back to top

Esta foto viralizou e tem sido usada para criticar as Olimpíadas

E não, a foto não é montagem.

publicado

Talvez você tenha visto esta foto, que mostra uma senhora em situação de rua dormindo em frente ao túnel que liga Copacabana a Botafogo, no Rio, circulando pelo Facebook. O túnel está pintado com o tema das Olimpíadas, com o slogan “um mundo novo”.

facebook.com

A imagem de Felipe tem mais de 17 mil compartilhamentos e viralizou também em outras páginas, com a Quebrando o Tabu.

Felipe Barcelos, fotógrafo responsável por registrar a imagem, postou ainda um vídeo da cena para negar as acusações de que a foto seria uma montagem.

Facebook: video.php

Ele é diretor de cena, roteirista e professor no IED Rio, onde ministra o curso Cinema de Bolso, em que ensina a contar histórias com o smartphone.

Algumas pessoas deixaram comentários com críticas sobre as Olimpíadas.

E outras apontaram que a imagem "retrata a infeliz realidade do Brasil".

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, Felipe disse que viu a senhora quando estava voltando da Barra da Tijuca de ônibus. "Avistei a senhora deitada logo ao sair do túnel com a programação visual do #Rio2016. Logo desci para tirar uma foto e falar com ela", disse.

facebook.com

Segundo Felipe, a senhora não quis conversar, "queria apenas dormir". Ele postou a imagem em seu perfil do Instagram por meio da hashtag #BusStopTales, que compila uma série de fotos e pequenos filmes de rua.

Felipe enviou pra gente ainda outras fotos da mesma cena.

Felipe usou ajustes de sombras e cor no Snapseed para editar a imagem original, o que fez com que algumas pessoas desconfiassem de montagem.

Para ele, a foto é "importante para a discussão sobre o suposto legado social sustentável das Olimpíadas".

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.