back to top

18 segredos sobre ser um astronauta que a NASA não conta para você

"É como se fossem sete pessoas em um trailer com um penico por duas semanas."

publicado

O BuzzFeed Ciência falou com cinco ex-astronautas sobre o período que passaram no espaço: o canadense Chris Hadfield, os norte-americanos Jerry Linenger, Bob Curbeam e Scott Parazynski, e Soyeon Yi, a primeira coreana a ir para o espaço. Eles nos contaram os segredos sobre alguns dos aspectos menos conhecidos do estilo de vida espacial.

1. Em algum momento, praticamente todo mundo vomita.

CSA / Via youtube.com

Hadfield disse que todos vomitam e isso não é nada demais porque, bem, você vai para o espaço. Ele também é um grande fã dos sacos de vômito da NASA. "[Eles] têm essas excelentes toalhonas integradas ao saco, então quando você termina de vomitar, você pode limpar seu rosto todo, tirar o que está no seu nariz e enfiar tudo dentro do saco.".

Publicidade

2. Os ônibus espaciais costumavam ter um cheiro horrível.

NASA / Via nasa.gov

Hadfield disse que os ônibus espaciais costumavam feder muito. "O banheiro fica bem no meio de tudo. Você tem até sete pessoas e é uma nave pequena. É como se fossem sete pessoas em um trailer com um penico por duas semanas, e ninguém pode sair."

3. Mas a Estação Espacial Internacional cheira bem.

NASA / Via nasa.gov

"Nos cinco meses na estação espacial, eu nunca senti nenhum cheiro de outro ser humano", disse Hadfield. Ele atribui isso ao tamanho reduzido da tripulação e ao sistema de ventilação melhorado.

5. O treinamento na piscina não lhe ensina a mover-se no espaço.

NASA / Via rummet.dk

Mover-se na piscina lhe dá uma ideia de estar mais leve, disse Curbeam, mas com relação a mover-se em gravidade zero, é o total oposto do que você sente no espaço. "É mais fácil começar o movimento e mais difícil parar no espaço do que na água", ele disse.

6. Astronautas veteranos chamam os novatos que estão aprendendo a mover-se no espaço de "elefantes em uma loja de porcelanas."

NASA / Via youtube.com

"Eles pegam impulso a toda velocidade e batem a cabeça, ficam presos nos cabos e coisas desse tipo, sempre são motivo de muita diversão", disse Parazynski.

Publicidade

7. Se você comete um erro, você provavelmente vai sofrer demais com isso.

Dave Einsel / Getty Images

Curbeam disse que os astronautas não deixam passar nenhuma chance para pegar no pé de alguém. Todo mundo está procurando pelas mínimas coisas para curtir com o outro, disse Parazynski.

8. Dois erros clássicos são quebrar o visor de seu capacete durante o treinamento na piscina e emaranhar a sua corda de segurança.

CSA / Via youtube.com

Quando você quebra o visor na piscina de treinamento, "há uma grande cerimônia na nossa reunião de segunda-feira pela manhã para entregar o visor quebrado para a pessoa que o destruiu", disse Parazynski.

9. Os membros da tripulação dos ônibus espaciais às vezes acordam ao som de músicas selecionadas pelas suas famílias.

NASA / Via nasa.gov

Curbeam disse que o controle em terra geralmente utiliza músicas para acordar os astronautas em missão no ônibus espacial e que a música geralmente é selecionada por membros da família. A filha de Curbeam já selecionou uma do Queen, sabendo que ele é um grande fã. Parazynski disse que seu filho escolheu o tema de Star Wars antes do grande passeio espacial em seu último voo. "O nome do meu filho é Luke... e eu sou um Skywalker, então tudo se encaixou", ele disse.

10. Muitos astronautas recebem um "nome de guerra", ou apelido, dado pelos companheiros. O truque é fingir gostar de qualquer coisa que eles lhe deem.

Curbeam disse que deu sorte, ganhou o apelido de Beamer. Parazynski, por outro lado, tornou-se Doogie Howser. "Eu parecia ter 12 anos. Tinha acabado de sair da faculdade de medicina. Odiei o nome e deixei que as pessoas soubessem disso, por isso que ele realmente pegou", disse.

11. Há coisas sob as quais os astronautas não têm nenhum controle e isso pode assustar até o mais durão deles.

NASA / Via en.wikipedia.org

Chris Hadfield disse que uma das coisas mais assustadoras que ele presenciou foi observar uma estrela cadente enquanto estava no espaço. "Se você quer falar sobre puro medo, observar uma estrela cadente do outro lado do céu é uma visão que lhe apequena, porque não é mais algo bonito e brilhante como fogos de artifício no céu." Em vez disso, disse, é algo sob o qual você não tem nenhum controle e que pode lhe matar ou destruir sua nave a qualquer momento.

Publicidade

12. Corridas de revezamento e outras competições acontecem de vez em quando na Estação Espacial.

NASA / Via spaceflight.nasa.gov

Soyeon Yi disse que participou de uma corrida de revezamento com seus companheiros astronautas a bordo da EEI. Eles dividiram-se em dois grupos, disse ela, e todo mundo voava até o fim da estação espacial e voltava antes da próxima pessoa decolar.

13. É muito fácil chegar de fininho e assustar as pessoas no espaço.

NASA / Via spaceflight.nasa.gov

Linenger adorava usar sua leveza para voar escondido para trás dos companheiros e despreocupadamente lhe fazer perguntas. Ele disse que suas vítimas sempre fingiam não estar assustadas, apesar do terror nos seus olhos. "Eu ficava sério e ia até o outro módulo para poder rir do cara que tinha ficado aterrorizado", disse.

14. Seu corpo tem dificuldades para se ajustar à gravidade após o seu retorno.

Bill Ingalls / NASA / Getty Images

Após uma curta missão espacial, disse Hadfield, "você fica um pouco grogue... seus músculos ficam um pouco fracos, mas você está bem."

15. Seu corpo sofre BASTANTE após longos períodos no espaço.

Stephane Corvaja / ESA / Getty Images

Passar seis meses no espaço é algo diferente. Hadfield disse que o exercício constante durante sua missão mais longa o manteve forte, mas que os astronautas não possuem nenhum equilíbrio quando voltam. "Tudo o que você quer fazer após aterrissar é vomitar", disse.

16. Você pode ficar mais alto no espaço e isso dói muito.

AGU / Via blogs.agu.org

Soyeon Yi disse que você fica mais alto no espaço, mas que seu corpo volta ao tamanho normal por causa da gravidade. As duas experiências foram dolorosas para Soyeon, que disse que ganhou uma polegada de altura no espaço em três horas, mas diminiui quando voltou nesse curto espaço de tempo. "Minhas dores nas costas eram gravíssimas" ela conta.

17. A volta à Terra pode ser emocionalmente difícil para muitos astronautas.

Lee Jin-Man / AFP / Getty Images

Hadfield disse que muitos (mas não ele) têm dificuldade em ajustar-se ao "barulho das multidões e à distração de tudo." Soyeon disse ter tido dificuldade em ajustar-se à fama de ser a primeira coreana no espaço quando voltou. Antes de seu primeiro voo, ninguém sabia quem era ela. Após, todos a reconheciam onde quer que fosse.

18. E, por último, pode mudar a forma como você vê o mundo.

NASA/NOAA / Via nasa.gov

Linenger disse que a cor verde não saía de sua cabeça quando voltou à Terra. "A cor verde é tão bonita e relaxante que eu podia simplesmente ficar sentado no meu quintal, observando as árvores e o vento soprando, e isso me deixava plenamente satisfeito."

Viver no "ecossistema" fechado da estação espacial também fez com que ele pensasse sobre a fragilidade de nosso próprio planeta. "Você olha para a Terra, você vê basicamente a mesma coisa — você é um ecossistema fechado", disse. "Essa mudança na perspectiva é provavelmente o maior presente que recebi por estar no espaço. E aconteceu no espaço, em planos elevados e eu ainda carrego isso comigo aqui embaixo."

Os depoimentos destes astronautas foram feitos ao programa Secret Space Escapes, que estreou em 10 de novembro no Science Channel!

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss