back to top

Saiba como terminar uma amizade como um adulto

Dizer adeus a um amigo de quem você se afastou não é fácil. Mas pode ser menos ruim.

publicado

Nem todas as amizades duram para sempre, e terminar uma pode ser muito chato e desconfortável — não importa a sua idade.

instagram.com

– Fico feliz de ter um amigo como você.
– Puxa, eu não queria te dizer isso agora, mas… quero terminar minha amizade com você.
– O quê?
– Eu só acho que deveríamos sair com outras pessoas. Ainda podemos ser…

Para ajudar você a lidar com aquela amizade que não está mais dando certo, o BuzzFeed Life falou com Andrea Bonior, psicóloga clínica e autora de "The Friendship Fix" [Consertando a amizade, em tradução livre] , e Suzanne Degges-White, consultora e autora de "Toxic Friendships: Knowing the Rules and Dealing with the Friends Who Break Them" [ Amizade tóxica, conhecendo as regras e lidando com os amigos que não as respeitam].

Aqui estão suas dicas.

1. Primeiro, saiba como identificar uma amizade tóxica.

Há muitos tipos diferentes de amizades tóxicas. De acordo com Bonior e Degges-White, aqui estão alguns sinais que mostram que é hora de uma mudança:

— Você se sente exaurido após estar com aquela(s) pessoa(s).

— Você não gosta da forma como você age quando está com aquela(s) pessoa(s).

— Você tem que ter algum estímulo para estar com aquela(s) pessoa(s).

— Não há equilíbrio. Aquela(s) pessoa(s) não retribue(m) seu esforço e vice-versa.

— Aquela(s) pessoa(s) faz(em) você se sentir mal, te pressiona(m) ou te faz(em) se sentir culpado, ou vocês brigam muito.

— Você apenas não respeita ou gosta mais daquela(s) pessoa(s).

2. Depois, decida qual caminho é melhor: colocar novos limites para a sua amizade, acabar com ela lentamente ou terminá-la formalmente.

NBC / Via instalaugh.tumblr.com

Tenho 100% de certeza que tenho 0% de certeza do que irei fazer.

Cada situação e relacionamento são únicos, então não há uma receita. No entanto, estas são as orientações gerais das especialistas:

— Você deve colocar novos limites se sente que estar com a pessoa exige muito de você, mas ainda quer que as coisas deem certo.

— Você deve deixar a amizade acabar lentamente se vocês dois estiverem tomando rumos diferentes na vida e a falta de investimento na amizade seja recíproca.

— Você deve terminar formalmente a amizade se você e a pessoa não estão na mesma página e você suspeita que ele(a) não vê o fim chegando.

Você provavelmente saberá por instinto qual é a forma certa (e madura) de lidar com seu caso.

3. Os novos limites que você decidir podem ser específicos ou vagos, dependendo das suas necessidades.

Se você precisa que uma necessidade específica seja cumprida, seja específico, diz Bonior. Por exemplo: se a pessoa não para de te mandar mensagens de texto, você pode avisá-la que não poderá mais respondê-la durante os dias úteis porque isso está afetando seu desempenho no trabalho (ou, você sabe, o seu chefe está começando a ficar irritado).

Mas, se você está apenas querendo dar um passo atrás na amizade em geral, pode ser vago, e tudo bem. Nesse caso, Bonior recomenda dizer algo do tipo "eu ainda quero sair com você, mas não consigo fazer isso tanto quanto antigamente porque minha vida está mudando".

E se seu amigo não respeitar os novos limites, então talvez seja hora de rever as coisas novamente e experimentar algum dos outros caminhos.

4. O ~desaparecimento gradual~ só funciona se os dois estiverem na mesma página.

O "desaparecimento gradual", como Bonior chama, é essencialmente o ghosting no mundo da amizade — a não ser que, nesse caso, vocês dois estejam pulando fora pelos seus próprios motivos. Talvez esse seja um amigo de quem você nunca foi próximo, e agora ele mudou de cidade e nenhum dos dois se sente motivado o bastante para fazer planos. Ou talvez seja um amigo cujo estilo de vida agora seja super diferente do seu e vocês acabam brigando mais do que qualquer coisa. "O desaparecimento gradual funciona apenas quando duas pessoas estão partindo para fases diferentes em suas vidas", diz Bonior. Nesse caso, você pode diminuir a frequência de troca de mensagens e de saída, se tornar menos envolvido na vida dele e, eventualmente, você acordará um dia e a amizade não existirá mais. Por razões óbvias, essa opção é super tentadora para aqueles que não gostam de confrontos, mas você tem que ter cuidado, diz Bonior. "Se você sente hesitação, confusão ou mágoa por parte dele, você precisa ser mais direto e ter uma conversa."
memecrunch.com

O "desaparecimento gradual", como Bonior chama, é essencialmente o ghosting no mundo da amizade — a não ser que, nesse caso, vocês dois estejam pulando fora pelos seus próprios motivos. Talvez esse seja um amigo de quem você nunca foi próximo, e agora ele mudou de cidade e nenhum dos dois se sente motivado o bastante para fazer planos. Ou talvez seja um amigo cujo estilo de vida agora seja super diferente do seu e vocês acabam brigando mais do que qualquer coisa. "O desaparecimento gradual funciona apenas quando duas pessoas estão partindo para fases diferentes em suas vidas", diz Bonior.

Nesse caso, você pode diminuir a frequência de troca de mensagens e de saída, se tornar menos envolvido na vida dele e, eventualmente, você acordará um dia e a amizade não existirá mais. Por razões óbvias, essa opção é super tentadora para aqueles que não gostam de confrontos, mas você tem que ter cuidado, diz Bonior. "Se você sente hesitação, confusão ou mágoa por parte dele, você precisa ser mais direto e ter uma conversa."

5. Terminar uma amizade formalmente é um pouco mais complicado. Primeiro, você vai querer planejar a conversa adiante.

“(1) Sinto que estamos nos afastando já há algum tempo.(2) Realmente valorizo o tempo que passamos juntos etc.(3) Eu não ligo de não ler os livros e me dizer um spoiler do Game of Thrones não foi legal e você não deveria ter feito isso. ”Você obviamente não vai querer planejar tanto a ponto de a conversa não soar natural, mas ter algumas frases na ponta da língua e uma ideia geral do que você dirá o poupará de ficar nervoso ou dizer algo que você vai se arrepender mais tarde.
Anna Borges / BuzzFeed

(1) Sinto que estamos nos afastando já há algum tempo.
(2) Realmente valorizo o tempo que passamos juntos etc.
(3) Eu não ligo de não ler os livros e me dizer um spoiler do Game of Thrones não foi legal e você não deveria ter feito isso.

Você obviamente não vai querer planejar tanto a ponto de a conversa não soar natural, mas ter algumas frases na ponta da língua e uma ideia geral do que você dirá o poupará de ficar nervoso ou dizer algo que você vai se arrepender mais tarde.

6. Sim, você pode fazer isso por mensagem de texto — mas apenas em circunstâncias muito específicas.

Tente ser honesto consigo mesmo. Se você quer acabar com sua amizade por mensagem de texto, é porque é mais fácil ou porque faz mais sentido para a sua amizade?

Se o envio de mensagens é a sua principal forma de comunicação e não é incomum vocês terem conversas profundas assim, então vá em frente, diz Bonior. Se não, por favor, né? De jeito nenhum.

7. Se vocês vão se encontrar pessoalmente, escolha o lugar e a hora da mesma forma que faria com um término de relacionamento.

AMC / Via imgur.com

Ou seja, um lugar privado onde seu amigo não tenha nenhum lugar importante para ir logo depois, diz Bonior.

8. Não use a desculpa de estar ocupado, não importa o quanto esteja tentado.

CBS / Via fuckyeahhowimetyourmother.tumblr.com

Eu só estou… super ocupado agora.

Todo mundo sabe que as pessoas arranjam tempo para o que querem fazer e essa também não é uma estratégia eficaz. "Isso pode levar algumas pessoas a acreditarem que eventualmente você não estará mais ocupado e as coisas voltarão ao que eram", diz Bonior.

9. Termine de acordo com você e suas necessidades, não de acordo com as coisas ruins da pessoa.

Castle Rock Entertainment / Via confessionsofabookgeek.com

Sou eu. Eu não gosto mais de você. “

Melhor fazer várias declarações em torno do "eu", diz Degges-White. Vá na linha: "Eu sinto a minha vida sendo levada para uma direção diferente e apenas quis dizer a você o quanto eu valorizei a nossa amizade. Eu não posso mais dedicar tempo a ela". Não diga algo como: "Você se tornou uma pessoa negativa com quem eu não posso mais lidar".

10. E se você decidir que é importante dizer à pessoa o quanto ela te magoa ou no que as coisas deram errado, pense em suas intenções e se elas valem a pena.

“Você é brega, e eu te odeio. ”É completamente normal querer entrar em detalhes, mas você tem que ser realista sobre o que a pessoa quer ouvir, diz Bonior. "Por exemplo, se você estiver terminando a amizade porque a pessoa nunca te ouve e é egoísta, suas opiniões provavelmente entrarão por um ouvido e sairão pelo outro. Você tem que se perguntar: há uma chance realista de ajudar essa pessoa e vale a pena fazer um último esforço?"
Paramount Pictures / Via sunnywithachanceofsnark.wordpress.com

Você é brega, e eu te odeio.

É completamente normal querer entrar em detalhes, mas você tem que ser realista sobre o que a pessoa quer ouvir, diz Bonior.

"Por exemplo, se você estiver terminando a amizade porque a pessoa nunca te ouve e é egoísta, suas opiniões provavelmente entrarão por um ouvido e sairão pelo outro. Você tem que se perguntar: há uma chance realista de ajudar essa pessoa e vale a pena fazer um último esforço?"

11. Não importa o que aconteça, seja gentil e maduro.

“Mesmo que não possamos ficar juntos no final, agradeço por você ter feito parte da minha vida. ”"Esteja ciente de que o investimento que fazemos em terminar as coisas gentilmente pode compensar no futuro", diz Degges-White — ou pelo menos faz você evitar bastante grosseria quando inevitavelmente topar com essa pessoa de novo.
hplyrikz.com

Mesmo que não possamos ficar juntos no final, agradeço por você ter feito parte da minha vida.

"Esteja ciente de que o investimento que fazemos em terminar as coisas gentilmente pode compensar no futuro", diz Degges-White — ou pelo menos faz você evitar bastante grosseria quando inevitavelmente topar com essa pessoa de novo.

12. Se você realmente não quer mais nenhum contato com essa pessoa, você provavelmente terá que ser muito específico quanto a isso.

A menos que você seja firme quanto ao que espera, seu amigo pode interpretar da maneira errada o que está acontecendo. "Você não precisa usar a palavra 'acabou', mas certifique-se de usar uma terminologia do tipo 'não vamos mais nos encontrar' ou 'não posso passar mais tempo com você'", diz Bonior. "Essas frases são formas claras de dizer que isso é permanente e que você não vai voltar atrás."
facebook.com / Via buzzfeed.com

A menos que você seja firme quanto ao que espera, seu amigo pode interpretar da maneira errada o que está acontecendo. "Você não precisa usar a palavra 'acabou', mas certifique-se de usar uma terminologia do tipo 'não vamos mais nos encontrar' ou 'não posso passar mais tempo com você'", diz Bonior. "Essas frases são formas claras de dizer que isso é permanente e que você não vai voltar atrás."

13. Se você estiver no mesmo grupo de amigos ou vocês têm amigos em comum, informe-os.

CBS / Via omghowgirl.tumblr.com

Informá-los minimizará o constrangimento, diz Degges-White. Algo simples como: "Ei, essa pessoa e eu estamos passando por um momento difícil, mas saiba que nenhum de nós espera que vocês escolham lados" minimizará um potencial efeito colateral.

14. Quando o término acontecer, fique dentro dos limites que você determinou.

Bravo / Via realitytvgifs.tumblr.com

"É como um término de relacionamento", diz Bonior. "Se você quer mesmo terminar, não aja como se não quisesse. Se você disse para a pessoa que está vendo a amizade acabando, não volte atrás quando for conveniente para você."

Mas, ao mesmo tempo, certifique-se de ser civilizado e respeitoso.

15. A propósito, se um amigo é realmente tóxico ou abusivo, você obviamente tem o direito de terminar a amizade friamente.

instagram.com

Quando você precisa proteger sua própria saúde mental se livrando de um relacionamento prejudicial o mais rápido possível, cortar contato sem uma conversa é mais do que razoável. "Pode ser friamente, com uma frase explicando que acabou, mas às vezes, se esse foi realmente um relacionamento tóxico ou abusivo, você não deve explicação nenhuma", diz Bonior.

16. E só um lembrete: você não deve se sentir culpado por terminar uma amizade nem negar a história que vocês tiveram juntos.

instagram.com

Obrigada por sua participação em minha jornada.

"Nós temos a tendência de nos sentir super culpados e nos apegar a amizades por mais tempo do que deveríamos", diz Bonior. "Vocês não precisam ser amigos durante a vida toda para terem passado por uma amizade significativa."

17. Por último, seja gentil consigo mesmo. Términos de amizade são tão dolorosos quanto os românticos, e você deve tratá-los dessa forma.

The WB / Via dysfunctionalindior.tumblr.com

Coloque seu pijama de novo, vá para a cama, não coma nada além de litros de sorvete e toneladas de pizza.

❤️❤️❤️

Este post foi traduzido do inglês.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.