back to top

10 nomes de operações que mostram que a Polícia Federal adora trocadilhos

A operação Dark Side prendeu policiais que foram para o "lado negro da força"; já a operação Good Vibes desmantelou uma quadrilha de tráfico de drogas.

publicado

4. Vassourinha

globoesporte.globo.com

Deflagrada em 2002, foi primeira operação da PF a ter um apelido. Foi chamada de operação Vassourinha por investigar um grupo acusado de diversas ações criminosas, como ações policiais paralelas, interceptações telefônicas clandestinas, comercialização ilegal de cigarros e fraudes em licitações públicas.

Publicidade

5. Operação Lava Jato - Fase Pixuleco

Twitter: @philabouzeid

Você deve ter visto muita gente falando sobre o Pixuleco, um dos nomes mais esquisitos usados pela PF para nomear uma fase de operação. Muita gente acha que Pixuleco deve ser um parente do Fuleco, o tatuzinho que foi mascote da Copa do Mundo. Mas o termo era usado por João Vaccari Neto para se referir ao dinheiro de propina. A palavra acabou sendo utilizada pela PF para nomear duas fases da operação Lava Jato: Pixuleco 1 e Pixuleco 2.

7. Cavalo de Fogo

youtube.com

A operação foi deflagrada no ano passado com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. O nome, segundo a própria polícia, é uma "alusão a um veículo carregado com arma de fogo".