back to top

15 truques para iPhone que você pode não conhecer

Já que você passa tanto tempo com o telefone, que tal aprender como usá-lo melhor?

publicado

1. Volte para a música anterior ao apertar três vezes o centro do controle de volume dos fones.

produto.mercadolivre.com.br

Você já deve saber que apertar uma vez o volume faz com que a música pause e duas vezes pula para a próxima faixa. Segurar o botão faz com que a música acelere até que você solte o botão.

2. Use o botão de volume dos fones originais da Apple como controle remoto para tirar selfies.

phonearena.com

Com os fones de ouvido plugados no telefone, é só ativar a câmera. Para tirar fotos é só apertar qualquer um dos botões de volume. Para gravar vídeos, aperte o centro dos botões, do mesmo jeito que você faz para pausar uma música.

3. Salve mapas do Google Maps para visualizá-los mesmo quando estiver sem internet.

Pesquise o nome da cidade e dê o zoom na região que você quiser. Toque no canto direito superior da tela e escolha a opção Salvar mapa off-line.

A função é especialmente útil em viagens para o exterior; poucos mapas brasileiros estão disponíveis.

Publicidade

4. Coloque um alarme em poucos segundos usando só a voz.

Reprodução/Alexandre Orrico/BuzzFeed Brasil

Segure o botão Home do iPhone e quando a Siri for ativada, basta dizer: "me acorda daqui a duas horas?" ou "me acorda às 8h30?"

Você pode fazer muitas outras coisas com a Siri, como ligar para contatos, mandar mensagens, pesquisar na internet e descobrir que música está tocando.

5. Ligue o modo Não Perturbe para não ser acordado por mensagens do WhatsApp ou por notificações do Facebook.

Acesse a função em Ajustes > Não Perturbe. Assim seu telefone fica quietinho à noite, porém você ainda pode receber ligações dos seus contatos favoritos. Você tem a opção de deixar que o telefone toque caso alguém insista e ligue mais de uma vez em três minutos, mesmo que não seja um contato favorito.

Você pode ligar e desligar a hora que quiser ou agendar o início e o fim do modo.

6. Pressione a barra de espaço duas vezes para incluir um ponto final e começar outra frase automaticamente.

Reprodução/Alexandre Orrico/BuzzFeed Brasil

Este truque poupa preciosos segundos quando você precisa escrever bastante.

7. Economize tempo ao digitar mensagens com os atalhos do teclado.

Encheu o saco digitar seu e-mail sempre? Ou escreve com frequência "chego em 10 minutos"? Vá em Ajustes > Geral > Teclados > Atalhos. Clique no símbolo de + no topo da tela para criar seus atalhos.

8. Use um atalho para acessar rapidamente as funções de Lanterna, Alarme, Calculadora e Câmera, mesmo com a tela do iPhone bloqueada.

youtube.com

Com a tela bloqueada ou não, deslize o dedo de baixo para cima na base da tela do telefone. Aparecerá um painel com acesso rápido às funções, além do controle de música e outras ferramentas no topo, como Modo Avião, Wi-Fi, Bluetooth, Não Perturbe e Bloqueio da orientação da tela.

Publicidade

9. Ligar o Modo Avião do telefone faz com que ele carregue a bateria duas vezes mais rápido.

Reprodução/Alexandre Orrico/BuzzFeed Brasil

É só tocar no ícone de Ajustes e ativar a primeira opção da lista.

10. Desative alguns dos aplicativos que vêm pré-instalados no iPhone e diminua o "entulho" acumulado no telefone.

Sério, quem usá bússola? Ou o app de finanças? Game Center? Dá para desativar alguns lá em Ajustes > Geral > Restrições. Não dá para tirar todos, mas já é um começo.

11. Dê uma olhada em quem são os "vilões" da bateria para manter seu iPhone mais tempo ligado.

Vá em Ajustes > Geral > Uso > Uso da Bateria. Dá para checar quais aplicativos estão gastando mais bateria nas últimas 24h ou nos últimos 7 dias.

12. Crie ícones com atalho para sites que você usa frequentemente.

É só acessar o site que você quiser, tocar no ícone de Compartilhar (fica no meio do pé da página, é um quadradinho com uma seta apontando para cima) e escolher a opção Tela de Início. Um ícone será criado na tela inicial do iPhone e você não precisará acessar o Safari e entrar na página toda vez que quiser acessar o site.

13. Dê uma balançadinha no iPhone para apagar tudo o que você escreveu.

youtube.com

Não importa se você digitou no e-mail, no aplicativo de notas ou mesmo na barra de busca do telefone: dê uma balançadinha para apagar tudo de uma vez só.

14. Crie padrões únicos de vibração para contatos diferentes.

Nem toda ligação pode fazer telefone vibrar deste jeito. Se você acessar o nome de alguém e depois clicar em Editar, vai ver que lá em baixo você pode escolher um modo de Vibração e do som do Toque.

Além dos diferentes padrões, você pode tocar em Criar Nova Vibração e batucar na tela do seu telefone para criar seu próprio padrão - assim fica fácil saber quem liga mesmo sem tirar o telefone do bolso e mesmo se o iPhone estiver silenciado.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss