back to top

12 truques para o Spotify que você talvez não conheça

Escute música sem precisar estar conectado à internet ou escolha o que vai tocar dentro do Uber que você chamar.

publicado

1. Salve músicas para ouvir sem precisar estar conectado à internet.

Reprodução / Alexandre Orrico

É só habilitar a opção Disponível offline em qualquer playlist. Mas atenção: a função só aparece dentro das playlists, portanto você precisa salvar a música em alguma lista antes de querer escutá-la offline.

2. Ative a "Sessão privada" se não quiser ser julgado pelos amigos metidos a "polícia da música".

Reprodução / Alexandre Orrico

Essa opção evita que suas atividades sejam publicadas no Facebook ou mesmo no registro do Spotify. Assim ninguém vai saber as músicas que você anda ouvindo, caso você se importe com isso por algum motivo.

3. Pesquise por suas músicas preferidas com uma precisão muito maior.

Reprodução / Alexandre Orrico

A barrinha de busca do Spotify aceita alguns comandos parecidos com o Google. Você pode limitar o período além da banda. Por exemplo, caso você ache que as melhores músicas da Calypso sejam aquelas produzidas entre 2001 e 2005, dá para digitar "artist:calypso year:2001-2005" para encontrar apenas músicas lançadas dentro deste período.

Publicidade

4. Transforme seu Spotify num karaokê!

Reprodução / Alexandre Orrico

Ao lado da barrinha verde de progresso da música, há a opção Letra. Não são todas as músicas que possuem letras, mas você pode ajudar a editá-las e sincronizá-las. Eu dei a minha mãozinha lá em algumas músicas do Rei Reginaldo Rossi.

6. Diminua a bagunça das playlists ao organizá-las em pastas.

Reprodução / Alexandre Orrico

Em Arquivo > Nova pasta de playlists você pode dar uma arrumada nas suas listas, que podem estar uma zona caso você siga e tenha criado muitas delas. Experimente criar listas mais segmentadas e colocá-las em uma pasta mais ampla (por exemplo, minha pasta de brega reúne pagode dos anos 90, tecnobrega, brega dos anos 50, clássicos e por aí vai).

7. Faça uma playlist com a colaboração de amigos.

Clique com o botão direito (ou toque no ícone de três pontinhos se você estiver no celular) em cima do nome de uma playlist para ver a opção Playlist colaborativa. Depois você pode compartilhar com seus seguidores (apenas do Spotify ou do Facebook) ou somente com amigos específicos, caso você esteja preparando uma festa ou só uma lista para ouvir com seus roomates.

8. Use o equalizador para ajudar o som de acordo com o seu gosto (ou seus fones).

Acesse a função em Configurações > Playback > Equalizador. Talvez você queira reforçar as batidas das músicas tocadas caso estiver dando uma festa, ou então equalizar o Spotify para tocar melhor músicas clássicas. Há outras configurações para escolher, como Alto-falantes pequenos e Vocais reforçados.

Publicidade

9. Dê uma olhada no histórico de músicas tocadas caso você tenha esquecido de alguma.

Se você costuma ouvir muitas rádios ou aceita as sugestões do Spotify, pode ser que tenha esquecido de gravar o nome das músicas que você conheceu. Mas dá para checar o que você acabou de ouvir: vá lá na Fila para tocar (representada pelo ícone de listrinhas) e clique na aba Histórico.

10. Clique e arraste músicas para salvá-las em playlists.

Reprodução / Alexandre Orrico

Você não precisa navegar pelos menus para criar e alimentar listas; basta clicar em cima do nome da canção e arrastar para a playlist correspondente.

11. Escolha ouvir músicas com ou sem palavrões.

Reprodução / Alexandre Orrico

O selinho Explicit quer dizer que a música em questão têm linguagem pesada, como palavrões, menções à drogas e/ou xingamentos. Para ter acesso às versões "limpas" (ou censuradas) role até o fim da listagem de canções do álbum que conter a música e clique no botão 1 outra versão.

12. Ouça as músicas do seu Spotify no som do Uber que você chamar.

Reprodução / Alexandre Orrico

Basta conectar-se à sua conta Spotify a partir das configurações dentro do aplicativo do Uber. Quando você solicitar um carro (se este tiver serviço compatível), a barra de música aparecerá embaixo da tela. Durante o trajeto, você poderá controlar a música remotamente, tanto pelo aplicativo Uber quanto pelo Spotify.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss