back to top

Como tirar fotos de viagem que realmente pareçam profissionais

Suas fotos > as fotos dos outros.

publicado

Qualquer um pode levantar o celular e tirar uma foto nas férias, mas tirar uma foto boa é o que realmente conta. E não é tão fácil quanto parece.

Onde você precisa ficar para conseguir o melhor ângulo? Com ou sem flash? Como tirar uma foto numa praia que não seja só o velho clichê de céu-e-mar?

Procurei o fotógrafo de viagem e professor Laurence Norah, que administra o blog Finding the Universe e dá aulas em um novo curso online de fotografia de viagem no Super Star Blogging, para dar algumas respostas. Esteja você fotografando com um iPhone ou uma câmera DSLR mais avançada, o mais importante é saber ~exatamente~ o que fazer quando fotografar cenas e temas típicos. Siga estas regras!

1. Quando estiver na praia:

"As praias são melhores no nascer e no por do sol, quando fica mais fácil de trabalhar com a luz", diz Norah. A dica dele: "Evite fotografar durante o meio do dia porque a luz do sol a pino é intensa demais e é difícil de se trabalhar com ela". Além disso, para evitar o clichê de areia-mar-e-céu, ele aconselha a procurar por algo interessante para ser o foco da sua imagem.

Publicidade

2. Quando estiver na neve:

Laurence Norah

Sinceramente, a neve é complicada. Se você fotografar a neve sem ajustar nenhuma configuração da câmera, vai simplesmente aparecer uma grande nuvem esbranquiçada. Isso acontece por causa do "medidor de exposição" embutido na câmera que calcula a exposição (a quantidade de luz mostrada na foto) em qualquer cena. Esses medidores são programados para expor todas as fotos do mesmo jeito, o que geralmente funciona bem, mas causa problemas quando se trata da neve. "A neve realmente confunde o medidor de exposição da câmera, porque ela é clara demais", explica Norah.

A solução? "Use a compensação de exposição da sua câmera e ajuste-a para +1", diz ele. Se você estiver usando apenas um celular, você pode fazer esse ajuste em um app de edição como o VSCO (você pode fotografar através da câmera do app ou fazer o ajuste quando editar sua foto após tirá-la com a câmera do celular, a escolha é sua). Finalmente, procure por belas cores para compensar o branco da neve."Pessoas vestindo roupas chamativas, especialmente contra um céu azul e uma paisagem branca, são sempre uma boa aposta".

3. Quando estiver chuvoso e/ou nublado:

Laurence Norah

A grande lição: não deixe sua câmera de lado por estar chovendo ou nublado, enfatiza Norah."Encontre reflexos divertidos e objetos coloridos (guarda-chuvas são sempre uma boa!) e use a iluminação a seu favor", ele diz. "Céus instáveis podem criar uma foto excelente!"

4. Quando você estiver fazendo trilhas

"Trilhas são um ótimo lugar para trazer as pessoas para dentro das suas fotos de paisagens", diz Norah. Isso acontece porque elas adicionam um senso de escala e realmente contam uma história: é muito mais fácil entender a altura de uma montanha quando vista em comparação com um humano (ou, como na foto tirada por Norah acima, um pé)

"Use características naturais, como estradas, como linhas que conduzam o espectador para dentro da cena, e use equipamentos coloridos para contrastar com a paisagem", ele continua.

5. Quando você sair à noite:

Sejamos francos, é muito difícil dominar a fotografia noturna sem equipamento apropriado. Um bom equipamento pode realmente fazer a diferença aqui, diz Norah. "Uma lente rápida e uma câmera com um ótimo sensor são meio caminho andado. Isso acontece porque uma lente rápida deixa mais luz entrar, devido ao fato dela ter uma abertura maior na lente", explica ele. E quando se tem mais luz, é mais fácil de documentar a escuridão.

Se você só tiver um celular, tente estabilizá-lo o máximo possível, para que ele tenha uma chance melhor de capturar a luz. "E além disso, tente encontrar uma fonte de luz por perto — como a luz de um poste — e posicione os objetos ou pessoas fotografadas de forma que a luz incida diretamente sobre eles", diz Norah.

6. Quando você estiver perto (ou dentro) da água:

Já se foi a época de comprar câmeras fotográficas subaquáticas. Agora, há uma porção de equipamentos por aí para ajudá-lo a tirar fotos realmente incríveis debaixo d'água. "Comece com uma capa à prova d'água para sua câmera (como essa aqui), ou siga adiante com um investimento maior, como uma GoPro — elas são ótimas câmeras subaquáticas", diz Norah. Ele recomenda a GoPro Hero 4 Silver, se couber no seu orçamento. "O touchscreen torna muito mais fácil ver o que está acontecendo em relação aos modelos anteriores, e a qualidade da imagem é excelente para vídeos e fotos", diz ele.

"E talvez o mais importante, trazendo você para perto da ação", diz ele. (Fotos tiradas dentro d'água não ficam tão boas quando tentam abranger um ângulo muito grande.)

Publicidade

7. Na rua:

A fotografia de rua consiste em procurar os momentos e cenas mais significativos e então registrá-los com sua câmera, diz Norah. "Mercados e ruas são ótimos lugares para começar. Não se esqueça de olhar para cima também; muitas coisas acontecem acima dos nossos olhos!"

8. Ambientes interiores:

Laurence Norah

Fotografar em ambientes fechados pode ser complicado, pois se não houver luz natural suficiente, sua foto pode ficar escura. A solução: "Fotografe utilizando um tripé, se puder", aconselha Norah. Manter a sua câmera estável em situações com pouca luz é fundamental porque sua câmera está usando uma velocidade de obturador mais lenta, o que permite a entrada de mais luz — mas o problema com esta velocidade é que, se a câmera se mover enquanto a lente ainda estiver deixando entrar a luz, tudo sairá borrado.

Se você não tiver um tripé, basta equilibrar a sua câmera ou celular sobre uma superfície plana, como uma mesa, para mantê-la estável. "Alguns fotógrafos até mesmo viajam com um saco de feijão pequeno para estabilizarem suas câmeras em situações como esta", disse Norah. Além disso, se por acaso você tiver uma lente grande angular, ou mesmo uma lente olho de peixe, este é um ótimo lugar para usá-la, para que tudo possa caber em seu enquadramento, disse ele.

9. Seus amigos:

Laurence Norah

Seja sorrateiro! "Com isso, quero dizer para você tirar fotos espontâneas e naturais dos seus amigos simplesmente sendo eles mesmos em vez de posarem para você", diz Norah. Você vai tirar fotos mais naturais deste jeito e realmente captar as personalidades deles, segundo ele.

10. Pessoas que você não conhece (pense em fotos do National Geographic)

Laurence Norah

Se você vir alguém na rua e realmente quiser tirar uma foto, converse um pouco com essa pessoa para conhecê-la. Depois peça permissão para tirar a foto. "Certifique-se de fotografá-la em um ambiente onde ela se sinta à vontade e onde o entorno ajude a contar uma história", diz Norah. "E não tenha medo de chegar perto com a câmera se elas se sentirem à vontade com isso!"

11. Coisas em movimento, como fogos ou atletas em um evento esportivo:

Fotografar objetos em movimento — por exemplo, fotografia de ação — é difícil, mas certamente possível. Ajuda ter uma câmera DSLR. Se você tiver, é fundamental aprender como configurá-la para conseguir controlar a velocidade do obturador."Controlar a velocidade do obturador permite que você controle o tempo em si, tanto congelando a ação com uma alta velocidade de obturador ou mostrando algo em movimento com uma baixa velocidade de obturador", ele diz.

Se você tiver apenas um iPhone, nem tudo está perdido. "Desde o iOS 8, é possível mudar manualmente a velocidade do obturador do iPhone, mas é preciso ter um app de terceiros que deixe controlar a velocidade do obturador, como o VSCO. Baixe esse app e aprenda como controlar a velocidade do obturador nele. Depois disso, você pode ter controle total e poderá tirar fotos em ação."

Publicidade

12. Animais:

Laurence Norah

Abaixe-se até o nível deles para tirar fotos mais interessantes, Norah recomenda. "Fotografe-os em seu habitat natural, sendo brincalhões. E foque nos olhos deles: eles contam a história".

13. Comida:

Muitos usuários do Instagram especializados em comida simplesmente mantêm seu telefone acima da mesa com o prato e tiram uma foto com a visão de cima. Essa é uma das muitas maneiras, mas se você quiser levar suas fotos de alimentos um nível acima, o segredo é também encontrar uma luz realmente boa. "A luz natural é melhor, mas se você não puder encontrá-la, seja criativo com o que você tem em mãos. Guardanapos podem ser ótimos refletores", diz ele.

Em seguida, certifique-se de usar uma lente de abertura grande. "Os iPhones já saem de fábrica com grandes aberturas, o que faz com que eles sejam muito bons para fotografias de comida. O único problema é a falta de luz, portanto meu conselho é novamente que você procure locais com uma iluminação melhor, ou que direcione fontes de luz adicionais para o alimento a fim de iluminá-lo melhor ", diz Norah. Caso contrário, se você tiver uma DSLR, lentes com aberturas grandes permitem um efeito de "profundidade de campo" mais raso, o que significa que, basicamente, apenas a comida estará no foco, e as imagens na frente e atrás do objeto estarão fora de foco. Isso faz com que a comida fique ainda mais atraente.

14. Paisagens:

A diferença entre uma foto de paisagem boa e uma ruim é tão grande quanto a diferença entre dia e noite — literalmente. "Fotografar na hora certa do dia é imprescindível. A hora mágica, que é a hora mais próxima do nascer e do por do sol, é a melhor para tirar fotos", diz Norah.

A composição também é importante. "Não foque apenas no todo. Lembre-se de ter um objeto claramente definido e de ter elementos no primeiro plano, no plano intermediário e no plano de fundo da foto", ele diz. Em outras palavras, use camadas.

15. Litorais:

Laurence Norah

"O mais importante nos litorais são os tons incríveis de azul do mar", diz Norah. O conselho dele: tente encontrar uma posição estratégica que permita que você capture as cores, assim como algo interessante no primeiro plano que contraste com as cores do mar e do céu.

Para mais inspirações de viagens, siga Laurence Norah (@lozula) no Instagram aqui ou inscreva-se para sua aula online de fotografias de viagens aqui.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss