diz ele.

Mas, repetindo, isso varia de pessoa para pessoa, então se você tem pele sensível, pode não ser uma boa ideia.

Esfriar pode ajudar.

instagram.com

Assim como uma compressa fria ajuda, substâncias com propriedades refrescantes também são eficazes em diminuir a coceira. Davis diz que óleos essenciais como menta, cânfora, melaleuca, eucalipto, noz-moscada e timol são muito bons.

"Eles têm propriedades anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a dor, o inchaço e a coceira", diz. "Por esta razão, eles também são usados em pomadas e cremes para dores musculares."

No entanto, segundo ela, o uso exagerado de qualquer óleo essencial pode causar alergias.

Mas o que resolve mesmo são os cremes esteroides.

WE tv Original Productions / Via giphy.com

"Por mais que você queira usar óleo ou outra coisa para cuidar da coceira, o que você precisa mesmo é ajuda para a inflamação", diz Sporter. "A melhor coisa para usar em picada de mosquito é creme de cortisona."

Cremes esteroides funcionam contraindo os vasos sanguíneos e reduzindo a inflamação, que é a raiz de toda a coceira — algo que os óleos essenciais não podem fazer.

Se a picada não estiver melhorando, ou até piorando (observação: picadas de mosquito do tamanho de uma bola de softball não são normais), procure um médico. Algumas pessoas podem até ter uma reação alérgica às picadas, o que pode levar seus médicos a receitarem esteroides orais para controlar a situação. De qualquer forma, não deve demorar até você se sentir melhor.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.