back to top

13 dicas para evitar que o iPhone detone seu plano de dados

Chega de receber SMS dizendo que você estourou seu 3G/4G.

publicado

1. Desligue a Assistência Wi-Fi.

Toque em Ajustes Celular e desligue a opção Assistência Wi-Fi. Quando ligada, esta função permite que o iPhone decida por usar os dados do celular quando o sinal Wi-Fi estiver fraco, o que significa que você pode estar gastando seu plano mesmo no trabalho ou em casa, onde normalmente há rede sem fio.

2. Permita que o iCloud use apenas Wi-Fi.

Vá em Ajustes > iCloud > Usar Dados Celulares. Se você estiver fazendo backup usando o seu plano de dados, ele não vai durar muito tempo.

4. Experimente ligar o Modo Avião quando não estiver esperando mensagens ou e-mails importantes.

Alexandre Orrico/BuzzFeed Brasil

Deslize o dedo de baixo para cima na tela do iPhone e clique no ícone do aviãozinho. Dá pouco trabalho e você pode deixar ele no modo avião quando estiver indo de casa para o trabalho (ou de uma rede sem fio para outra). Fazer isso ainda economiza bateria.

Publicidade

5. Monitore os aplicativos que estão consumindo muitos dados.

Entre em Ajustes > Celular. Lá você pode ver quais são os aplicativos que mais devoram dados. Toque no botãozinho para impedir que eles usem os dados do telefone para atualizações (eles ainda continuarão usando wi-fi).

7. Impeça que os aplicativos sejam atualizados em segundo plano.

Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Desativar esta opção impede que os apps utilizem dados mesmo quando não estiverem em uso. Você pode desligar a opção para todos de uma vez ou selecionar um por um.

8. Desabilite a reprodução de música em alta qualidade quando não estiver conectado à uma rede sem fio.

Vá em Ajustes > Música e desabilite a opção Alta Qualidade via Celular. Quando ligada, ela consome mais dados. Você pode também desativar o Usar Dados Celulares para escutar música somente quando estiver no Wi-Fi.

Publicidade

9. Desligue completamente o uso de dados do celular.

Alexandre Orrico/BuzzFeed Brasil

Ajustes > Celular > Dados Celulares. Se você desligar esta opção, bloqueará completamente o uso de dados - o telefone usará apenas redes sem fio. Isto servirá para todos os aplicativos, como WhatsApp, Snapchat e Safari.

10. Configure o seu e-mail para que ele não mande alertas automáticos de novas mensagens.

Alexandre Orrico/BuzzFeed Brasil

Em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários toque em Manualmente. Isso vai impedir que o celular vasculhe o seu e-mail de tempos em tempos, automaticamente, para verificar se há novas mensagens. Quando quiser verificar sua caixa, pegue o celular e entre no aplicativo de e-mail.

11. Ative a opção "Economia de dados" se você usa o Chrome como navegador no iPhone.

Abra o aplicativo do Chrome e entre nas configurações do aplicativo. Lá acesse Largura de banda e ative a opção Economia de dados. Quando ligada, esta opção otimiza o uso de dados e compacta informação para que o navegador gaste menos banda.

12. Fique de olho no seu consumo de dados para controlar o seu plano.

Alexandre Orrico / BuzzFeed Brasil

Toque em Ajustes > Celular e procure a aba Uso dos Dados Celulares. Lá tem quantos MB ou GB você já consumiu.

Publicidade