back to top

18 maneiras de tornar suas manhãs infinitamente melhores

Porque realmente queremos que você arrase hoje.

publicado

Só que é difícil ansiar por algo bom se você acorda sempre de mau humor.

youtube.com / Via giphy.com

Talvez você acorde estressado com todas as coisas que precisa fazer no dia. Talvez esteja se sentindo ansioso por alguma coisa que não sabe exatamente o que é. Ou talvez esteja muito cansado para lidar com tudo isso e só queria poder voltar a dormir.

Acontece que há uma razão biológica para essa sensação matinal horrível.

Nickelodeon / Via giphy.com

Você pode colocar a culpa em seu cérebro, segundo Amit Sood, professor de medicina na Clínica Mayo (nos EUA) e autor do livro The Mayo Clinic Handbook for Happiness.

Quando você acorda, sua mente está divagando. Então, algo chamado tendência à negatividade geralmente entra em ação — é uma pequena característica neurológica que nos predispõe a lembrar das coisas ruins ou que causam ansiedade, explica Sood. Nosso foco rapidamente passa para todas as tarefas inacabadas que nos assombram, para quão ruim vai estar o trânsito no dia ou para aquela coisa vaga que seu chefe disse ontem.

Acrescente a isso o fato de nossos níveis de adrenalina e dos demais hormônios do estresse subirem pela manhã, intensificando a frequência cardíaca e a pressão arterial (que também são sintomas da ansiedade) e as manhãs tornam-se o ~período perfeito~ para sentirmos ansiedade e apreensão, afirma Sood.

Então, caso você seja um membro do clube "eu odeio manhãs" (e se isso também já está começando a afetar como você se sente no resto do dia), aqui vão algumas dicas para acordar muito mais disposto.

1. Antes de tudo, certifique-se de ter dormido horas suficientes e com um sono de boa qualidade.

E! / Via Facebook: BuzzFeedHealth

Sem uma boa dose de sono (que é de sete a nove horas para a maioria dos adultos), você estará enfrentando uma batalha perdida. E nenhum café ou conselho do mundo o ajudará a sair dessa letargia. Por isso, antes de tentar as outras dicas, experimente ajustar o seu horário de dormir para que tenha as horas necessárias de um descanso de qualidade.

Talvez isso implique na diminuição de cafeína e do uso de tecnologia antes de dormir, ter um horário de dormir regular e até mesmo marcar uma consulta com um médico caso você esteja com problemas para dormir a noite toda.

2. Abra suas cortinas para que acorde com luz natural.

youtube.com / Via giphy.com

Abra as cortinas antes de deitar ou logo que acordar.

Você conhece aquela história de que temos de evitar a luz azul dos nossos telefones e monitores à noite porque ela nos mantém acordados? Bem, a maior fonte de luz azul é o Sol, segundo o especialista em sono Michael Breus, autor do livro The Power of When. Então, se você deixar a luz do sol entrar em seu quarto logo pela manhã, ela pode reduzir os seus níveis de melatonina, fazendo com que você se sinta menos sonolento e mais enérgico.

E, melhor ainda, a luz do sol também aumenta os níveis do neurotransmissor serotonina no seu corpo, que está associado a melhoras no humor e a um comportamento mais sereno. “Se você acorda de mau humor pela manhã, a luz realmente faz diferença”, diz Jess Shatkin, professor de psiquiatria infantil e adolescente e pediatria no Centro Médico Langone da Universidade de Nova York (EUA).

3. Tome um banho morno.

Buena Vistas Pictures / Via giphy.com

Apesar do banho morno não servir para acordar (para isso o melhor é um banho frio), Breus diz que a água morna ajudará a melhorar o seu humor "instantaneamente", relaxando os músculos contraídos.

4. Evite acompanhar as notícias logo que acordar.

Paramount Pictures / Via giphy.com

Apenas três minutos acompanhando as notícias já pode contribuir para o estresse, segundo a psicóloga Elizabeth Lombardo, PhD e autora do livro Better Than Perfect.

"A maioria das notícias possui conotação negativa, e isso é estressante, mesmo que não nos afete diretamente, porque entra no nosso subconsciente", afirmou. Então resista ao impulso de dar uma olhada nos feeds do Facebook ou Twitter logo que acordar. As notícias ainda estarão lá mais tarde e você terá mais tempo para preencher suas manhãs com positividade.

5. Em vez disso, use esse tempo para ouvir um podcast, ler um livro ou assistir a uma série.

20th Century Fox / Via reactiongifs.com

Nas manhãs, você deve estar focado em manter uma mentalidade positiva, que continuará ao longo do dia, segundo Sood. Passe 15 minutos terminando aquele capítulo do livro que você estava lendo antes de dormir ou assista a uma das suas séries favoritas enquanto toma o café da manhã. Talvez até dê tempo para ouvir um podcast enquanto você se arruma.

6. Se tiver tempo para uma rapidinha, MANDE BALA.

CBS / Via giphy.com

Sexo é bom, óbvio. E também pode estimular a liberação de um monte de substâncias químicas responsáveis pelo bem-estar, como dopamina, serotonina e endorfina. Mas Breus diz que é a ocitocina (também conhecida como o ~hormônio do amor~) que possui um efeito especialmente relaxante. Então, se estiver se sentindo ansioso pela manhã e você e sua/seu parceira/a estiverem a fim, vá👏 com 👏 TUDO 👏.

Mesmo se você não quiser fazer sexo, simplesmente ter o parceiro por perto para um abraço reconfortante pode promover mais sensações positivas, diz Lombardo, porque isso também estimulará a liberação de ocitocina.

7. Mantenha um mantra positivo em um local que você possa ver todas as manhãs.

@pipboaler / Via instagram.com

Não deixe que os pensamentos negativos ponham você para baixo. Ache um mantra positivo (ou citação ou frase) que reflita a atitude que você quer ter todos os dias, coloque isso em um post-it e grude no espelho ou no armário do banheiro — em algum lugar que você certamente verá.

Isso ajudará a mudar o seu discurso interior, diz Lombardo, porque basicamente você estará expulsando todos os pensamentos negativos de sua cabeça e substituindo-os por pensamentos positivos. E assim como aquela música que você já ouviu ~um milhão de vezes~ (mesmo não gostando dela) e sabe a letra de cor, esses pensamentos grudarão na sua cabeça, afirma a psicóloga.

8. Preencha seu quarto com aromas que fazem você se sentir bem.

youtube.com / Via giphy.com

O olfato é o único sentido diretamente conectado aos centros emocionais do cérebro, diz Lombardo, "por isso certos aromas podem suscitar mais felicidade e alegria".

Então, se você adora velas aromáticas e inclusive tem uma que acende todas as vezes que vai tomar banho, faça o mesmo quando acordar — isso preencherá o ar com aromas que fazem você se sentir bem. "É uma maneira rápida e fácil de mudar seu humor", diz Lombardo.

9. Ouça música para ficar animado.

youtube.com

Faça uma playlist. Assim, quando acordar, basta apertar o play e se preparar para o dia. Já foi demonstrado que a música reduz o estresse, diz Lombardo. Não importa o que você vai escutar, desde que dê aquele gás e encha seu quarto com uma "energia boa e positiva".

10. Faça um exercício super rápido.

Philip Friedman / Justine Zwiebel / BuzzFeed

Literalmente, como 20 flexões ou 15 polichinelos. Ou talvez você prefira pular em cima da cama algumas vezes. Independentemente de qual seja, o exercício é ótimo para combater a ansiedade e a depressão em geral, diz Lombardo. “Mesmo só esse pouquinho já o ajudará a mudar a fisiologia do seu corpo e fará com que você se sinta mais feliz”, afirma.

11. Pratique a atenção plena.

AMC / Via giphy.com

Pode ser por meio da respiração profunda, da meditação, de um pouco de ioga ou simplesmente lembrando-se das coisas pelas quais você é grato — como o fato de rosquinhas existirem. Ao fazer isso, você externaliza o seu foco, evitando voltar para os pensamentos negativos sobre eventos que já ocorreram ou que podem ocorrer, diz Sood. Em outras palavras, você está vivendo no presente.

12. Tire um tempinho para pensar sobre o que você vai oferecer à sociedade hoje.

Harpo Studios / Via giphy.com

Pensar em todas as aquelas tarefas inacabadas pode deixá-lo maluco, mas, se você focalizar mais no impacto decorrente da conclusão delas, talvez se sinta melhor, diz Lombardo.

Então, digamos que você é enfermeiro ou faxineiro em um hospital. Focar no bem resultante do seu trabalho — pessoas mais saudáveis e um ambiente mais seguro — pode evitar que a negatividade que você sente por causa do seu emprego tome conta da sua cabeça.

O mesmo vale para todos os seus objetivos pessoais — apenas pense no quão realizado você se sentirá quando começar a pô-los em prática.

13. Se estiver irritado com alguém ou com algo, tente deixar isso para lá, mentalmente.

Bravo / Via celebnmusic247.com

Apesar de não ser a coisa mais fácil do mundo, perdoar alguém que lhe causou mal e desejar o bem para essa pessoa pode tirar um pouco do estresse de seus ombros, diz Lombardo.

Estudos também já mostraram que os níveis de estresse — e os níveis acima do normal da pressão arterial e da frequência cardíaca que o acompanham — diminuem quando você está focado em perdoar os erros alheios cometidos no passado.

14. Tenha um planejamento diário e se certifique de que pelo menos uma das coisas que você fará é para VOCÊ.

NBC / Via wifflegif.com

Algumas horas antes de dormir, escreva três a cinco tarefas que precisam ser concluídas no dia seguinte, diz Lombardo. Desse modo, você não se sentirá empacado, tentando descobrir o que deve fazer em seguida. Fazer essa lista também pode acabar tornando seu dia mais produtivo, causando outra ótima sensação. A lista não precisa ser detalhada — pense nela mais como um esboço do seu dia.

Dito isso, uma dessas tarefas deve ser algo que fará você se sentir bem. Presenteie-se. Tire um tempo para passear no parque ou ir à manicure. Saia com seus amigos ou vá fazer um pouco de ioga. Ter qualquer coisa que o ajude a relaxar lhe dará algo positivo para aguardar ansiosamente, diz Lombardo.

15. Mude de lugar qualquer objeto que esteja deixando você ansioso, para não ter que encará-lo quando acordar.

Disney / Via giphy.com

Seu quarto só deve ser utilizado para dormir e fazer sexo, diz Shatkin — qualquer coisa relacionada a tarefas inacabadas, como livros didáticos e até mesmo seu despertador, pode causar um estresse desnecessário.

Então tire, na medida do possível, esses objetos da frente. Mantenha o seu telefone com a tela para baixo, no modo "não perturbe", mude o relógio de lugar, para que você não possa vê-lo da cama, e deixe seus livros no chão ou em outro quarto, sugere Shatkin.

16. Deixe o café da manhã pronto para quando você acordar.

Via youtube.com

É um saco quando você tem de se arrumar correndo pela manhã e acaba pulando o café da manhã por falta de tempo. Deixar o que você vai comer pronto pode tornar a sua rotina matinal mais leve e ainda evita que você passe fome — só há pontos positivos.

17. E, por último, simplesmente sorria, porque isso é o bastante para diminuir o estresse.

Universal / Via giphy.com

Pense em todas as coisas malucas que você já fez com seus amigos ou dê uma olhada em algo engraçado se precisar, como esses GIFs. Rir sempre fará com que você se sinta melhor. E, ei, mesmo que você ache difícil sorrir pela manhã, faça-o mesmo assim, porque essa é uma maneira comprovada de reduzir o seu estresse.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss