back to top

15 fatos fascinantes sobre a "Batalha dos Bastardos"

Teve bem menos computação gráfica do que você pensa!

publicado

Game of Thrones lançou um vídeo dos bastidores do episódio da "Batalha dos Bastardos" e ele é cheio de fatos interessantes.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com
Publicidade

1. Havia um batalhão de cavalaria de verdade vindo na direção do Kit Harington (Jon Snow), os cavalos eram de verdade, não de computação gráfica.

HBO

A produção usou 40 cavalos para filmar essa cena e eles realmente correram na direção do Kit Harington, parando no último segundo. "Estamos meio chateados porque acho que todo mundo vai pensar que foi computação gráfica", Harington disse, "mas não foi".

2. A treinadora de cavalos Camilla Naprous disse que essa foi a maior responsabilidade que ela já teve no set, com um total de 80 cavalos.

HBO / Via youtube.com

Camilla tem insistido com os produtores do seriado para ter mais responsabilidade, já que a maior parte do trabalho com cavalos nas temporadas mais recentes só foi com pessoas "trotando por aí". Ela definitivamente teve seu pedido atendido com esse episódio.

3. Até o grande confronto usou atores e cavalos de verdade atacando Jon Snow.

Para aquela primeira grande onda de cavalaria, a produção filmou uma dúzia de cavalos correndo um contra o outro e parando no último instante para deixar o confronto o mais realista possível. O resto foi feito com computação gráfica e sobreposição.

4. Uma grua — com uma câmera controlada remotamente e presa em um carro em movimento — foi utilizada para filmar a corrida de Jon Snow para resgatar Rickon.

HBO / Via youtube.com

Eles usaram um Land Rover, em parte porque o terreno ficou lamacento e irregular rapidamente.

5. A equipe de direção de arte teve que colocar a armadura e os brasões das casas certas em cada um dos cadáveres falsos de pessoas e cavalos.

HBO / Via youtube.com

A diretora de arte Deborah Riley chamou a atenção para o fato de que cada cadáver cenográfico foi vestido de acordo com a casa à qual pertencia antes de serem colocados na pilha. De acordo com Riley, esse nível de detalhe deixou a visão das pilhas "profundamente comovente", apesar de saber que os corpos eram falsos.

Publicidade

6. As pilhas de cadáveres foram inspiradas em relatos de batalhas medievais e até da Guerra Civil Americana.

HBO

David Benioff disse que a cena foi influenciada por relatos de batalhas antigas e também mais modernas nas quais, de acordo com esses relatos, havia cadáveres amontoados em pilhas tão grandes que "se tornaram uma obstrução no campo de batalha".

7. A Batalha de Azincourt foi uma das batalhas que influenciou as táticas e a encenação da Batalha dos Bastardos.

commons.wikimedia.org

Em uma entrevista para a Entertainment Weekly, o diretor Miguel Sapochnik mencionou a Batalha de Azincourt e a Batalha de Canas (entre os romanos e Aníbal) como influências para criar a encenação da batalha. O filme Ran, de Akira Kurosawa também inspirou o grande ataque da cavalaria.

8. Iwan Rheon, que interpreta Ramsay, disse que ele "sempre quis fazer uma cena" com Jon Snow — o papel para o qual ele fez o teste originalmente.

HBO

Rheon fez o teste para interpretar Viserys Targaryen e Jon Snow, mas não pegou nenhum desses papéis. Então parece bem adequado que Ramsay e Jon acabassem se enfrentando, não é mesmo?

10. E a cena na qual Sansa finalmente é vingada? É a cena favorita da Sophie Turner no seriado.

HBO / Via youtube.com

Ela diz que é porque ela adorou como a Sansa conseguiu se impôr diante do homem que a torturou e dizer que ele não irá afetá-la, mas como ela também é gente como a gente, também foi bem gratificante para ela assistir o Ramsay sendo devorado por cães famintos.

Publicidade

11. Apesar das filmagens acontecerem tarde da noite, a cena em que Sansa se afasta triunfante de Ramsay foi filmada "12 ou 13 vezes".

HBO

Isso, de acordo com D.B. Weiss, que disse que o sorrisinho da Sansa foi "a coisa preferida que ela fez no programa" para ele, e eles queriam que ficasse perfeito.

12. Benioff e Weiss brincaram com Rheon que Ramsay acabaria no Trono de Ferro antes de darem a notícia da morte dele.

sky.com

Rheon contou a história ao EW: "Eles brincaram 'não é ótimo que o Ramsay acabe no Trono de Ferro?' Assim que eles disseram isso, eu disse 'ele está morto, não está?'"

13. A parede de escudos não estava originalmente no roteiro, mas foi adicionada para poupar tempo e dinheiro.

HBO

Sapochnik explicou que originalmente o exército da Casa Bolton iria fazer uma manobra de pinça usando cavalos (provavelmente, para o desespero de Tormund). Mas dava para ver muito do campo de batalha atrás dos cavalos, o que significava que mais figurantes e figurinos seriam necessários. Então, em vez disso, a produção optou pela parede de escudos, que bloquearia totalmente a visão do campo.

14. Aquela cena horrível do pisoteamento não estava no roteiro e foi uma alteração de última hora devida a limitações de tempo.

HBO

Originalmente, a produção tinha um final diferente para a batalha, mas com as condições do set (choveu por muitas horas, o que deixou o chão lamacento e pantanoso) eles foram forçados a criar um novo final. O resultado foi a cena em pequena escala e incrivelmente claustrofóbica do Jon Snow lutando para respirar.

15. No total, as filmagens levaram 25 dias e usaram 500 figurantes, 80 cavalos, 65 dublês e quatro equipes de filmagem diferentes.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss