go to content

Isso é o que vai curar cientificamente a sua ressaca

E não, surpreendentemente não é só água pura.

publicado

Conversamos recentemente com o Dr. Kevin Strang, um fisiologista do Departamento de Neurociência na Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin–Madison, para perguntar porque fazemos cagadas quando estamos bêbados.

Cheio de generosidade, o Dr. Strang não parou por aí. Ele também nos deu algumas dicas importantes na prevenção e no tratamento da ressaca.

"Já sei como se faz pra ressaca passar", você diz. "Só beber bastante água, né?" ... ERRADO.

Showtime

Não vá com tanta sede ao pote. Uma das coisas que a bebida faz, de acordo com o Dr. Strang, é bloquear um hormônio que permite que os seus rins regulem quanta água você perde quando faz xixi. O Dr. Strang explica que a água pura não vai hidratar você porque ela vai simplesmente passar direto por você. "Se você beber água pura, você vai urinar loucamente a noite toda e de manhã você só vai continuar urinando."

Para reidratar seu corpo da maneira certa e se sentir um ser humano novamente, você precisa de uma mistura de sal, açúcar e água. O coquetel pré ou pós-ressaca do Dr. Strang é essa combinação deliciosa:

Agora, vamos à ciência por trás disso.

NBC

Há duas coisas principais que acontecem após você beber demais e que fazem você se sentir um lixo: a desidratação e o nível baixo de glicose no sangue. O Dr. Strang explica que a desidratação acontece porque o álcool bloqueia a capacidade do seu corpo de absorver água. Em parte, é daí que vem a dor de cabeça.

Quanto à glicose no sangue, o Dr. Strang nos disse que uma das maiores funções do seu fígado é converter a energia armazenada na forma de glicogênio em algo que o seu corpo consiga usar — a glicose. Se o seu fígado estiver ocupado tentando se desintoxicar do álcool, ele não tem a mesma capacidade de fornecer a glicose de que você precisa. De acordo com o Dr. Strang, "daí você acorda com um nível baixo de glicose do sangue, e é isso que deixa as pessoas irritáveis".

Pra fazer o seu corpo parar de odiar você, você precisa de sais, açúcares e vitaminas B também.

Os isotônicos dão a você esses sais e o açúcar.

ESPN

De acordo com o Dr. Strang, você precisa de "uma solução salina com eletrólitos, como sódio ou potássio — e isso você encontra em uma bebida isotônica para atletas." O sal possibilita que seus rins absorvam a água sem o tal hormônio ausente, conforme ele nos explicou. O açúcar, que é abundante na maioria dessas bebidas para atletas, também é importante por causa da incapacidade do seu pobre fígado sobrecarregado de criar glicose sozinho. Os isotônicos para atletas, diz ele, "vêm com carboidatos que vão levantar sua glicose na hora."

Uma sopa também fornece o sal e as vitaminas.

TBS

A mesma enzima que o seu fígado usa para decompor o álcool também ajuda a produzir a glicose de que você precisa, diz o Dr. Strang. Essa enzima vem de uma vitamina do complexo B chamada B3 ou niacina. "Portanto as vitaminas do complexo B irão aumentar a disponibilidade dessa enzima e isso vai ajudar você com o processo de desintoxicação e com a glicose no sangue", explicou o Dr. Strang. As vitaminas do complexo B podem ser encontradas na carne e há bastante delas na canja de galinha. Uma boa alternativa vegetariana seria a sopa de missô.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss