15 detalhes de "Titanic" que são absurdamente fiéis à realidade

O carro-motel era exatamente daquele jeito.

1. Talvez seja difícil de enxergar desse jeito, mas a quarta chaminé não emite tanta fumaça quanto as outras três. Esse é um detalhe fiel à vida real, já que apenas três das quatro chaminés eram conectadas às fornalhas do navio.

Paramount Pictures

2. No fim do filme, quando Jack e Rose se encontram perto do relógio, ele mostra que são 2:20. Na vida real, o Titanic afundou às 2:20 da madrugada.

Paramount Pictures

Publicidade

3. Bem no início do filme, um dos itens que Jack e Fabrizio ganham no jogo de cartas é um canivete. Quando o navio está afundando, Fabrizio usa o mesmo canivete para soltar um bote salva-vidas.

Paramount Pictures

4. Por falar no jogo de pôquer, Jack blefa muito bem ao sacar a carta que lhe dá a vitória — foi um momento tenso. Na realidade, ele já tinha três do mesmo naipe e teria ganho o jogo independentemente disso.

Paramount Pictures

Publicidade

5. Em uma das primeiras cenas, James Cameron recriou esta foto real (à esquerda) de um menino rodando um pião no convés do Titanic.

Public Domain, Paramount Pictures

6. Durante esta cena de partir o coração, em que uma mãe tenta pôr os filhos para dormir enquanto o navio afunda, ela conta a eles sobre Tír na nÓg, que é o paraíso na mitologia celta. Outro nome para ele é "Tír fo Thuinn," que se traduz por "Terra Debaixo da Onda", já que um dos métodos para se chegar lá é indo debaixo d'água.

Paramount Pictures

Publicidade

7. Uma investigação feita em 1912, logo após a tragédia, descobriu que houve 37 segundos entre o momento em que o iceberg foi visto e quando ele fez contato com o navio. No filme, Cameron certificou-se de que a cena entre o avistamento e o impacto durasse precisamente 37 segundos.

Paramount Pictures

Contudo, essa teoria dos 37 segundos tem sido debatida ultimamente.

8. Lembra deste cara? Jack e Rose o encontram no convés enquanto o navio afunda. Ele foi inspirado em um sobrevivente real do Titanic chamado Charles Joughin, que era o padeiro-chefe e um dos tripulantes mais bem-pagos do navio.

Paramount Pictures, Paramount Pictures

Segundo os boatos, ele sobreviveu na água gélida graças à quantidade de álcool que consumiu antes que o navio naufragasse.

Publicidade

9. O homem e a mulher deitados juntos na cama enquanto seu quarto inunda também foram inspirados em pessoas reais: Isidor e Ida Straus, coproprietários da loja de departamentos Macy's.

Paramount Pictures

10. Além disso, este artefato real recuperado dos destroços (à esquerda) se parece misteriosamente com aquela "porta" notória que tem sido debatida tão fervorosamente desde o lançamento do filme.

Via tripadvisor.com, Paramount Pictures

Publicidade

11. Apesar da obsessão de Cameron com detalhes fiéis à vida real, ele errou ao representar o céu no filme originalmente exibido nos cinemas em 1998. Em vez de um céu noturno real, o filme tinha apenas um conjunto aleatório de pontinhos brancos que mal eram visíveis — ele corrigiu isso no relançamento em 2012, após o astrofísico Neil DeGrasse Tyson ter chamado sua atenção quanto a isso.

Paramount Pictures

12. O Renault Type CB Coupe de Ville de 1912 içado para dentro do navio no início é o mesmo no qual Jack e Rose transam depois. E sabe o que mais? Realmente havia um desses a bordo do Titanic, e houve até mesmo várias expedições para tentar localizá-lo no fundo do Oceano Atlântico.

Paramount Pictures

Publicidade

13. A cena em que Thomas Andrews, ao descobrir que o navio que ele projetou está afundando, apoia as duas mãos no manto da lareira e encara o relógio é uma referência a um momento quase idêntico em "Somente Deus por Testemunha" (1958), que também é sobre a tragédia do Titanic.

The Rank Organisation / Paramount Pictures

14. Em um determinado momento, Jack diz a Rose que ele vai levá-la ao píer de Santa Mônica, onde eles vão "andar na roda-gigante até vomitar e depois [...] andarão a cavalo na praia, bem onde as ondas quebram." No fim, quando a câmera filma as fotos antigas da Rose, em uma delas, ela aparece montada em um cavalo com o píer de Santa Mônica ao fundo.

Paramount Pictures

Publicidade

15. E bem no início do filme, quando conhecemos Rose, ela está usando este colar quadradão em formato de coração. Sabíamos que ela esteve o tempo todo com o Coração do Oceano, mas será que ela também o estava usando?

Paramount Pictures

Você decide!

Veja também:

Esta cena deletada de "Titanic" deixaria o filme muito melhor

Ao contrário da Rose, você consegue manter o Jack vivo neste teste de "Titanic"?

Só quem viu "Titanic" 1.000 vezes vai passar neste teste

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Susana Cristalli.

Veja também