back to top

Vídeo que culpa Red Bull por ataque cardíaco é, na verdade, de uma pessoa acidentada

Imagens tiveram mais de 38 milhões de visualizações por causa da informação falsa. O vídeo mostra, na verdade, uma vítima de acidente sendo resgatada. IMAGENS FORTES.

publicado

Um vídeo que mostra uma vítima de acidente sendo resgatada por enfermeiros alcançou 38 milhões de visualizações em uma página que o compartilhou junto com uma informação falsa.

A legenda das imagens, que até agora foram compartilhadas 675 mil vezes, afirma que o inchaço do paciente foi causado após ele beber 20 latas de Red Bull — mas isso é mentira.

O post é de um usuário mexicano do Facebook, mas as imagens foram feitas no Brasil — é possível ouvir os enfermeiros falando português.

A mentira sobre a Red Bull circula na internet desde pelo menos 2015 e ganhou atenção no Brasil porque, na época, foi lançada outra informação falsa sobre a origem do vídeo.

De acordo com essa outra versão, o vídeo mostraria o resgate do cantor sertanejo Cristiano Araújo, morto após um acidente de carro em junho daquele ano.

Mas isso também é mentira.

Reprodução

Vídeos da autópsia do cantor de fato circularam nas redes sociais, e a família dele entrou com ação na Justiça para proibir que as imagens continuassem a ser compartilhadas. Mas as imagens acima NÃO são de Cristiano Araújo.

"Pelo que vi dos outros vídeos quando do ajuizamento da ação, este outro vídeo não tem semelhanças. Só se fosse algo inédito, mas, até pela lesão torácica, não parece", afirmou ao BuzzFeed News o advogado da família, Rafael Maciel.

Procurada, a Red Bull não quis comentar.

Veja também:

Notícia de que Pabllo Vittar vai receber R$ 5 milhões via Lei Rouanet é FALSA

Twitter não faz nada após Frota pregar violência contra venezuelanos no Brasil

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.