go to content

Diretor de 'Tropa de Elite' conta como confiscou DVD pirata de Gilberto Gil

Em entrevista à Trip, José Padilha que "deu uma de maluco" e tocou a campainha do então ministro da Cultura para pegar a cópia do filme.

publicado

José Padilha, diretor de "Tropa de Elite", detalhou em entrevista à Revista Trip como tocou a campainha de Gilberto Gil, então ministro da Cultura, para confiscar um DVD pirata do filme.

rollingstone.uol.com.br

Essa história surgiu em 2007, junto com uma grande polêmica sobre o vazamento de uma cópia de "Tropa de Elite" quatro meses antes do lançamento. A estimativa é que mais de um milhão de pessoas tenham visto o filme em cópias piratas.

No vídeo, Padilha conta que voltava de NY para o Rio quando recebeu um recado por telefone: "O Gilberto Gil vai ver o Tropa de Elite pirata em uma sessão na casa dele hoje".

Facebook: revistatrip

O diretor disse que ficou indignado, afinal, tratava-se de "uma figura que vive da venda de direitos autorais, né? E que é ministro da Cultura!", disse na entrevista.

"Vou dar uma de maluco. Vou lá e pedir o CD dele. E fiz isso. A gente arrumou uma maneira de passar pela segurança e PUM, tocamo a campainha."

Facebook: revistatrip

"Tocamos a campainha e vieram a Flora e o Gil. O Gil ficou atrás. Eu falei: olha, aqui é o Zé Padilha Flora, tudo bem? Você podia me devolver o CD pirata do meu filme?", conta.

Ele disse que conseguia ouvir o filme passar dentro da casa. O diretor disse ainda que “só sairia de lá depois de receber o DVD pirata”.

Segundo Padilha, apareceu uma empregada doméstica uniformizada e entregou o DVD, depois de interromper a sessão a pedido de Gil. Marcos, um amigo que estava com Padilha, fotografou a empregada. "Tenho o DVD até hoje", diz o cineasta.

Facebook: revistatrip

"Fomos para sacanear", diz Padilha no vídeo. "Ministro da Cultura que vê filme pirata não dá pra aliviar, tem que sacanear. Eu acho uma vergonha", completa.

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com a assessoria de Gilberto Gil, mas ainda não obteve resposta.

Veja aqui a entrevista completa de Padilha para a Trip, na qual o diretor fala ainda de sua mudança para Los Angeles, do filme Robocop e da violência no Brasil:

Facebook: video.php

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss