back to top

Organizações sem fins lucrativos temem perder alcance com mudanças no feed do Facebook

Mudança no feed de notícias pode afetar arrecadação e conscientização promovida por instituições humanitárias.

publicado
Facebook

As mudanças no feed de notícias do Facebook — que passará a mostrar mais publicações de amigos e familiares e menos de páginas públicas — não vão apenas diminuir o alcance de marcas e empresas de mídia, mas também vão atingir organizações sem fins lucrativos.

Há mais de 1,5 milhão de organizações sem fins lucrativos no Facebook, e muitas delas criaram presença na plataforma por meio de incentivos da própria empresa. Agora, elas estão incertas com as possíveis mudanças no feed de notícias, algo que pode diminuir sua capacidade de chegar a pessoas interessadas em apoiar suas causas.

As organizações sem fins lucrativos alcançam muitos novos adeptos por meio do Facebook. Quando elas publicam, quase metade das pessoas que veem suas atualizações ainda não curtiram suas páginas, de acordo com uma pesquisa da M+R. E algumas usam a plataforma, com 2,07 bilhões de usuários, para arrecadar grandes quantias. A Sociedade Médica Sírio-Americana, por exemplo, arrecadou US$ 1,5 milhão para assistência médica na Síria no ano passado.

Uma redução do alcance no Facebook, então, pode complicar significativamente os esforços dessas organizações.

"Ter uma página no Facebook é muito importante para qualquer organização sem fins lucrativos. É a plataforma onde as pessoas mais nos seguem", disse Hannah Orenstein, gerente digital do Fundo Malala, ao BuzzFeed News. "Certamente uma redução do alcance não facilita nossa missão."

Nenhuma das nove organizações sem fins lucrativos contatadas pelo BuzzFeed News disse ter recebido orientações do Facebook sobre como lidar com as mudanças no feed de notícias.

Procurado, um porta-voz do Facebook admitiu que as mudanças feitas no feed de notícias podem reduzir o alcance, o tempo de exibição de vídeos e o tráfego para páginas sem fins lucrativos, mas enfatizou que a empresa permanece "comprometida com organizações sem fins lucrativos e continua fornecendo ferramentas no Facebook para construir suas comunidades e aumentar a conscientização sobre as missões".

Dada a falta de orientação e informações do Facebook, inúmeras organizações disseram ao BuzzFeed News que estão simplesmente esperando para ver o impacto essas mudanças. "Sem olhar para os dados, é difícil analisar o que essa mudança representa", disse um porta-voz do World Wildlife Fund. Os porta-vozes da Alzheimer's Association e do My Hero Project expressaram opiniões semelhantes.

Para organizações sem fins lucrativos e outras organizações sem grandes orçamentos publicitários, as constantes mudanças no feed podem ser difíceis de gerenciar. "Às vezes pode ser difícil, certamente", disse Isaac Maltzer, especialista sênior em conteúdo digital da agência de propaganda sem fins lucrativos Civilian. "Se houver um recurso que pareça ser bom [demais] para ser verdade, na maioria das vezes você precisa tratá-lo com cuidado."

Dito isso, existem algumas organizações que não parecem preocupadas com as mudanças iminentes. "Como organização, estamos trabalhando para que nosso conteúdo seja mais disseminado por nossos adeptos e menos por nossa página", disse Jesse Boateng, diretora de programa de engajamento do Greenpeace.

Outros, que acham as mudanças menos inesperadas, dizem que estão preparados para se adaptar. "As pessoas na minha função são criativas e sempre descobrimos maneiras de usar os pontos fortes da plataforma para nos ajudar", disse Orenstein, do Fundo Malala. "Usamos o Facebook para o bem. Achávamos que esse é o tipo de conteúdo que eles gostariam de promover na plataforma."

Este post foi traduzido do inglês.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Alex Kantrowitz is a senior technology reporter for BuzzFeed News and is based in San Francisco. He reports on social and communications.

Contact Alex Kantrowitz at alex.kantrowitz@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.