back to top

20 maneiras de tornar 2018 um pouquinho melhor do que 2017

Nós vamos sair dessa... certo?

publicado

Aprender novas maneiras de se sentir um pouco melhor nunca é má ideia, porém, principalmente após este ano, precisamos de toda ajuda possível.

Eu não sei vocês, mas sinto com se estivesse me arrastando até 2018. Para ajudá-lo(a) a se preparar para mais um ano provavelmente muito similar a este aqui, reunimos algumas das melhores dicas sobre saúde mental que publicamos em 2017, tanto de especialistas quando de membros do BuzzFeed Community e de funcionários do BuzzFeed. Obviamente nada é melhor do que um tratamento profissional, mas sabe como é. Talvez algumas dessas dicas possam ajudar.

1. Coloque limites em como você consome notícias, POR FAVOR.

Dan Meth / BuzzFeed / Via instagram.com

Não dá para ficar 100% atualizado sempre. Simplesmente não dá. Você acabará exausto(a) e infeliz. Estabeleça um limite de quanto tempo você passará na internet, não leia as notícias de certos veículos, desative as notificações push, desinstale aplicativos, só veja notícias no computador, leia boletins informativos/resumos das notícias diárias ou O QUE VOCÊ PRECISAR FAZER. Apenas certifique-se de estabelecer *alguma* regra que funcione para você.

2. Ou filtre sua experiência nas redes sociais, seguindo contas que se encaixam perfeitamente no seu gosto.

Anna Borges

Você não pode mudar o mundo seguindo mais contas de filhotes fofinhos ou comidas deliciosas, mas certamente isso não fará mal nenhum.

3. Aposte na tentativa e erro até encontrar a rotina de autocuidado perfeita, para que saiba exatamente o que fazer quando for necessário.

@thefemalelife / Via Instagram: @thefemalelife

"Eu fingindo que não estou prestes a ter um colapso mental."

Talvez você esteja ignorando o autocuidado que é realmente eficaz para você — tipo, o que funciona *de verdade* quando você precisa cuidar de si mesmo(a) e se sentir melhor. Por exemplo, você realmente se sente melhor após maratonar sua série favorita ou isso faz com que você se sinta mais cansado(a) e atordoado(a)?

Talvez seja bom escrever uma lista com as coisas que realmente te ajudam para ter um ponto de partida quando estiver se sentindo para baixo ou experimentar algumas atividades de autocuidado inusitadas, até achar a combinação perfeita que possa ser utilizada sempre que precisar.

Publicidade

4. Deixe as amizades acabarem e não pense nisso como um fracasso.

Castle Rock Entertainment / Via confessionsofabookgeek.com

"Sou eu. Eu não gosto mais de você."

Às vezes as pessoas simplesmente... se afastam? A amizade não precisa ser tóxica para não funcionar mais, então se você anda gastando energia para manter uma amizade que nem é tão importante assim, deixe isso (e a culpa associada) para lá. Talvez nem seja preciso romper os laços da amizade, mas se for o caso, aqui mostramos como terminar uma amizade como um adulto.

5. Arrume algumas ~roupas de segurança~ para dias ruins, para que você possa ao menos se sentir parcialmente bem quando todo o resto estiver horrível.

Charlotte Gomez / BuzzFeed / Via instagram.com

Quando acordo em um dia ruim, sair da cama é uma tarefa hercúlea — tanto que, quando consigo, já não tenho energia para me arrumar para o dia. Na teoria, isso não seria um problema, porque eu não quero ter que me preocupar com o meu visual. Porém eu sempre acabo me sentindo pior depois, quando fico desconfortável andando por aí com um visual que reflete quão ruim estou me sentindo.

Por isso tenho algumas roupas de confiança, que são 1) confortáveis e 2) fazem com que eu pareça e me sinta bem comigo mesma.

O que caracterizará essa ~segurança~ certamente será diferente para você, mas seja o que for, vale o investimento.

6. Mantenha uma pasta da felicidade com capturas de tela.

Mensagens gentis de amigos. Mensagens fofinhas de crushes. Cantadas do Tinder tão ruins que são engraçadas hilárias. Comentários estimulantes dos seus chefes. SALVE TUDO. E dê uma olhada nisso quanto estiver para baixo.

7. Tente ser mais aberto(a) com seus sentimentos em vez de guardá-los para si.

Twitter: @ComedyPosts

"Ninguém pode te machucar se você se afastar de tudo e evitar ter sentimentos por alguém"

Vulnerabilidade! Pode parecer piegas, mas quanto mais você expressar os seus sentimentos — os bons e os ruins —, mais perceberá que as pessoas compartilham de todas essas inseguranças. E depois de ver isso com seus próprios olhos, provavelmente não levará as coisas para o lado pessoal e nem criará suposições sobre tudo. O que é muito menos estressante.

Publicidade

8. Planeje sua semana, ou até mesmo seu dia, com antecedência.

@feeneve / Via instagram.com

Não é preciso microgerenciar nada. Mas se há coisas que você realmente gostaria de fazer e que acaba cancelando ou desistindo na última hora por causa de como está se sentindo, talvez seja melhor colocar essas coisas no papel.

Planejar sua vida com antecedência (tipo, por exemplo, todo domingo à noite ou todas as manhãs antes do trabalho ou escola/faculdade) pode ajudá-lo(a) a não fazer planos de acordo com o seu humor no momento, mas baseado no que você realmente quer.

9. Desenvolva um hábito que você considere supérfluo e indulgente (e que, no fundo, seja muito bom para você).

Tipo uma rotina de cuidados com a pele ou começar a curtir (e relaxar com) chás artesanais. Algo que faça com que você sinta que está fazendo algo especial e bom para si mesmo(a).

10. Leia mais livros ou ouça mais podcasts que façam com que você se sinta uma pessoa melhor.

Andrea Cenon / BuzzFeed

Talvez isso signifique um livro que vá lhe ensinar algo novo ou um podcast que faça com que você se sinta menos só. Talvez algo que lhe ofereça uma nova perspectiva. Talvez algo fora da sua zona de conforto e que expanda os seus horizontes. Algo além de escapismo passivo (do qual eu sou grande fã, mas não o tempo todo).

11. Reserve a cama para atividades condizentes com o quarto — como, sabe, sono, sexo e masturbação.

Nathan Pyle / BuzzFeed / Via Facebook: BuzzFeedFood

Caso você leia notícias ou trabalhe na cama, pode começar a associar o estresse e a ansiedade com ela. Ou, e este é o outro lado da moeda, caso você não consiga se controlar e passe horas vendo TV ou na internet por estar no conforto de sua cama, trocar de ambiente pode ajudar a tornar isso algo menos tentador.

Publicidade

13. Volte a ser fã de algo que você adorava.

Warner Bros. / Via rebloggy.com

Virar fã de algo novo sempre é uma aventura, mas não há prazer maior do que revisitar seu primeiro amor. Basta pensar em todos os novos fanfics e fanarts que foram criados desde quando largou isso.

14. Transforme seu quarto em um refúgio relaxante onde você pode fugir do mundo e recarregar as baterias.

NBC

Tipo, leve ao absurdo extremo. Montanhas de cobertores aconchegantes. Um travesseiro de corpo. Um novo colchão (ou pelo menos um pillow top). Um difusor de óleos essenciais. Uma iluminação relaxante que você pode controlar da cama, com um controle remoto. Deite, cubra-se e relaaaxe.

15. Planeje dias de saúde mental com antecedência.

Netflix / Via smosh.com

"Mas eu já fiz algo hoje!!!"

Às vezes você acorda e, sem aviso algum, está naqueles dias em que precisa de um pouco de saúde mental. Porém, nas outras vezes, você meio que saca quando vai precisar de um tempinho para se recuperar. Tipo, tirar mais um dia após um fim de semana com seus pais extremamente estressantes ou faltar ao trabalho (sem se esquecer de avisar) no dia da consulta no terapeuta que você sabe que será *bem* pesada.

Publicidade

16. Quando pensar em como as coisas podem dar errado, também pense em como podem dar certo.

Caso não seja realista para você ~simplesmente parar de remoer sobre as coisas que poderiam dar errado~ (sei que eu não conseguiria fazer isso), pelo menos tente separar um pedacinho do seu cérebro para também pensar em como as coisas poderiam dar certo.

18. Questione o seu instinto primário de dizer não a tudo.

Karina Farek / BuzzFeed / Via instagram.com

Às vezes ficamos presos em um padrão onde a praxe é dizer não. Estamos tão acostumados a estar cansados, ou ocupados, ou antissociais ou querendo proteger com unhas e dentes nosso tempo sozinho(a) que acabamos recusando as coisas antes de realmente pensarmos sobre elas. É óbvio que sou a favor do "não" quando for o caso, mas não custa pensar mais no assunto.

19. Faça longas caminhadas ou passe horas dirigindo sem motivo algum.

Brett Eldredge / Via giphy.com

AR FRESCO É BOM E SAIR DE CASA É AINDA MELHOR PARA AREJAR A CABEÇA. Sério, dê uma volta no quarteirão ou explore o seu bairro — ou vá até a padaria e compre algo delicioso.

Publicidade

20. Descubra uma maneira de se conhecer melhor.

instagram.com

Comece a escrever um diário. Vá ler sua aura. Faça um mapa astral. Faça sua árvore genealógica. Se conheça melhor.

Para ter um 2018 melhor, veja posts que podem ajudar sua vida no ano novo clicando aqui.

Este post foi traduzido do inglês.